Início » Celular » O problema de planos digitais de celular: seu smartphone pode perder suporte

O problema de planos digitais de celular: seu smartphone pode perder suporte

Por
2 anos atrás

O Vivo Easy foi lançado no final de 2015 como um plano modular controlado através de um aplicativo para iOS e Android. Caso seu pacote de dados acabe, por exemplo, você pode comprar mais megabytes usando o smartphone.

Esta semana, o app foi atualizado e deu um susto em usuários do iPhone 5 e 5c: ele não era mais compatível com esses smartphones. O problema é que não há outra forma de gerenciar pacotes de voz e dados. Um novo update restaurou o suporte a esses aparelhos, mas acabou deixando de fora os usuários do iPhone 4. O caso mostra as limitações de um plano totalmente digital.

O jornalista Renan Lopes mostrou no Twitter que o app do Vivo Easy exigia uma atualização para continuar funcionando. Após atualizar, ele deixou de funcionar em seu iPhone 5c. “Entrei em contato com a Vivo por mensagem direta no Twitter; tudo o que me disseram foi que estavam com problemas sistêmicos”, diz ele ao Tecnoblog.

O designer Renan Pereira também foi afetado: ele possui um iPhone 5c e diz que o app “parou de funcionar uma semana, mais ou menos, antes da atualização”.

A operadora não ajudou muito. “Liguei várias vezes e tive um péssimo atendimento. Me falaram de tudo: pediram para desinstalar e instalar o app, pediram para esperar algumas horas e tentar de novo, chegaram até a me dizer que não tinham muitas informações sobre o app”, diz.

Para ele, a falta do app é problemática porque ele depende da internet móvel. “Não tenho internet fixa em casa. Minha franquia já esgotou e não tenho como comprar mais créditos porque o app não funciona.”

Choveram avaliações negativas na App Store após a atualização:

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo na terça-feira (4). No mesmo dia, a operadora publicou uma atualização restaurando o suporte ao iPhone 5 e 5c. A seção “Novidades da versão 2.0.5” na App Store diz:

Olá! Tivemos algumas mudanças no aplicativo Vivo Easy e usuários que possuem iPhone 5, 5S e 5C não conseguiram atualizar o novo aplicativo. Para usuários com esses aparelhos, basta atualizar a versão nova disponibilizada.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Vivo diz:

Alguns clientes da Vivo, que utilizam o sistema operacional iOS, podem ter encontrado dificuldade ao acessar o Vivo Easy após atualização da plataforma. O serviço já está funcionando normalmente. É necessário que o cliente faça atualização do iOS para a versão 8 e/ou superior para ter os benefícios.

De fato, quem possui dispositivos com iOS 7 ou inferior não poderá mais usar o Vivo Easy — é o caso do iPhone 4 e anteriores. (O iPhone 4S é compatível com iOS 9; modelos mais recentes podem instalar o iOS 10.) A Vivo diz que não pode fazer nada: “para usuários de iPhone com a versão iOS 7, a Apple descontinuou o suporte a esta versão”.

É uma ressalva importante para planos digitais que só podem ser controlados via smartphone: uma hora ele perderá suporte, e você não terá muita opção além de mudar de plano. Por exemplo, diversos sinais apontam que o iOS 11 será compatível apenas com dispositivos que têm processador de 64 bits — isto é, iPhone 5S ou superior — e modelos mais antigos ficarão sem o update. Seria interessante ter uma interface web para que isso não fosse um problema, né?

O Vivo Easy oferece 3 GB de franquia mensal, ligações ilimitadas para Vivo e SMS ilimitado para qualquer operadora. Ele custa R$ 49,99 mensais, e você pode adicionar minutos para outras operadoras ou mais dados pagando por módulos adicionais. O pagamento é feito apenas via cartão de crédito.

Mais sobre: ,