Início » Aplicativos e Software » Microsoft vai fechar CodePlex, alternativa ao GitHub

Microsoft vai fechar CodePlex, alternativa ao GitHub

Diego Melo Por

A Microsoft "perdeu" a batalha pelo domínio dos repositórios de código-aberto na internet e decidiu encerrar o CodePlex, criado em 2006.

O serviço já não está aceitando novos projetos. A partir de outubro deste ano, os códigos hospedados na plataforma não poderão mais ser atualizados e, no dia 15 de dezembro, o CodePlex deixará de existir.

De acordo com Brian Harry, vice-presidente corporativo da Microsoft, uma das motivações para o fechamento do CodePlex foi que "o GitHub se tornou a plataforma padrão para compartilhamento de código livre, e a maioria dos projetos migraram para lá".  Ainda de acordo com Harry, a própria Microsoft migrou seus códigos abertos para o GitHub, e hoje conta mais de 16.000 contribuidores de projetos open-source hospedados na plataforma, o que a tornou a maior companhia privada a utilizar o serviço.

Nos últimos anos, o CodePlex viu grande parte de seus usuários migrarem para outros serviços similares. Menos de 350 projetos receberam atualizações nos últimos 30 dias, segundo Harry. Além disso, a plataforma estava enfrentando vários problemas, como uma "epidemia de spam" ocorrida em 2015, quando spammers tentaram tirar proveito do serviço para aumentar suas atividades ilícitas.

A Microsoft também anunciou que, em parceria com o GitHub, está disponibilizando uma ferramenta para facilitar a migração do conteúdo hospedado no CodePlex para o GitHub. "Nós estamos orgulhosos de colaborar estreitamente com o GitHub para promover o código aberto", escreveu Harry.

Quem não quiser migrar seus projetos para o GitHub, pode baixar seus dados do CodePlex e hospedá-los em outros serviços de versionamento de código baseado em Git, como o GitLab, o Bitbucket, ou o Visual Studio Team Services, da própria Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Senua #XboxSeriesX
Agora faz sentido hahaha https://www.tecmundo.com.br...
Daniel R. Pinheiro
Ou compre-o.
Trovalds
O VSTS é bem mais antigo que o CodePlex. Remonta ao Visual Studio 6.0, pelo menos (quando tive contato com ele à primeira vez). Não teria lógica usar um nome novo pra um produto antigo.
SR 71 Pássaro Preto
Se não pode derrubar o rival junte-se à ele. By: Microsoft. Huahua.
Anthony Fernando
Se não pode derrubar o rival junte-se à ele.
By: Microsoft. Huahua.
Burnerman_X
Pior que o Google fez exatamente a mesma coisa. Derrubou o Google Code em preferência ao GitHub.
Rafael Trindade
fico triste com essa noticia, pois é sempre bom que haja concorrência. imagina se deixasse de existir Linux pq o Windows é o sistema operacional "padrão" dos PC's?
Diogo
Sim, eu sei, mas eles poderiam ter aproveitado a nomenclatura...
Diogo Nóbrega
Sim, eu sei, mas eles poderiam ter aproveitado a nomenclatura...
Henrique Queirós
realmente, coisa rara
Vitor Mikaelson
tem build server até para apps do iOS e mac.... E claro, Android.
NoobIsrael
O único programa que conheço que usa o CodePlex é o VeraCrypt https://veracrypt.codeplex.com/
diegomelo
O post (no blog do VP da MS) diz que será disponibilizado por tempo indeterminado o arquivo com os dados do projeto do usuário a partir do dia 15/12. Os outros códigos e informações ficarão disponíveis apenas em "modo leitura" em uma versão mais leve dos arquivos do site.
Molinex
Mas não fara muita falta, né?
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Não se esqueça do Ara, que nem chego a "nascer"
Jack Silsan
Não se esqueça do Ara, que nem chego a "nascer"
Abraão Caldas
Na realidade creio que hoje você pode usar o Visual Studio Online que tem git integrado e build server para .Net
@Sckillfer
O que ela fez foi descontinuar o serviço gradativamente, antes era preciso que ela mesma saísse de lá.
Sckillfer
O que ela fez foi descontinuar o serviço gradativamente, antes era preciso que ela mesma saísse de lá.
@Sckillfer
"...no dia 15 de dezembro, o CodePlex deixará de existir."isso quer dizer que não estará disponível nem como arquivo? Lá tem alguns projetos que não são atualizados a muito tempo, mas continuam funcionando e necessários, como o SDelete.
Sckillfer
"...no dia 15 de dezembro, o CodePlex deixará de existir."

isso quer dizer que não estará disponível nem como arquivo? Lá tem alguns projetos que não são atualizados a muito tempo, mas continuam funcionando e necessários, como o SDelete.
Valter
Verdade, o Google destruiu o Reader, PicNic, Picasa...
Trovalds
VSTS é diferente, só serve pra hospedar projetos dentro de uma rede local. Não fazia frente ao CodePlex ou qualquer outro sistema de versionamento.
Trovalds
A MS depois do Satya Nadella deixou de lado a "birra" com ter só produto próprio e investiu onde está o dinheiro. Claro, não dispensou seus carros-chefe Windows e Office, mas tá colocando grana pesada no Android, criou uma plataforma de Web Services excelente que oferece hospedagem Linux e por aí vai.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
“Nós estamos orgulhosos de colaborar estreitamente com o GitHub para promover o código aberto”. Quem te viu, quem te vê Microsoft
Jack Silsan
“Nós estamos orgulhosos de colaborar estreitamente com o GitHub para promover o código aberto”. Quem te viu, quem te vê Microsoft
Will
Esse durou 11 anos...
Weller Santibanez
Esse durou 11 anos...
Diogo
"Visual Studio Team Services"....Microsoft sendo Microsoft...Porque eles não juntam as duas coisas e mudam o nome para "CodePlex"? Bem melhor esse nome...
Diogo Nóbrega
"Visual Studio Team Services"....
Microsoft sendo Microsoft...
Porque eles não juntam as duas coisas e mudam o nome para "CodePlex"? Bem melhor esse nome...
Molinex
Lógico que o code-plex não deu certo. Nem a própria MS acredita nele. Já que é a empresa com mais software livre hospedado no github...
Henrique Queirós
Microsoft e google deviam se unir pra disputar quem destrói um serviço mais rapidamente.