A Microsoft “perdeu” a batalha pelo domínio dos repositórios de código-aberto na internet e decidiu encerrar o CodePlex, criado em 2006.

O serviço já não está aceitando novos projetos. A partir de outubro deste ano, os códigos hospedados na plataforma não poderão mais ser atualizados e, no dia 15 de dezembro, o CodePlex deixará de existir.

De acordo com Brian Harry, vice-presidente corporativo da Microsoft, uma das motivações para o fechamento do CodePlex foi que “o GitHub se tornou a plataforma padrão para compartilhamento de código livre, e a maioria dos projetos migraram para lá”.  Ainda de acordo com Harry, a própria Microsoft migrou seus códigos abertos para o GitHub, e hoje conta mais de 16.000 contribuidores de projetos open-source hospedados na plataforma, o que a tornou a maior companhia privada a utilizar o serviço.

Nos últimos anos, o CodePlex viu grande parte de seus usuários migrarem para outros serviços similares. Menos de 350 projetos receberam atualizações nos últimos 30 dias, segundo Harry. Além disso, a plataforma estava enfrentando vários problemas, como uma “epidemia de spam” ocorrida em 2015, quando spammers tentaram tirar proveito do serviço para aumentar suas atividades ilícitas.

A Microsoft também anunciou que, em parceria com o GitHub, está disponibilizando uma ferramenta para facilitar a migração do conteúdo hospedado no CodePlex para o GitHub. “Nós estamos orgulhosos de colaborar estreitamente com o GitHub para promover o código aberto”, escreveu Harry.

Quem não quiser migrar seus projetos para o GitHub, pode baixar seus dados do CodePlex e hospedá-los em outros serviços de versionamento de código baseado em Git, como o GitLab, o Bitbucket, ou o Visual Studio Team Services, da própria Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Senua #XboxSeriesX

Agora faz sentido hahaha https://www.tecmundo.com.br...

Daniel R. Pinheiro

Ou compre-o.

Trovalds
O VSTS é bem mais antigo que o CodePlex. Remonta ao Visual Studio 6.0, pelo menos (quando tive contato com ele à primeira vez). Não teria lógica usar um nome novo pra um produto antigo.
SR 71 Pássaro Preto

Se não pode derrubar o rival junte-se à ele.
By: Microsoft. Huahua.

Anthony Fernando
Se não pode derrubar o rival junte-se à ele. By: Microsoft. Huahua.
Burnerman_X
Pior que o Google fez exatamente a mesma coisa. Derrubou o Google Code em preferência ao GitHub.
Rafael Trindade
fico triste com essa noticia, pois é sempre bom que haja concorrência. imagina se deixasse de existir Linux pq o Windows é o sistema operacional "padrão" dos PC's?
Diogo

Sim, eu sei, mas eles poderiam ter aproveitado a nomenclatura...

Diogo Nóbrega
Sim, eu sei, mas eles poderiam ter aproveitado a nomenclatura...
Henrique Queirós
realmente, coisa rara
Vitor Mikaelson
tem build server até para apps do iOS e mac.... E claro, Android.
NoobIsrael
O único programa que conheço que usa o CodePlex é o VeraCrypt https://veracrypt.codeplex.com/
diegomelo
O post (no blog do VP da MS) diz que será disponibilizado por tempo indeterminado o arquivo com os dados do projeto do usuário a partir do dia 15/12. Os outros códigos e informações ficarão disponíveis apenas em "modo leitura" em uma versão mais leve dos arquivos do site.
Molinex
Mas não fara muita falta, né?
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Não se esqueça do Ara, que nem chego a "nascer"

Exibir mais comentários