O Facebook oferece versões mais leves de seu aplicativo principal e do Messenger mirando em regiões onde a internet móvel deixa a desejar. O Twitter resolveu fazer algo parecido, mas com um webapp.

O Twitter Lite é ativado automaticamente quando você acessa mobile.twitter.com em uma conexão lenta. Por que não criar um app? A ideia é que isso dispensa uma conta da App Store ou do Google Play; não é sequer necessário ter uma conta de e-mail.

O webapp possui todos os principais recursos do Twitter tradicional – timeline, busca, mensagens diretas, envio de fotos ou GIFs – mas carrega até 30% mais rápido e ocupa menos de 1 MB no dispositivo.

Além disso, há um modo que carrega fotos e vídeos apenas sob demanda. Você o acessa tocando em sua foto de perfil e depois em “economia de dados”. É basicamente uma versão somente-texto do Twitter.

No Android, o Twitter Lite possui suporte offline: isto é, você pode continuar navegando pela interface do webapp mesmo se a conexão cair – em vez de se deparar com uma mensagem de erro “você não está conectado à internet”. Ele também é capaz de enviar notificações push através do navegador.

O Twitter explica que o Lite “é um novo tipo de PWA (Progressive Web App) desenvolvido em parceria com o Google”. Trata-se de uma aplicação JavaScript client-side e um servidor Node.js; os detalhes técnicos estão aqui. Basicamente, isso permite interagir com o site em até 5 segundos numa conexão 3G. A empresa também otimiza imagens da timeline em até 40%, mesmo com o modo “economia de dados” desativado.

O Twitter Lite é compatível com Google Chrome (versão 40 e posterior), Firefox (versão 40 e posterior), Safari (versão 7 e posterior), navegador Android (versão 4.4 e posterior), Microsoft Edge e Opera.

Com informações: Twitter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fagner Ribeiro
Acho que boa. Web apps são mais leves e não precisam de atualização inloco.
Tiago Celestino
Pois é.
Mago Erudito®
O $$$ falou mais alto.
Tiago Celestino
Deletei o app do Twitter depois que lançaram o Lite.
Tiago Celestino
Não faria sentido ter uma versão "Lite" implementando anúncios.... Pelo menos na minha cabeça de ovo. :D
Tiago Celestino
Depois desistiu da ideia e a Apple deixou de lado esse conceito. Inclusive, fico puto porque o Safari não tem os recursos para executar decentemente webapps.
Tiago Celestino
Isso é ruim?
Marks William
Vou testar, quem sabe troco o Lite por ele.
Henrique Queirós
Eu me adaptei melhor ao Friendly...
felipelsp
usa o Messenger Lite... eh bem simples e leve.. (nao inclui as figurinhas do facebook!)
felipelsp
usa um Macro pra deixar escuro.. eh uma alternativa
Jack Silsan
"Pouco" não significa que ninguém usa.
Fagner Ribeiro
Só mais uma coisa: Eu estou notando que aos poucos parece que o android está se tornando uma especia de ChromeOS. Muita coisa que antes eu usava app nativo estou usando via browser mesmo, inclusive com notificações etc e tal.
Cidopina
Muito bom
Jefferson Rodrigues
É pouco se comparado com o número de usuários na internet no mundo todo.
Exibir mais comentários