Netflix troca estrelas por polegares em novo sistema de avaliação

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

A Netflix colocou em vigor nesta quarta-feira (5) um novo sistema de avaliação: os polegares — baseados na premissa de “curtir” ou “não curtir” um título do catálogo — tomaram o lugar das estrelas, que antes eram selecionadas de 1 a 5.

Há alguns motivos para a troca. O principal, mostrado no vídeo acima, é que a Netflix consegue saber com mais precisão quando um filme ou série é bem avaliado ou quando não é. “Avaliações na Netflix nunca foram um reflexo da popularidade. Então você pode ter visto uma estrela para House of Cards enquanto seu primo obcecado por política via cinco”, diz o vídeo.

Ou seja, é mais fácil para o algoritmo sugerir os títulos que mais combinam com o usuário. Futuramente, essa troca deve melhorar as recomendações, já que a Netflix vai saber o que alguém gosta (joinha para cima) e o que não gosta (joinha para baixo). Não à toa, as recomendações agora aparecem com uma porcentagem de afinidade, ou seja, do quão relevante os títulos são para o assinante:

Outra vantagem, como explicamos por aqui, é que esse sistema de classificação baseado em polegares resultou em um aumento de 200% no engajamento dos usuários em um teste feito pela Netflix no ano passado. Afinal, é bem mais simples dar uma joinha do que avaliar um filme ou série baseado em estrelas. E você, o que achou da mudança?

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados