Início » Telecomunicações » As melhores e piores operadoras de celular do Brasil, de acordo com a Anatel

As melhores e piores operadoras de celular do Brasil, de acordo com a Anatel

Estudo de percepção de qualidade revela o que 29 mil clientes acham de suas operadoras

Paulo Higa Por

A Anatel divulgou nesta terça-feira (4) os resultados de uma pesquisa de satisfação, realizada entre agosto e novembro de 2016, para analisar a qualidade das operadoras de celular no segmento pós-pago. O estudo, feito com base em respostas de 29.404 clientes de sete operadoras, apresentou notas mais altas que na edição anterior — mas as empresas ainda precisam melhorar bastante seus serviços.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. As operadoras com mais de 10 mil acessos de pessoas físicas em determinado estado da federação foram avaliadas, o que inclui as quatro grandes (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as empresas com atuação limitada: Algar (MG e SP), Nextel (RJ e SP) e Porto Seguro Conecta (SP).

Satisfação geral

Todas as operadoras, com exceção da Oi, conseguiram aumentar sua nota de satisfação geral entre 2015 e 2016. Os maiores avanços foram sentidos na Nextel (6,57 para 7,02) e TIM (6,44 para 6,81). A melhor no ranking geral foi a Porto Seguro Conecta, que atua nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, influenciada pelas notas maiores recebidas em atendimento e cobrança.

  1. Porto Seguro: 8,12
  2. Vivo: 7,03
  3. Nextel: 7,02
  4. Claro: 6,93
  5. Algar: 6,91
  6. TIM: 6,81
  7. Oi: 6,24

Funcionamento

No quesito funcionamento, que leva em consideração a qualidade e disponibilidade dos serviços de voz e dados, todas melhoraram. Quem se deu melhor em relação a 2015, novamente, foi a Nextel (6,59 para 7,41), que passou a ocupar a segunda posição no ranking.

  1. Porto Seguro: 7,76
  2. Nextel: 7,41
  3. Vivo: 7,15
  4. Claro: 6,80
  5. Algar: 6,66
  6. TIM: 6,52
  7. Oi: 6,23

O serviço de voz é relativamente bem avaliado pelos consumidores, alcançando notas entre 6,6 e 7,9, mas a rede móvel ainda decepciona boa parte deles, seja em disponibilidade ou velocidade. Na Oi, que obteve as piores notas em internet móvel, 50% dos assinantes dão nota 5 ou menos para a velocidade de navegação no 3G e 4G da operadora.

Disponibilidade de conexão

  1. Porto Seguro: 7,65
  2. Nextel: 7,17
  3. Vivo: 6,72
  4. Algar: 6,35
  5. Claro: 6,08
  6. TIM: 6,02
  7. Oi: 5,47

Capacidade de manter a conexão sem quedas

  1. Porto Seguro: 7,67
  2. Nextel: 7,28
  3. Vivo: 6,67
  4. Algar: 6,24
  5. Claro: 6,11
  6. TIM: 5,92
  7. Oi: 5,45

Velocidade de navegação

  1. Porto Seguro: 7,82
  2. Nextel: 7,22
  3. Vivo: 6,56
  4. Algar: 6,20
  5. Claro: 6,13
  6. TIM: 5,98
  7. Oi: 5,40

Atendimento

A Anatel também pesquisou como são avaliados os serviços de atendimento ao consumidor. Isso envolve o tempo de espera para falar com um atendente em uma ligação telefônica, a capacidade da empresa em resolver problemas, a necessidade de ter que repetir a demanda e a eficiência da operadora na hora de cancelar um plano ou serviço.

  1. Porto Seguro: 8,66
  2. Algar: 7,88
  3. Claro: 6,98
  4. Vivo: 6,89
  5. TIM: 6,75
  6. Nextel: 6,74
  7. Oi: 6,14

Algumas considerações

É bom lembrar que a pesquisa não leva em conta aspectos técnicos: a Anatel simplesmente pergunta aos consumidores como eles avaliam suas operadoras em determinados quesitos, o que torna as notas mais subjetivas. É como se você pedisse uma opinião a um amigo que é cliente de outra operadora.

Isso explica, por exemplo, as notas altas da Porto Seguro Conecta em disponibilidade e velocidade de conexão, algo que faz pouco sentido quando lembramos que a operadora virtual utiliza a infraestrutura da TIM — que foi penúltima colocada nesses quesitos. Fatores externos, como o atendimento, o marketing e até mesmo o perfil dos assinantes, podem influenciar nos resultados.

Além disso, no caso das quatro grandes operadoras, há diferenças no quesito funcionamento de acordo com a região pesquisada. A Vivo, por exemplo, chega a ter notas acima de 8 em estados do Nordeste (8,13 em Pernambuco e 8,10 na Paraíba), mas é mal avaliada em São Paulo (6,91) e na região Norte, chegando a 6,22 no Amapá e 6,53 no Amazonas — é a pior das quatro empresas nesses dois estados.

A TIM vai bem nos estados de Rio de Janeiro (7,05) e Espírito Santo (7,44), onde a operadora tem poucos clientes, o que normalmente resulta em uma rede que sofre menos com congestionamentos. A Claro, assim como a Vivo, também possui notas melhores na região Nordeste (acima de 7), enquanto a Oi é ruim em todos os estados.

O estudo completo da Anatel está disponível neste link (PDF), com avaliações sobre cobrança e ofertas, além de informações de renda média e faixa etária dos clientes de cada empresa. Como você avalia a sua operadora?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sandro

Isso é um verdadeiro contra ponto.
A Oi é a que possui os melhores planos tantos de dados e vantagens mais enconta partida é a pior em qualidade de serviço pois o 4g é muito ruim não chega sequer a 5 megas de velocidade e isso quando pega.
Uma pena, tinha tudo para des bancar as outras mais fazer o que né olhem quem são os donos dela.

Gεnos FunkO

Em BH a Tim no tocante a conexão de internet é razoável, a VIVO tem a melhor internet. Uso Tim, pois tenho o Tim Beta e tem o melhor pacote de ligações (600min) e internet (10Gb)

João Carlos Aparecido

A correios celular usa a mesma rede da Tim e tem lugar que a Tim não tem sinal e a correios tem. Uso a Nextel que é boa em sinal e agora estou aguardando o chip da Veek para ver se é bom.
A correios não corta internet e nem a Nextel quando acaba a franquia.

Gustavo José Silva Melo
Já a TIM tem 4G até nos sítios.
Wede
As Operadoras do Brasil são um Lixo, uma menos ruim que a outra, a ANATEL, serve só pra enrolar, desde que foi aberta concessão de serviços que essas operadoras prometeram investimentos nas telecomunicações, e isso já faz décadas, na verdade só se preocuparam em lucrar, vender chips e serviços, serviços esses que mal funcionam 100% e muitas vezes só pela metade, é de se suspeitar pelo que vemos no dia a dia com as deficiências, descasos e absurdos nos seus mal serviços que elas tem um certo o lobby com os falsos representantes do povo no congresso, aqueles que ainda conseguem enganar muitos trouxas com essa falsa democracia, obviamente nunca vão criar leis que façam elas cumprirem suas obrigações de investimentos e qualidade de serviços que oferecem por um preço justo, pois muita gente paga caro demais pra não ter nem a metade do que se pagou, então não adianta se iludir, enquanto não se mudar isso, nunca vamos ter serviços de qualidade no Brasil, vamos sempre ficar com as sobras ou o que tem pra hoje.
Edson Ene
tem que colocar a pontuação pela qualidade e não pela ideia, pq sendo assim a primeira operadora de celular era a vivo, que começou como telesp celular,
Edson Ene
Sou corretor e posso garantir que porto é qualidade em tudo que faz, eu uso vivo em dezembro acaba meu contrato e mesmo tendo preconceito com a TIM, vou migrar para o conecta que usa plataforma tim, porem tenho desconto de funcionario, e o melhor de tudo, sem vinculo, não gostou, cancela sem custo esem burocracia como esse lixo da vivo
Ramon Floriano
Meu comentário refere-se ao serviço e não ao SAC, o SAC da TIM peca muito.
Rogerio de Carvalho
liga para a porto e liga para a tim para resolver qualquer questão, e aí você verá que a porto trata o cliente como "cliente"!
Kratos - A Força da Direita

Eu acabei com um casamento de 23 anos com a VIVO que apenas ficava pela qualidade do sinal.
Em marco de 2017 contratei um plano que nao foi honrado pela VIVO que alegou falha do atendente ..Em julho agora quando descobri fraude na cobranca da conta decidi trocar a qualidade do sinal pela excelencia do atendimento da Porto Seguro. Conecta . Tenho um dossie com mais de 30 reclamacoes na Anatel contra a VIVO e entrarei na Justica contra essa operadora inescrupulosa ... Prefiro ter meu sinal nao muito bom mas ja saber quanto pagarei e ser atendido com dignidade ..Minha saude agradece.

Evandro
Eu acabei com um casamento de 23 anos com a VIVO que apenas ficava pela qualidade do sinal. Em marco de 2017 contratei um plano que nao foi honrado pela VIVO que alegou falha do atendente ..Em julho agora quando descobri fraude na cobranca da conta decidi trocar a qualidade do sinal pela excelencia do atendimento da Porto Seguro. Conecta . Tenho um dossie com mais de 30 reclamacoes na Anatel contra a VIVO e entrarei na Justica contra essa operadora inescrupulosa ... Prefiro ter meu sinal nao muito bom mas ja saber quanto pagarei e ser atendido com dignidade ..Minha saude agradece.
Marsupial radical
Cobrar por ligações dentro da mesma operadora? Não ouço isso faz anos. Talvez teu plano seja antigo demais, e tu nunca te deu conta de ir atrás trocar ou reclamar melhorias. Inclusive a Tim lançou á há um tempo planos com ligação ilimitada pra Qualquer operadora. Foi postado aqui mesmo: https://tecnoblog.net/216018/tim-black-pos-ligacoes-ilimitadas/ Dá uma olhada aí. Não adianta reclamar sem correr atrás pra tentar resolver!
juliano MT
tim e um lixo, to saindo hoje dessa operadora, muda sem solicitar de plano e cobra 18 reais em uma ligacao de tim pra tim
J. Craig
A Oi faz jus à pior da lista.Já cancelei o Velox (vc contrata 10 megas e eles te entregam 1,2.Agora vou cancelar o móvel (outra porcaria)e tentar a Vivo.A Oi já era.
Marcio Silva
A TIM realmente não dá mais. Quando terminou seu callcenter em Curitiba o atendimento despencou.
Exibir mais comentários