Início » Jogos » Conseguiram rodar Breath of the Wild emulado em 4K

Conseguiram rodar Breath of the Wild emulado em 4K

No Nintendo Switch, o jogo mais recente da franquia Zelda só chega a 900p

Diego Melo Por

Tão impressionante quanto as várias notas altas recebidas pelo The Legend of Zelda: Breath of the Wild no seu lançamento, está sendo a rapidez com que o game está sendo emulado no computador.

Apenas um mês separam a chegada do jogo ao novo console da Nintendo e a publicação do vídeo abaixo, no qual é possível ver o game rodando no Cemu, um emulador de Wii U, em resolução de 3840×2160 pixels a uma taxa estável de 30 quadros por segundo.

Para se ter uma ideia do progresso, no Nintendo Switch, a resolução máxima do novo Zelda não passa dos 900p, quando utilizado no modo dock. A resolução nativa, tanto no Wii U quanto no próprio Switch, é de 720p.

Apesar de boa parte dos bugs gráficos e de gameplay terem sidos corrigidos na versão 1.7.4c do Cemu (que ainda está disponível apenas para apoiadores), atingir essa performance requer um hardware poderoso: no vídeo, o jogo está rodando em um PC com Core i7-6700K (com overclock para 4,3 GHz), GeForce GTX 1070 e 16 GB de RAM — e precisa de várias configurações extras e arquivos adicionais para funcionar.

No entanto, já é possível terminar The Legend of Zelda: Breath of Wild jogando apenas pelo emulador, com a maioria das principais características intactas. E a tendência é a qualidade da emulação ir melhorando a cada nova versão do Cemu, sendo bem provável que, nos próximos meses, computadores menos potentes também poderão rodar o jogo sem muitos problemas.

Já pelo lado “júridico” da questão, é tecnicamente legal emular e jogar uma cópia de um jogo que você possui. Mas isso não quer dizer que a Nintendo vai “abraçar” a emulação como uma forma de aproveitar o principal lançamento do seu novo console; o próprio FAQ legal da companhia contém um parágrafo condenando a prática.

De qualquer forma, os emuladores desenvolvidos por terceiros continuam sendo uma das melhores formas de preservar a história de consoles e jogos antigos. E, em casos como o do Cemu e do Dolphin, emulador de Wii e GameCube, também servem para ter um gostinho de como seria rodar seu game favorito em uma qualidade superior ao próprio hardware original (e sem entortar).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John F. K. Holmes
Sim, tenho essa impressão... O WiiU também foi fácil de hackear, e advinha? No fim da vida dele. O Nintendo DSi, cara, até a última atualização que "impediria" os R4 da vida de funcionar, foi quebrado... Não sei se uma correção abre porta em outro lugar. Mas acho tudo isso cheio de coincidência.
João Silverado
Quem faz de propósito, a Nintendo?
John F. K. Holmes
Não há nada melhor do que emular Pokémon no celular. Cara, a delícia que a Nintendo é... Todo mundo quer.
John F. K. Holmes
Cara, eu acho que os caras fazem isto de propósito. O Wii, antes de encerrar a produção e descontinuar o console, a atualização 4.3 meio que escancarou a forma de desbloqueio do Nintendo Wii... Antes era uma gambiarra do [email protected]# com o Super Smash Bros, daí passou a ser um simples backdoor com o letter bomb.
Estudante Computacional
O que seria 'potência' no contexto da emulação ?Melhor não falar o que não sabe.
Thiago Albuquerque Kozusko
Processador do PS3 tem uma arquitetura ridícula, como o do Sega Saturno. E o Wii U é mais potente que o PS3.
Thiago
Procura no gog.com lá tem um monte de jogos antigos baratinhos.
Julio da Gaita
na verdade ainda tenho uns 5 anos a menos, mas tamos aí...rs, ia falar que não conheço nenhum velho fan boyola, mas na real conheço vários, fanboys de marca de carro, de gênero musical, de marca de roupa, placa de video, processador... e de joguinho tbm...rs Fans boyolas everywhere...
daniel
PS3 não é mais potente que o Wii U. Muito pelo contrário. Jogos como Zelda, Mario kart 8, Xenoblade jamais rodariam num PS3 da forma como são. Wii U também possui arquitetura tão diferente quanto, só o Switch que não. Mas o que tá sendo emulado é o Wii U
Keaton
Aquele tal do RPCS3 já não funcionava num i7 de quinta geração com 8GB de RAM e uma GPU com openGL 4.3? Esse requerimento absurdo do CEMU me parece ou falta de optimização ou o normal para rodar o jogo em 4k... que é 4 vezes maior que fullHD. =P
Ramon Gonzalez
Emular consoles recentes eu acho que tem muito mais desvantagens do q vantagens para a comunidade e o mercado de games. Desnecessário...
CtbaBr
Já fiz muito disso, inclusive usando Linux para gerenciar o boot!
NoobIsrael
Se o jogo for muito bom é só colocar o XP e o 7 em dual boot
CtbaBr
Eu tenho ainda os CD's de instalação, inclusive do Yuri's Revenge! Até o XP eu conseguia instalar, no 7 eu não consegui fazer rodar!
Ariadna Grande
Age of Empires é atemporal.
Exibir mais comentários