Em agosto de 2016, um grupo de hackers que se autodenomina The Shadow Brokers provou que teve acesso a numerosos arquivos relacionados aos mecanismos que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) usa para praticar espionagem. Eles passaram algum tempo tentando vender os arquivos, mas não conseguiram. Agora, o grupo decidiu liberar tudo de graça.

Uma parte dos arquivos, cerca de 40%, foi liberada livremente logo no início. Os 60% restantes, porém, foram criptografados. A chave dessa última parte só seria disponibilizada aos vencedores de um leilão baseado em bitcoins. Mas não deu certo: eles esperavam arrecadar pelo menos 1 milhão de bitcoins, mas não conseguiram obter mais do que 10.

Como a quantidade almejada era muita alta, a suspeita é a de que o grupo tenha tentado, na verdade, atrair atenção, até porque os termos do leilão eram estranhos: os perdedores não teriam os valores de seus lances restituídos.

Outra hipótese levantada é de que o grupo, tendo uma suposta relação com o governo da Rússia, tenha tentado mandar alguma mensagem aos Estados Unidos com toda a ação. Mas nada disso foi confirmado.

Nos meses subsequentes, o grupo realizou mais algumas manifestações, até que, em janeiro deste ano, fez vazamento de vulnerabilidades relacionadas ao Windows ao mesmo tempo em que anunciava a decisão de paralisar as suas atividades.

Mas agora eles estão de volta. Desta vez o grupo decidiu liberar gratuitamente a chave que desbloqueia os arquivos que seriam entregues aos vencedores do leilão. Alguns especialistas em segurança já verificaram a chave e constataram que ela funciona.

Até Edward Snowden se pronunciou dizendo que os arquivos disponibilizados pelo grupo não estão nem perto do total existente, mas que com eles a NSA poderá ao menos descobrir como deixou as ferramentas vazarem — “se eles não conseguirem, será um escândalo”.

…much here that NSA should be able to instantly identify where this set came from and how they lost it. If they can’t, it’s a scandal.

— Edward Snowden (@Snowden) April 8, 2017

A volta do The Shadow Brokers tem motivação claramente política, mais do que antes: o grupo se queixa das decisões de Donald Trump, incluindo os recentes ataques de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea do governo sírio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados