O Vivo Easy foi lançado no final de 2015 como um plano modular controlado através de um aplicativo para iOS e Android. Caso seu pacote de dados acabe, por exemplo, você pode comprar mais megabytes usando o smartphone.

Esta semana, o app foi atualizado e deu um susto em usuários do iPhone 5 e 5c: ele não era mais compatível com esses smartphones. O problema é que não há outra forma de gerenciar pacotes de voz e dados. Um novo update restaurou o suporte a esses aparelhos, mas acabou deixando de fora os usuários do iPhone 4. O caso mostra as limitações de um plano totalmente digital.

O jornalista Renan Lopes mostrou no Twitter que o app do Vivo Easy exigia uma atualização para continuar funcionando. Após atualizar, ele deixou de funcionar em seu iPhone 5c. “Entrei em contato com a Vivo por mensagem direta no Twitter; tudo o que me disseram foi que estavam com problemas sistêmicos”, diz ele ao Tecnoblog.

O designer Renan Pereira também foi afetado: ele possui um iPhone 5c e diz que o app “parou de funcionar uma semana, mais ou menos, antes da atualização”.

A operadora não ajudou muito. “Liguei várias vezes e tive um péssimo atendimento. Me falaram de tudo: pediram para desinstalar e instalar o app, pediram para esperar algumas horas e tentar de novo, chegaram até a me dizer que não tinham muitas informações sobre o app”, diz.

Para ele, a falta do app é problemática porque ele depende da internet móvel. “Não tenho internet fixa em casa. Minha franquia já esgotou e não tenho como comprar mais créditos porque o app não funciona.”

Choveram avaliações negativas na App Store após a atualização:

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo na terça-feira (4). No mesmo dia, a operadora publicou uma atualização restaurando o suporte ao iPhone 5 e 5c. A seção “Novidades da versão 2.0.5” na App Store diz:

Olá! Tivemos algumas mudanças no aplicativo Vivo Easy e usuários que possuem iPhone 5, 5S e 5C não conseguiram atualizar o novo aplicativo. Para usuários com esses aparelhos, basta atualizar a versão nova disponibilizada.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Vivo diz:

Alguns clientes da Vivo, que utilizam o sistema operacional iOS, podem ter encontrado dificuldade ao acessar o Vivo Easy após atualização da plataforma. O serviço já está funcionando normalmente. É necessário que o cliente faça atualização do iOS para a versão 8 e/ou superior para ter os benefícios.

De fato, quem possui dispositivos com iOS 7 ou inferior não poderá mais usar o Vivo Easy — é o caso do iPhone 4 e anteriores. (O iPhone 4S é compatível com iOS 9; modelos mais recentes podem instalar o iOS 10.) A Vivo diz que não pode fazer nada: “para usuários de iPhone com a versão iOS 7, a Apple descontinuou o suporte a esta versão”.

É uma ressalva importante para planos digitais que só podem ser controlados via smartphone: uma hora ele perderá suporte, e você não terá muita opção além de mudar de plano. Por exemplo, diversos sinais apontam que o iOS 11 será compatível apenas com dispositivos que têm processador de 64 bits — isto é, iPhone 5S ou superior — e modelos mais antigos ficarão sem o update. Seria interessante ter uma interface web para que isso não fosse um problema, né?

O Vivo Easy oferece 3 GB de franquia mensal, ligações ilimitadas para Vivo e SMS ilimitado para qualquer operadora. Ele custa R$ 49,99 mensais, e você pode adicionar minutos para outras operadoras ou mais dados pagando por módulos adicionais. O pagamento é feito apenas via cartão de crédito.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson Bittencourt
Quer ganhar 1GB de internet? Então mude para o Vivo Easy e utilize meu código *PDZNF3* no momento da adesão, assim você ganha o bônus de 1GB de internet válido por 90 dias! Eu já sou cliente Vivo Easy e acho que você também vai adorar! O Vivo Easy é o primeiro plano de celular digital do mercado, e você controla tudo por app! Além do bônus são 3GB de internet por R$ 49.99/mês! Baixe o app e mude já, assim você também pode indicar amigos e ganhar ainda mais internet.
Thiago
Verdade! Seria mais no sentido de fidelizar os clientes.
Marcio Alves
Mas na Tim não é preciso vender um rim pra contratar o plano
Miguel Martins
tá na hora de deixar a sessão Meu Vivo no site completinha, né?
Veritas
Hardware limitado? Para rodar um simples aplicativo que é só uma interface bonitinha para um serviço web? Cara, tu realmente não sabe nada de tecnologia!
Frank Vinnicyus
No Android não sei se houve problemas de compatibilidade pra alguém, mas depois da atualização o app ficou leeeeeeento, cheio de lag em todas as telas. Sem contar que a interface (que não era linda mas também não era péssima) ficou horrível.
Islan Oliveira
Ou o Telegram das Operadoras.
PPKX XD ?????????
Eu faço no Vivo Easy, tem o pacote padrão ilimitado pra Vivo e com 3 GB de internet, e os pacotes de minutos eu compro qdo quero ou preciso
João Moreira de Souza Neto
Além de dizer que esse plano é bem ruim. Tenho ele e só não mudo por preguiça.
Henrique Queirós
E rapaz se revoltou. n fica brabo n
Henrique Queirós
Foi o que eu disse. Eles não tem outra plataforma (como na web). as pessoas dependem exclusivamente do aplicativo, Eles tem que disponibilizar outra forma (tipo no site deles)
Thiago
A TIM é tipo a Apple das operadoras. Haha
William Lima Crisostomo
Aqui a corbertura da TIM ainda não tem 4G, estava no beta e desisti. A vivo até tem uns planos diários, mas ao ponto de se vc usar 2 dias já paga a semana toda de um pacote semanal de tão caros que são.
robsonc
“para usuários de iPhone com a versão iOS 7, a Apple descontinuou o suporte a esta versão" não né, eles (Vivo) descontinuaram. O iPhone 3GS aqui velho da minha irmã por exemplo ainda roda o app do whatsapp, Facebook, etc, só que a versão antiga. Quem impossibilita a versão antiga de rodar é a Vivo.
Tom
Eu tenho o Tim pré diário, a claro creio ter também.
Exibir mais comentários