Início » Telecom » As melhores e piores operadoras de celular do Brasil, de acordo com a Anatel

As melhores e piores operadoras de celular do Brasil, de acordo com a Anatel

Estudo de percepção de qualidade revela o que 29 mil clientes acham de suas operadoras

Por
28 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Anatel divulgou nesta terça-feira (4) os resultados de uma pesquisa de satisfação, realizada entre agosto e novembro de 2016, para analisar a qualidade das operadoras de celular no segmento pós-pago. O estudo, feito com base em respostas de 29.404 clientes de sete operadoras, apresentou notas mais altas que na edição anterior — mas as empresas ainda precisam melhorar bastante seus serviços.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. As operadoras com mais de 10 mil acessos de pessoas físicas em determinado estado da federação foram avaliadas, o que inclui as quatro grandes (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as empresas com atuação limitada: Algar (MG e SP), Nextel (RJ e SP) e Porto Seguro Conecta (SP).

Satisfação geral

Todas as operadoras, com exceção da Oi, conseguiram aumentar sua nota de satisfação geral entre 2015 e 2016. Os maiores avanços foram sentidos na Nextel (6,57 para 7,02) e TIM (6,44 para 6,81). A melhor no ranking geral foi a Porto Seguro Conecta, que atua nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, influenciada pelas notas maiores recebidas em atendimento e cobrança.

  1. Porto Seguro: 8,12
  2. Vivo: 7,03
  3. Nextel: 7,02
  4. Claro: 6,93
  5. Algar: 6,91
  6. TIM: 6,81
  7. Oi: 6,24

Funcionamento

No quesito funcionamento, que leva em consideração a qualidade e disponibilidade dos serviços de voz e dados, todas melhoraram. Quem se deu melhor em relação a 2015, novamente, foi a Nextel (6,59 para 7,41), que passou a ocupar a segunda posição no ranking.

  1. Porto Seguro: 7,76
  2. Nextel: 7,41
  3. Vivo: 7,15
  4. Claro: 6,80
  5. Algar: 6,66
  6. TIM: 6,52
  7. Oi: 6,23

O serviço de voz é relativamente bem avaliado pelos consumidores, alcançando notas entre 6,6 e 7,9, mas a rede móvel ainda decepciona boa parte deles, seja em disponibilidade ou velocidade. Na Oi, que obteve as piores notas em internet móvel, 50% dos assinantes dão nota 5 ou menos para a velocidade de navegação no 3G e 4G da operadora.

Disponibilidade de conexão

  1. Porto Seguro: 7,65
  2. Nextel: 7,17
  3. Vivo: 6,72
  4. Algar: 6,35
  5. Claro: 6,08
  6. TIM: 6,02
  7. Oi: 5,47

Capacidade de manter a conexão sem quedas

  1. Porto Seguro: 7,67
  2. Nextel: 7,28
  3. Vivo: 6,67
  4. Algar: 6,24
  5. Claro: 6,11
  6. TIM: 5,92
  7. Oi: 5,45

Velocidade de navegação

  1. Porto Seguro: 7,82
  2. Nextel: 7,22
  3. Vivo: 6,56
  4. Algar: 6,20
  5. Claro: 6,13
  6. TIM: 5,98
  7. Oi: 5,40

Atendimento

A Anatel também pesquisou como são avaliados os serviços de atendimento ao consumidor. Isso envolve o tempo de espera para falar com um atendente em uma ligação telefônica, a capacidade da empresa em resolver problemas, a necessidade de ter que repetir a demanda e a eficiência da operadora na hora de cancelar um plano ou serviço.

  1. Porto Seguro: 8,66
  2. Algar: 7,88
  3. Claro: 6,98
  4. Vivo: 6,89
  5. TIM: 6,75
  6. Nextel: 6,74
  7. Oi: 6,14

Algumas considerações

É bom lembrar que a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos: a Anatel simplesmente pergunta aos consumidores como eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas mais subjetivas. É como se você pedisse uma opinião a um amigo que é cliente de outra operadora.

Isso explica, por exemplo, as notas altas da Porto Seguro Conecta em disponibilidade e velocidade de conexão, algo que faz pouco sentido quando lembramos que a operadora virtual utiliza a infraestrutura da TIM — que foi penúltima colocada nesses quesitos. Fatores externos, como o atendimento, o marketing e até mesmo o perfil dos assinantes, podem influenciar nos resultados.

Além disso, no caso das quatro grandes operadoras, há diferenças no quesito funcionamento de acordo com a região pesquisada. A Vivo, por exemplo, chega a ter notas acima de 8 em estados do Nordeste (8,13 em Pernambuco e 8,10 na Paraíba), mas é mal avaliada em São Paulo (6,91) e na região Norte, chegando a 6,22 no Amapá e 6,53 no Amazonas — é a pior das quatro empresas nesses dois estados.

A TIM vai bem nos estados de Rio de Janeiro (7,05) e Espírito Santo (7,44), onde a operadora tem poucos clientes, o que normalmente resulta em uma rede que sofre menos com congestionamentos. A Claro, assim como a Vivo, também possui notas melhores na região Nordeste (acima de 7), enquanto a Oi é ruim em todos os estados.

O estudo completo da Anatel está disponível neste link (PDF), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e faixa etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua operadora?

  • ochateador

    Fazer a pesquisa só na zona urbana é fácil de garantir notas altas.
    Quero ver como que ficam as notas se fizessem a mesma pesquisa somente em zona rural.

    • Wellington Gabriel de Borba

      Como é que é, menino?

      • ochateador

        Venha no meu bairro então.
        A menos pior é a vivo, que funciona por 5 minutos e fica 2h sem sinal.

        • Jefferson Rodrigues

          Denuncie a Anatel. Faça isso até a operadora fazer uma manutenção na rede do seu bairro.

          • Phill Lion

            Apoiado… Vc entra em contato com a Anatel e funciona que é uma beleza… instale e faça sua reclamação pelo celular, com o protocolo da sua operadora na mão… entendendo que somos inteligentes e sabemos quando podemos ou não fazer uma reclamação legítima

        • Negra Idosa Pobre Gorda Gay At

          daí vai ser quase que sorte, zona rural depende muito de geografia, cada área terá a sua operadora de melhor funcionamento.

        • CtbaBr

          Agora que o satélite brasileiro enfim seria lançado… A Guina Francesa esta enfrentando uma greve geral… Mas um dia vai…

    • gicapp

      Aqui se falta energia e os wifis “morrem”, nenhuma operadora passa a prestar, todas ficam uma carroça.

    • Yago G. Oliveira

      Olha, eu te garanto que no interior o sinal é a qualidade é bem superior que nas capitais. Ao menos aqui no litoral do Piauí. Geografia boa, nenhum prédio (alguns dos maiores problemas das operadoras). A única coisa que eu percebia era a saturação antes do 4G. Agora a velocidade é boa e constante.

  • Henrique Queirós

    A vivo aqui no nordeste (e principalmente interior) tem uma conexão de velocidade invejável. Porém, a TIM derrubou a vivo em todos os aspectos a meu ver, onde moro.
    Sobre Atendimento, Como a claro conseguiu essa nota? Aquele povo não sabe resolver nada

    • CtbaBr

      Verdade, é espantoso ver a Claro com esse “desempenho”, tem só uma coisa em que eles são bons… Perturbar os clientes com “ofertas”!

  • Veritas

    É tudo a mesma porcaria… só troca o nome.

    • Nada disso. Se todos fossem a mesma porcaria, todos deveriam se chamar Claro.

      • CtbaBr

        KKKKKKK… Verdade, já foi melhor ha alguns anos atras, depois que se juntou a Net caiu muito!

  • Vivo na Paraiba é algo que NINGUEM tem.

    • Jefferson Rodrigues

      Alagoas também.

    • Zavar Odracir

      RN também.

    • Marcos Vinicius Fraga

      Sergipe 90% ou mais é Vivo, eles têm torres até nos povoados distantes das cidades, onde nenhuma outra operadora chega nem perto de pegar.

    • Yago G. Oliveira

      Interior do Piauí a vivo chegou em peso. Interessante ela ficar neste ponto, conseguiram abocanhar boa parte dos clientes assim.

  • David Diniz

    Essa pesquisa foi comprada né?

    • Negra Idosa Pobre Gorda Gay At

      Qual te parece ser a ordem correta?

      • David Diniz

        Nenhuma… Já usei todas as operadoras móveis e nenhuma presta.

        • Vinícius

          Depende da localidade. Aqui na minha cidade todas funcionam bem.

        • CtbaBr

          Concordo… Se juntar todas, da metade de uma boa!

  • Aqui temos o exemplo claro do preconceito que os usuários têm com a TIM pelo seu passado quando a rede ficava congestionada. Como mencionado no texto, Porto Seguro Conecta e TIM são a mesma infraestrutura e as notas para o “mesmo” serviço são super diferentes.

    • Negra Idosa Pobre Gorda Gay At

      exato, eu tenho TIM desde 2004, eu já quase mudei de operadora algumas vezes, e de um tempo pra cá melhorou muito, inclusive eu continuo usando o 4G perfeitamente em lugares que meus amigos não conseguem com Vivo e Claro. Oi eu não sei pq nenhum amigo meu tem essa porcaria akkakakaka

    • Basquens

      Eu tinha Tim e mudei para a Claro por causa de desconto para a compra de celular.

      Assim que terminar a carência eu saio da claro e volto para a Tim. Dentro do metrô em SP a Claro funciona melhor que a Tim, mas no geral eu preferia muito mais a Tim.

      • André G

        Também senti o mesmo no metrô, mas comigo foi ao mudar para a Vivo. Mas fora do metrô prefiro a Tim.

    • Marsupial radical

      Pensei a mesma coisa. Por aqui a TIM melhorou dezenas de vezes, está ofertando a melhor cobertura e os melhores planos, e muitos conhecidos meus não querem aceitar esse fato, por puro preconceito.

      • Mês passado, eu comprei um chip pré pago da Tim para testar o sinal e a decepção continuou (mesmo após 3 anos sem usar a operadora), o atendimento ainda é pobre (até mesmo para verificar os valores dos planos) e a qualidade das ligações e conexão de dados continua instável e sem qualidade. A Tim não se importa com os consumidores (mesma coisa da Oi) e o preço ainda é a única coisa boa da operadora (que mesmo assim não vale a pena).

        • Henrique Queirós

          A verdade é que varia muito de região pra região. a dois anos, a Tim aqui em Feira, na Bahia, era péssima e a Vivo me atendia bem. Hoje em dia a vivo é péssima e a Tim da 4g em todo canto

        • Jefferson Rodrigues

          Você olhou no mapa se a sua região é coberta totalmente?

          • Estava sim! (sempre esteve)

          • Jefferson Rodrigues

            Basta você denunciar isso a Anatel. Foi assim que a Tim melhorou o sinal na minha região.

      • Jefferson Rodrigues

        Concordo! A Tim mudou muito desde aquela que foi proibida a vender Chips. Ela é muita boa na minha região. Foi rápida para cobrir o meu bairro com o 4G.

      • CtbaBr

        Eu não ousaria dizer que alguma dessas operadoras seja boa!
        Mas eu uso pré da Claro e da Tim, e entre essas duas a Tim é a melhor!
        A franquia (dia) da Claro mal dá para uma chamada de Uber, alem de ser mais lenta, com a Tim eu faço umas 3 chamadas de Uber e ainda consigo navegar um pouco!

      • Lincoln Marcelo Fiori

        Eu uso TIM em São Paulo. Me desloco por várias regiões. Tenho Vivo e TIM. É comum a TIM não funcionar dentro de shoppings e em certas regiões em São Paulo e no ABC por onde circulo. Sem dúvida a TIM precisa ainda melhorar muito se comparada com a Vivo. Sobre as outras operadoras não tenho experiência de uso.

      • Geek_Musical

        Será que a Tim voltou a bloquear tethering? Ontem ao tentar fazer tethering a internet sempre parava de funcionar, há alguns meses eu usava e funcionava normal.

      • juliano MT

        tim e um lixo, to saindo hoje dessa operadora, muda sem solicitar de plano e cobra 18 reais em uma ligacao de tim pra tim

        • Marsupial radical

          Cobrar por ligações dentro da mesma operadora? Não ouço isso faz anos. Talvez teu plano seja antigo demais, e tu nunca te deu conta de ir atrás trocar ou reclamar melhorias.

          Inclusive a Tim lançou á há um tempo planos com ligação ilimitada pra Qualquer operadora. Foi postado aqui mesmo:
          https://tecnoblog.net/216018/tim-black-pos-ligacoes-ilimitadas/

          Dá uma olhada aí. Não adianta reclamar sem correr atrás pra tentar resolver!

    • joaofla123

      Ja usei TIM há muito tempo atrás e realmente era ruim. Já que utilizam a mesma rede achei que estavam superestimando a Porto Seguro, mas espero que você esteja certo e que realmente a TIM que tenha melhorado mesmo.

    • Thiago Cavalcanti

      Moro em João Pessoa PB e depois dos planos que contemplam ligações para todas as operadoras, o ocorreu um fato interessante, hoje eu tenho Tim, minha esposa Oi e minha filha Claro, todos convivendo em perfeita harmonia. Porém das 3 operadoras, a melhor é a Tim. Para voz Tim e Claro estão excelentes, já a Oi fica a desejar. No tocante a Dados (Internet), a Tim da uma show de conexão. Não tenho 4G, meu chip só é 3G HSPA+ e todos os testes de velocidade que faço não dá menos de 10Mb. Tenho 20GB de Franquia e vejo YouTube e Netflix sossegado sem problema. Já na Claro de minha filha, os testes de velocidade não passam de 5Mb e no Oi de minha esposa, no máximo 1.5Mb. Dessa forma, não tenho o que reclamar da Tim.

    • Vinícius

      Aqui em Niterói, a TIM funciona muito bem. Já deve ter uns 7 anos que tô com a TIM.

    • Marcelo Monteiro

      Bela observação meu caro!
      Eu era da Porto e migrei para a TIM.

    • Anakin

      Varia bastante de Estado, aqui no ES eu migrei da Vivo para TIM e notei queda de qualidade sim, ainda estou com a TIM porque não é algo que me tira do sério, mas as vezes incomoda, mesmo o 4G as vezes se torna lento, coisa que na Vivo não acontecia mesmo com o 3G, e as vezes os dados simplesmente param, tenho que reiniciar o aparelho, coisa que na Vivo nunca ocorreu. Não vai me matar, mas são pequenas coisas que noto sim que a TIM no Espírito Santo não é lá essas coisas ainda.
      P.S. Continuo com a TIM porque por incrível que pareça, o atendimento é melhor, a Vivo me ligava toda semana me importunando.

      • LucasDG

        Também sou do ES! Eu comecei com a Vivo, fui pra TIM, depois fui pra Oi e agora estou voltando pra TIM.
        A vantagem da Vivo é a cobertura (3G em todo o estado e maior cobertura 4G), mas a cobertura da TIM também é muito boa (segundo os dados seria a 2a no estado em 2G, 3G e 4G).
        Tô voltando pra TIM porque a Oi é uma bosta! Fui pra Oi pela promoção Oi Livre que é muito boa mas o sinal é muito ruim! Pega mal pra caramba, a qualidade do sinal é péssima, o 3G cai toda hora e demora muito começar um ligação. Também o 3G chega somente a 3 máximo 4 Mb! Com a TIM já cheguei a 14 Mb no 3G!!
        Não volto pra Vivo porque é careira demais o atendimento na loja e pelo telefone são uma porcaria! A TIM tem os melhores planos Pré e como empresa é a que mais inova e investe, e como você disse o atendimento é bem melhor!

        • Anakin

          sim, eu estou dando esse voto de confiança até porque mês que vem me mudo pra um bairro digamos melhor que o meu e lá eu tenho certeza que pega 4G, aqui no meu atual pega as vezes.
          E as lojas da Vivo é pedir pra morrer, desejo a ninguem hahahaha espero que a TIM sempre se renove mesmo, em questão de iniciativa a coisas novas a TIM sai na frente.

    • Francisco Costa

      A Tim é infinita vezes melhor que a claro e a vivo. Qualidade e preço, nove meses sem dor de cabeça ou ter que ficar ligando na operadora.

    • Rogerio de Carvalho

      liga para a porto e liga para a tim para resolver qualquer questão, e aí você verá que a porto trata o cliente como “cliente”!

      • Meu comentário refere-se ao serviço e não ao SAC, o SAC da TIM peca muito.

  • Heitor89

    …”enquanto a Oi é ruim em todos os estados.” kkkkkk, eu ri muito nessa parte.

  • Luciano Rocha

    Essa pesquisa só faz sentido se a pontuação for de 0 a 100.

  • Jefferson Rodrigues

    Tenho oi e Tim. Não tenho nada a reclamar. Sou de Maceió Alagoas.

  • John Smith

    Vou ser sincero: TIM não me dá nenhum tipo de problema. O serviço me atende bem e não tenho amolação.
    Já a Vivo e Claro: ódio mortal. Empurram serviços com renovação automática que são facilmente colocados na sua linha utilizando umas mensagens ‘interativas’ (desconheço o termo técnico) que aparecem como popup no seu celular… apertou a opção errada, já era. Tremendo absurdo.
    A Claro, além disso, considero como campeã nacional do SPAM. Pode abrir solicitação, mandar pra Anatel, presidente, Papa, não tão nem aí pra você. Cessa por um breve tempo depois da reclamação e depois retorna. E é por SMS, chamadas… um desrespeito incrível ao consumidor.

    • Bruno ✔

      Sai da Oi justamente por causa desta mensagens interativas, uma vez apertei OK sem querer e meus créditos foram pelo ralo.
      Agora estou de boas na Tim.

  • Alan Carlos Andrade Rodrigues

    Eu uso a Porto Seguro Conecta, custa caro mais 0 de reclamação em qualquer tipo de relacionamento.

  • Valerio de Vito

    aqui no Paraná ddd 43, eu tenho VIVO e meu parceiro TIM, ele já deixo meu acesso pessoal liberado pra ele rotear o 3G do meu vivo, pq 4G da TIM aqui nem em sonho, 3G entao pior ainda.

    • André G

      Aqui em São Paulo e Rio parece que a Tim é a melhor, no interior de São Paulo também, mas em outros estados a Tim realmente é muito ruim. Meus pais moram no interior do MS e por lá a Vivo domina com folga, todo mundo usa Vivo pois ela tem a maior cobertura e um 3G decente.

    • Ed

      Olá vizinho da região de Londrina 🙂

      Aqui em Maringá eu testei recentemente a Tim por um mês, depois de anos usando Vivo. O chip Tim até se conecta à rede 4g com frequência por aqui, mas mesmo assim as coisas não carregam na maior parte do tempo. E no 3g não carrega nada nunca, pode esquecer. A Vivo não tem velocidade espetacular, mas é claramente a mais confiável por aqui em termos de cobertura.

  • cheles ferreira vinholes

    a oi nao e muito boa nao cai muito nao tem firmeza no cinal eu uso a oi porque e a unica que ainda da pra falar a vivo a claro a tim onde eu moro nao pega nada e queremos telafone aqui de linha ou rural o mais breve pocivel obrigada

  • Adail Rodrigues

    Assinei a tim e a oi e, me arrependi com as duas. Não conseguia sinal nos locais distantes onde costumava estar, enquanto meus amigos com a vivo não tinham problemas. Mudei e estou satisfeito.

  • Zavar Odracir

    Em viagem de carro pude comparar o meu TIM com o CLARO de um colega e o VIVO de outro.Em todo o percurso pelo RS só quem teve 4G o tempo todo fui eu.

    • Luca Neto

      Atim no RS mal tem cobertura 3G fora de POA quem dirá 4G,experiência própria,Vivo e Claro massacram no RS com folga enorme sobre a Tim,destaque pra ampla cobertura quase de 100% 3G da Vivo em todo lugar…

      • Zavar Odracir

        O percurso foi o seguinte:RS20, RS118,BR116,BR386 até Lageado e Santa Clara
        Como precisávamos falar com o cliente que estava no interior do município tivemos a oportunidade de comparar. Parece que a TIM por não existir no 3G, avança mais rápido no 4G.

      • Marcio Silva

        A TIM realmente não dá mais. Quando terminou seu callcenter em Curitiba o atendimento despencou.

  • Sergio Emidio

    Tenho um plano da TIM e não tenho o que reclamar. No entanto já coloquei a Oi na justiça duas vezes e irei colocar de novo, pois não está cumprindo com o combinado, em relação a velox. Olha, a operadora Oi está triste, difícil mesmo de aturar!

  • gicapp

    Porto Seguro atende bem em qualquer segmento em que eles atuam, não é surpresa.

    Eu ainda tenho birra com a TIM, por n razões do passado, fui cliente desde o início, quando nem nas capitais pegava direito em todos os lugares, paguei R$ 49,90 por 1 Mbit de internet flat deles por um bom tempo (e funcionava muito bem, até liberarem pra pré-pago, daí virou um lixo).

    Minha operadora principal agora é a Vivo, pós, (que costuma funcionar bem até no subterrâneo, mas hoje mesmo passei raiva, mesmo com sinal 4G em lugar aberto e bem movimentado), mas mantenho a TIM (controle) por questões de logística, apenas pra voz, nada de queixas, não tenho experiência de como está com dados na minha cidade, mas escuto falar bem.

  • Eduardo Santos de Oliveira

    Eu uso oi a muitos anos, não tenho problema nenhum, meu celular nunca fica fora de área, minha internet sempre funciona e agora funciona 4G, minha internet na empresa é oi e é melhor que todas as outras que eu já testei, inclusive aqui eu só vejo todo mundo reclamar da vivo, inclusive sobre descontos indevidos nos créditos.
    Agora com relação ao atendimento por telefone, tem que melhor muito, mas não só a oi todas., é um atendimento muito ruim.
    Essa pesquisa é meio tendenciosa, como que eu posso comparar uma empresa que atua em dois estados com empresas que atuam no pais todo.

  • Yago G. Oliveira

    Caramba, esses clientes da Oi estavam num serviço ótimo viu…
    Eu tenho sorte, aqui funciona bem e na questão de voz, se sobressae.

    • Vitor Hugo

      Eu também não tenho problemas com a Oi há anos, tanto em voz quanto em dados móveis.

  • Mago Erudito®

    A pior de todas segue sendo a Anatel que não fiscaliza nada e ainda defende as amigas.

  • André G

    Mudei para a Vivo recentemente e me arrependi, na Tim a rede não ficava congestionada como na Vivo. É bem comum eu ter sinal mas a internet está lenta ou nem conecta, com a Tim era mais difícil eu ter esse tipo de problema, as vezes até desativo o 4G e limito no 3G para poder navegar melhor.
    Única vantagem que senti com relação a Vivo foi que ela tem uma cobertura bem ampla dentro do metrô, enquanto a Tim só tinha nas principais estações.
    No interior do MS (Chapadão do Sul) é totalmente diferente, lá a Vivo domina com folga, meus pais ainda moram por lá, nenhuma operadora é realmente boa, mas a Vivo é a melhor entre todas.

  • Fernanda Calegari

    e tudo e mesma bosta

  • Ramon Gonzalez

    OFF-TOPIC: Parem de usar essa imagem da torre de celular ao por do sol, pelo amor de Deus!! hahaha!! Passou da hora de trocar.

  • Leandro Gonçalves

    Meu chip de dados é da Vivo aqui no Ceará,capital.Acho a relação custo x beneficio boa. Mas a qualidade vem caindo a cada dia,sobretudo após a fusão com a GVT .

  • KARALBPIN

    Eu moro em SJCampos, uso a Vivo desde 2005, e acho que de maneira geral a empresa presta um bom serviço por aqui.

  • Orion Beta

    Com toda ruindade, prefiro a Tim…De vez em quando a Vivo me liga oferecendo miseráveis 2gb para um mês todo por absurdos quase 60 reais… Segundo ela “Oque não usar acumula para o mês seguinte”, mas como vai sobrar? Se não dá nem pra uma semana de uso normal de dados…É como ter um lanchinho para comer nas 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar)…kkkkkkk

  • Paulo Gomes Gomes

    Oi aqui na Bahia e um lixo. Tou a 3 meses sem Internet má minha casa, e ela continua mando os boletos acima do valor Para mim paga.

    • Yago G. Oliveira

      Anatel, e você não pode pagar pelo que não está usando.

  • André Luis Sccp

    Interessante na matéria e que parece que no Brasil tem um monte de operadora bem comico, consumidor fica refem desse cartel das operadoras brasileiras

  • Hjtunfgb

    PARABENS AOS INTELIGENTES QUE DEIXARAM A OPERADORA QUE DEU A IDEIA DE LIMITAR A INTERNET EM SEGUNDO LUGAR

    • Yago G. Oliveira

      Bem lembrado.

  • Paulo Eduardo Nunes de Sousa

    Caramba, a Porto Seguro, minha operadora, está em 1º! Isso muda pouco em minha vida, mas me surpreende, pois ela não tem nem 10% do mkt e dos clientes das outras.

  • Caio Augusto Marchitiello Baua

    A TIM para mim é o melhor custo X benefício atualmente. Se for os planos Beta então, não tem comparação, as melhores franquias do mercado.

  • Josiel Hen

    Se você esta na vivo, continue na vivo, se pensa em migrar para ela, repense.

  • Jaca Paladium

    Pelo que eu sei…uma operadora em cidade/estado X pode ter uma qualidade bem diferente quando está operando na cidade/estado Y…então esse relatório está no mínimo incompleto. Deveriam agrupar por região.

  • Anderson Niterói

    Cobertura, qualidade do sinal, bom desempenho dá rede nas tecnologias 4G, 3G e 2G vai depender de onde você mora.
    Moro no centro da cidade e não tenho o que reclamar de nenhuma das operadoras aqui dá minha cidade. Agora se eu for para o interior do estado, aí a coisa começa a mudar. Em cobertura a VIVO é a melhor, pois herdou a infraestrutura da antiga telefônica, já em velocidade e tempo de disponibilidade, na minha opinião é tudo igual.
    Lembrando que OI, TIM e VIVO compartilham infraestrutura das torres 4G em algumas cidades.

  • Meninão Bobo

    Pesquisa comprada, os planos dá TIM são muito superiores

  • Alexandre Marx

    Moro em Bauru 400 mil habitantes, a TIM é a pior de todas, foi a segunda operadora a disponibilizar a tecnologia 4G mas não funciona fiquei com um chip dá TIM por 1 mês e a velocidade sempre era pior que 3G, melhor 4G aqui é dá Claro.

  • Bruno Barros Do Nascimento

    A TIM é a melhor operadora do mercado uso ela mais de 10 anos nunca tive problemas e agora ela revolucionou o mercado de telefonia móvel mais uma vez extinguindo a tarifa diferenciada para outras operadoras como também tem os preços mais acessíveis do mercado que cabe no bolso do consumidor. Diferente da MORTA!

  • Dario Pimentel

    RESUMINDO: Brasileiro paga a maior tarifa de telefonia do mundo e tem o pior serviço do mundo. Okey! Valeu!

  • Lucia Porto

    Tenho a Porto Conecta já alguns anos foi a melhor escolha em telefonia móvel . Melhor atendimento, sem contar com a redução de conta entre outros.

  • Peri Nascimento

    Enquanto tiver franquia, é merda

  • Ed Freitas

    Na minha opinião esta pesquisa só indica quem é a menos pior…agora mesmo meu TIM está sem sinal.

  • Marcio Silva

    Atendimento da TIM continua péssimo.

  • J. Craig

    A Oi faz jus à pior da lista.Já cancelei o Velox (vc contrata 10 megas e eles te entregam 1,2.Agora vou cancelar o móvel (outra porcaria)e tentar a Vivo.A Oi já era.

  • Evandro

    Eu acabei com um casamento de 23 anos com a VIVO que apenas ficava pela qualidade do sinal.
    Em marco de 2017 contratei um plano que nao foi honrado pela VIVO que alegou falha do atendente ..Em julho agora quando descobri fraude na cobranca da conta decidi trocar a qualidade do sinal pela excelencia do atendimento da Porto Seguro. Conecta . Tenho um dossie com mais de 30 reclamacoes na Anatel contra a VIVO e entrarei na Justica contra essa operadora inescrupulosa … Prefiro ter meu sinal nao muito bom mas ja saber quanto pagarei e ser atendido com dignidade ..Minha saude agradece.