Início » Antivírus e Segurança » Hacker assusta cidade dos EUA ao disparar 156 alarmes de emergência ao mesmo tempo

Hacker assusta cidade dos EUA ao disparar 156 alarmes de emergência ao mesmo tempo

Felipe Ventura Por

A cidade de Dallas, Texas (EUA) possui um sistema de emergência com 156 sirenes para alertar todos que estejam fora de casa a procurar abrigo em caso de tornado ou tempestade forte. No final da noite de sexta-feira (7) e início da manhã de sábado (8), um hacker disparou todas essas sirenes de uma só vez.

Foto por Leif Skoogfors/FEMA

Segundo o Dallas Morning News, as 156 sirenes foram desligadas e reativadas "mais de uma dúzia de vezes", até que funcionários desativaram o sistema completamente por volta das 1h20 de sábado.

A prefeitura tentou avisar a população que não havia motivo para pânico, mas o telefone de emergência (911) recebeu mais de 4.400 chamadas enquanto as sirenes soavam, o dobro do que normalmente é registrado nas noites de sexta-feira.

A cidade descobriu como o sistema foi comprometido: alguém obteve acesso físico a uma central que conecta todas as sirenes, segundo o Washington Post. A prefeitura solicitou ajuda da FCC (equivalente americana da Anatel) para encontrar o hacker.

Rocky Vaz, diretor da Secretaria de Gestão de Emergências da cidade, diz ao Dallas Morning News que provavelmente foi "alguém fora de nosso sistema", mas ainda na área de Dallas — não se trata de um ataque remoto.

O mapa das sirenes espalhadas pela cidade de Dallas.

Não é a primeira vez que a infraestrutura pública de Dallas é invadida, mas ela era mais silenciosa. No ano passado, alguém estava colocando frases engraçadas nos sinais eletrônicos de trânsito, como "o trabalho foi cancelado - voltem para casa".

Agora, no entanto, a invasão parece mais perigosa. O Comitê de Segurança Pública da cidade vai priorizar mudanças no sistema de emergência. Eles também estão trabalhando com a FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) para criar um sistema de alerta baseado em mensagens de texto. Espero que esse não seja hackeado também.

Com informações: Dallas Morning News, Washington Post, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anthony Fernando
Imagino o cagaço de algumas pessoas e depois descobrir que é mentira... A féla da puta, kkkkkkkkkk
Ramon Gonzalez
huahuahua, sem problemas
Wellington Oliveira
Exemplo: O técnico que realiza manutenção nas máquinas baixou um rpm não confiável e instalou no Linux que roda a aplicação ou até mesmo o segurança que abriu um email suspeito e pegou vírus no Windão. Por isso que eu inseri 'acesso físico' na frase. Todos que têm permissão de acesso físico ao local é um 'facilitador em potencial'. Mas enfim, não leve ao pé da letra. Só digitei besteiras.
Jamis Casusa
Eu desativação isso no meu Siemens A55 há 13 anos atras
Ed. Blake
E pode ser desativado... ao menos no Android Lollipop e posteriores.
Henrique Queirós
Que falta do que fazer.
BassVix
No Android desde o Lolipop existe um sistema de emergência prontinho para uso, inclusive de vez em quando a Claro fazia alguns "testes de sistema", mas obviamente sempre tem uma "empresa" ou 'tecnologia" melhor, SMS (?!) ou outra que alguém vai se promover em cima.
Ramon Gonzalez
"alguém que tenha acesso físico na propriedade tenha facilitado a entrada de algum código malicioso" Isso pra mim não faz o menor sentido... (referente ao uso do termo "acesso físico")
Wellington Oliveira
O ser humano é falho. Pode ser que alguém que tenha acesso físico na propriedade tenha facilitado a entrada de algum código malicioso ou eles colocaram esse 'acesso físico' só pra dizer que o sistema não é tão fácil de invadir. Sei lá, são tantas hipóteses.
abraaocaldas
No brasil é usado constantemente para bem... fazer broadcast do nome da operadora...
CoisaDeLoco2
Nem sabia que isso existia , já foi usado alguma vez !?
CoisaDeLoco2
Deve ter batido aquele cagaço estilo 'The Day After' !!!
abraaocaldas
"para criar um sistema de alerta baseado em mensagens de texto." isso já existe, se chama canal de broadcast ou no brasil o canal 50 do seu celular.
Ramon Gonzalez
"alguém obteve acesso físico a uma central que conecta todas as sirenes" Acesso físico? Como assim? O cara violou a entrada da central, tipo pulou o muro e saiu apertando botões? Parece mais um "vândalo old school" ou algo do tipo.
David
Imagina o cagaço da população, céu limpo sem sinais de tempestade, so devem ter pensado em retaliação da russia.
Ricardo - Vaz Lobo
Tipo um FdP?
CtbaBr
Com a tensão que o mundo vive em função do terrorismo, essa brincadeira fica séria! Por outro lado acaba servido para aprimorar o sistema, que obviamente é falho!
Anti feminazi
Tem que ser uma pessoa muito ruim de caráter. Interferir em assunto de segurança assim...
Ricardo - Vaz Lobo
Enquanto isso...Hacker russo preso em Espanha por ordem dos Estados Unidos -https://pplware.sapo.pt/informacao/hacker-preso-espanha-ordem-estados-unidos/