A Microsoft está atualizando suas plataformas para o Creators Update: o Xbox One já recebeu; os PCs virão em seguida; e então será a vez do Windows 10 Mobile. Infelizmente, apenas treze modelos de smartphone são elegíveis.

Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

O Creators Update chegará a estes smartphones a partir de 25 de abril:

  • Alcatel IDOL 4S
  • Alcatel OneTouch Fierce XL
  • HP Elite x3
  • Lenovo Softbank 503LV
  • MCJ Madosma Q601
  • Microsoft Lumia 550
  • Microsoft Lumia 640/640XL
  • Microsoft Lumia 650
  • Microsoft Lumia 950/950 XL
  • Trinity NuAns Neo
  • VAIO VPB051

A lista foi adiantada pelo ZDNet e confirmada nove dias depois pela Microsoft. Isto significa que estes smartphones elegíveis para o Windows 10 Mobile não receberão o Creators Update:

Lumia 430; Lumia 435; Lumia 532; Lumia 535; Lumia 540; Lumia 635 1GB; Lumia 636 1GB; Lumia 638 1GB; Lumia 730; Lumia 735; Lumia 830; Lumia 930; Lumia 1520; BLU Win HD W510U; BLU Win HD LTE X150Q; MCJ Madosma Q501

A empresa garante em comunicado ao ZDNet que todo dispositivo com Windows 10 Mobile “continuará a receber correções de segurança e de manutenção”, mesmo se não tiver o Creators Update.

No entanto, a Microsoft explica que dispositivos fora da lista oficial não irão receber builds futuras do programa Insider nem novos recursos. “Insiders com dispositivos que não estão nesta lista ainda podem mantê-los no Creators Update por sua conta e risco, sabendo que ele não é suportado”. Ela continua:

Reconhecemos que muitos Insiders ficarão decepcionados ao ver que seu dispositivo não é mais suportado. Analisamos o feedback dos nossos Insiders e percebemos que não estávamos fornecendo a melhor experiência possível para nossos clientes em muitos dispositivos mais antigos. Isso nos ajudou a determinar quais deles são compatíveis com o Creators Update.

Ao ZDNet, a Microsoft disse que “um dispositivo pode não ser capaz de receber o Creators Update se o hardware for incompatível, se não tiver drivers atualizados, ou se estiver fora do período de suporte da fabricante”.

Quando o assunto é smartphone com Windows, a Microsoft costuma se comunicar de forma confusa. O ZDNet revelou nos idos de 2012 que dispositivos com Windows Phone 7 não seriam atualizados para a versão 8; a empresa só confirmou isto meses depois.

Em 2015, a Microsoft garantiu que todo dispositivo com Windows Phone 8 seria atualizado para o Windows 10 Mobile. Um ano depois, ela voltou atrás: apenas alguns dispositivos receberiam o update. Os usuários ficaram confusos, e a empresa decidiu se esclarecer por meio de… tweets.

E bizarramente, dispositivos elegíveis para o Windows 10 Mobile ainda estão no Windows Phone 8.1 porque o processo de atualização é manual. Segundo a AdDuplex, entre todos os smartphones na plataforma da Microsoft, apenas 16% rodam Windows 10 Mobile – e apenas uma fração deles rodará o Creators Update. Isso é uma pena pois, segundo o Windows Central, a atualização corrige bugs e melhora a experiência de dispositivos antigos como o Lumia 930 e Lumia 830.

As novidades do Creators Update, no entanto, são poucas: há melhorias na interface das Configurações; a Cortana recupera apps e abas do Edge abertas em outro dispositivo; e a autenticação por íris no Windows Hello está mais rápida. Além disso, você pode remover palavras do corretor automático do teclado; ler e-books no navegador Edge; e desinstalar apps padrão.

A Microsoft ainda jura de pés juntos que está comprometida com o setor mobile, e prepara o Windows 10 para rodar em processadores ARM. Mas, como nota o Windows Central, “isso provavelmente não incluirá a porção do 1% dos usuários de smartphones com Windows que ajudaram a Microsoft a chegar lá, porque exigirá dispositivos com especificação mínima mais alta”. Enquanto isso, a Microsoft vende o Samsung Galaxy S8 com seus serviços pré-instalados.

Atualizado em 15/04

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kleiton Trevisol
Bora botar meu lumia 930 de GPS do carro mesmo UHASDUHAS', vou comprar Android, chega de limitações na vida
Marcos Paulo B. Nogueira
Tem horário previsto para liberação hoje da atualização creators ?
Bruno Martínez
Infelizmente meu amigo...denovo a microsoft fez putaria.
Nilsonlinux

Kkkkk. Boa.

Tim Heavymetal
Kkkkk. Boa.
Nilsonlinux

Verdade. Tô com o 730 e quero continuar com ele.

Tim Heavymetal
Verdade. Tô com o 730 e quero continuar com ele.
Nilsonlinux

Vou comprar um lumia 650 ou 950 android nao da pra mim.

Tim Heavymetal
Vou comprar um lumia 650 ou 950 android nao da pra mim.
Erick França Ribeiro
Ridículo. Nós insiders ser abandonados depois de ajudar tanto a Microsoft. A desculpa é a falta de suporte do fabricante. ?
Darlan Joeza
Assim que a Microsoft lida com sua péssima situação mobile. Eu, como sempre afirmo, gosto do W10. Porém não sou fan boy pra me cegar e afirmar que esse sistema pode reverter o eminente fracasso. Tenho um 640 XL é ótimo celular, mas só estou usando porque o qual eu comprei para substitui-lo, foi roubado. Devido isso voltei usar por não estar em condições de comprar um novo. Agora, comprei o 640 XL e com 7 meses apenas me arrependi, o motivo todos sabemos... Não com o sistema em si, e sim com o descaso da Microsoft em facilitar para terceiros desenvolver. Não tm lógica em usar um sistema que ej gosto mais, sem ter ao menos aplicações. A loja sempre foi precária, e as poucas opções não tem se quer estabilidade das mesmas em outras plataformas. Perante isso, comprei um Lenovo, travoide e tudo... Mas ao menos eu usava o que queria, tinha até poucos travas, e tinha usabilidade garantida. Pena que fui roubado, e para não gastar dinheiro peguei o lumia que estava na gaveta. Desculpa aí fã boys, nada contra, nem sou Hater, mas é a verdade que não gostam de admitir. A Microsoft poderia ter feito mais ?
Clayton Rodrigues

Com certeza vou ler e analisar qual se encaixa na minha necessidade.

Obrigado

creitu.tom765
Com certeza vou ler e analisar qual se encaixa na minha necessidade. Obrigado
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

De vez em quando eu escrevo algumas coisas, especialmente sobre tecnologia. Meu último texto foi sobre esse novo plano da Microsoft para o setor móvel http://www.twitlonger.com/s...
Meu próximo texto talvez seja um guia pra pessoas como você, que encontram dificuldades de readaptação ao Android. Eu também tinha várias ressalvas em voltar ao Android. Por exemplo: é possível ocultar a barra de navegação virtual e a barra de status de um Android? Sim, é possível, através de algumas skins que tem esse recurso nativamente, e também através de apps. Outra: é possível colocar tema escuro em todo o sistema? Sim, é possível, através da Nova Launcher. Mais uma: É possível ter ícones minimalistas no estilo do Windows Phone/10 Mobile na tela inicial, conforme o print abaixo?
https://uploads.disquscdn.c...
Sim, é possível, através de vários icon packs, como por exemplo o Min. Veja:
https://uploads.disquscdn.c...
Provavelmente você tem outros problemas além destes, mas de uma forma geral o ambiente proporcionado pelo Android não é assim tão hostil a um ex-usuário de Windows Phone/10 Mobile

Jack Silsan
De vez em quando eu escrevo algumas coisas, especialmente sobre tecnologia. Meu último texto foi sobre esse novo plano da Microsoft para o setor móvel http://www.twitlonger.com/show/n_1spmmpl Meu próximo texto talvez seja um guia pra pessoas como você, que encontram dificuldades de readaptação ao Android. Eu também tinha várias ressalvas em voltar ao Android. Por exemplo: é possível ocultar a barra de navegação virtual e a barra de status de um Android? Sim, é possível, através de algumas skins que tem esse recurso nativamente, e também através de apps. Outra: é possível colocar tema escuro em todo o sistema? Sim, é possível, através da Nova Launcher. Mais uma: É possível ter ícones minimalistas no estilo do Windows Phone/10 Mobile na tela inicial, conforme o print abaixo? https://uploads.disquscdn.com/images/b1b3b124e7d7ffbb99d910a04d14ad7b5f46267bd24d6136c8c4b425fea5c939.png Sim, é possível, através de vários icon packs, como por exemplo o Min. Veja: https://uploads.disquscdn.com/images/94040a561125e4e82aca0f866011788bafa5b5f5e76d887523484f2c44638453.png Provavelmente você tem outros problemas além destes, mas de uma forma geral o ambiente proporcionado pelo Android não é assim tão hostil a um ex-usuário de Windows Phone/10 Mobile
Exibir mais comentários