Início » Celular » Apple decide criar GPU própria para iPhones (ou: a parte ruim de ter um cliente grande demais)

Apple decide criar GPU própria para iPhones (ou: a parte ruim de ter um cliente grande demais)

Metade da receita da Imagination Technologies, dona da PowerVR, vem da Apple

Paulo HigaPor

Eis um ponto negativo de ter um cliente grande demais: se você perdê-lo, suas receitas vão despencar e sua crise financeira deve piorar. É o que está acontecendo com a Imagination Technologies, que desenvolve os chips gráficos dos iPhones e iPads. A Apple decidiu que vai criar sua própria GPU — o que fez as ações da empresa parceira caírem 70% nesta segunda-feira (3).

Apple A10 é equipado com uma GPU PowerVR GT7600 personalizada

A Imagination é uma empresa britânica mais conhecida por desenvolver as GPUs PowerVR, que estão nos processadores da Apple e, até um tempo atrás, nos chips Intel Atom para smartphones. O problema é que só os pedidos da Apple representam metade de toda a receita da Imagination — e a maior parte desse dinheiro vai desaparecer nos próximos 15 a 24 meses.

Depois de avisar os investidores sobre a perda de seu maior cliente, a Imagination viu a cotação de seus papéis abrirem em baixa de 63%, passando de 268,25 libras no fechamento anterior para apenas 100,00 libras no primeiro minuto do pregão da bolsa de Londres. No ponto mais baixo do dia, o tombo era de 72%.

Para acalmar os acionistas, a Imagination afirmou que, embora a Apple esteja trabalhando “em um projeto independente de GPU”, a empresa de Tim Cook não apresentou evidências de que não vai mais precisar das patentes, informações confidenciais e propriedade intelectual da Imagination para desenvolver seu próprio chip gráfico — portanto, é provável que a britânica continue ganhando com royalties.

A Apple é cliente antiga da Imagination, tendo equipado os iPhones e iPads com GPUs PowerVR desde 2010, e detendo quase 10% das ações da pequena companhia. Em 2016, a Apple admitiu que estava conversando com a Imagination sobre uma possível aquisição, mas as negociações não avançaram.

No ano passado, a Imagination obteve receita de US$ 150 milhões, sendo que US$ 75,8 milhões vieram dos cofres da Apple. Mesmo com esse dinheiro, os britânicos não estavam bem: em março de 2016, a empresa anunciou um plano para demitir 350 funcionários, uma redução de 20% na força de trabalho.

Agora com menos dinheiro, vamos esperar para ver se a Imagination vai conseguir emplacar suas GPUs — as PowerVR, embora apresentem ótimo desempenho, têm pouco espaço no mercado por causa da forte concorrência com a ARM (que desenvolve as GPUs Mali) e a Qualcomm (que tem a Adreno). O chip topo de linha mais recente da MediaTek, o Helio X30, tem uma GPU PowerVR. Quem sabe?

Comentários

Envie uma pergunta