Início » Segurança » Hackers que tentavam vender ferramentas da NSA resolvem distribuí-las de graça

Hackers que tentavam vender ferramentas da NSA resolvem distribuí-las de graça

Por
35 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em agosto de 2016, um grupo de hackers que se autodenomina The Shadow Brokers provou que teve acesso a numerosos arquivos relacionados aos mecanismos que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) usa para praticar espionagem. Eles passaram algum tempo tentando vender os arquivos, mas não conseguiram. Agora, o grupo decidiu liberar tudo de graça.

Uma parte dos arquivos, cerca de 40%, foi liberada livremente logo no início. Os 60% restantes, porém, foram criptografados. A chave dessa última parte só seria disponibilizada aos vencedores de um leilão baseado em bitcoins. Mas não deu certo: eles esperavam arrecadar pelo menos 1 milhão de bitcoins, mas não conseguiram obter mais do que 10.

Como a quantidade almejada era muita alta, a suspeita é a de que o grupo tenha tentado, na verdade, atrair atenção, até porque os termos do leilão eram estranhos: os perdedores não teriam os valores de seus lances restituídos.

NSA

Outra hipótese levantada é de que o grupo, tendo uma suposta relação com o governo da Rússia, tenha tentado mandar alguma mensagem aos Estados Unidos com toda a ação. Mas nada disso foi confirmado.

Nos meses subsequentes, o grupo realizou mais algumas manifestações, até que, em janeiro deste ano, fez vazamento de vulnerabilidades relacionadas ao Windows ao mesmo tempo em que anunciava a decisão de paralisar as suas atividades.

Mas agora eles estão de volta. Desta vez o grupo decidiu liberar gratuitamente a chave que desbloqueia os arquivos que seriam entregues aos vencedores do leilão. Alguns especialistas em segurança já verificaram a chave e constataram que ela funciona.

Até Edward Snowden se pronunciou dizendo que os arquivos disponibilizados pelo grupo não estão nem perto do total existente, mas que com eles a NSA poderá ao menos descobrir como deixou as ferramentas vazarem — “se eles não conseguirem, será um escândalo”.

A volta do The Shadow Brokers tem motivação claramente política, mais do que antes: o grupo se queixa das decisões de Donald Trump, incluindo os recentes ataques de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea do governo sírio.

  • Ramon Gonzalez

    Tá estranho esse negocio aí hein!! Vazaram os executáveis das ferramentas agora?!?! Cacetada, ou tá um queijo suíço essa NSA/CIA ou tem algo muito estranho por baixo dos panos aí.

    • Henrique Queirós

      eles mesmos vazam a informação

      • Vai por mim, essa dai eles nunca vazariam….. Algumas das ferramentas fazem ataques 0 day em centenas de equipamentos que até mesmo eles são obrigados a utilizar, como o 0day dos switchs Cisco, algumas para Android e IOS, etc.

      • Ramon Gonzalez

        Sim, algo desse naipe. Sei que é mera teoria da conspiração, mas é tanto vazamento que nos leva a pensar esse tipo de coisa.

      • Meninão Bobo

        Concordo e quem não quer brincar não desce no play… Vá morar no meio do mato, acampar e pescar sua propria comida.

        Isso que vivemos hoje é só o começo galera.

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Ou no meio disso tudo tem um programinha safado pra ferrar quem fizer o dl das ferramentas?

      • Sempre tem, por isso que nenhum hacker que se prese usa seu sistema operacional pessoal para esse tipo de serviço, ou possui um notebook específico para esses tipos de ataque ou utilizam VMs completamente isoladas do sistema hospedeiro.

      • Ramon Gonzalez

        Yep, algo do tipo. Ferrar ou roubar dados, por exemplo.

    • O problema da NSA é que eles tem muitas pessoas que não são contratadas diretamente por eles, são funcionários de empresas que prestam esse tipo de serviço a eles e os mesmos deixam algumas dessas ferramentas na mão desse pessoal, para que eles possam trabalhar. Com isso a quantidade de pessoas que podem vazar essas ferramentas é muito maior do que apenas os funcionários diretos da NSA.

      • Ramon Gonzalez

        Faz sentido. Snowden mesmo trabalhou como terceiro para órgãos do serviço secreto várias vezes. Eles precisam realmente rever isso aí.

  • Wagner Albuquerque Filho

    kd o link das ferramentas?

    • Veritas

      Estou vendendo as ferramentas da NSA por 1.000 dólares cada.

      • Ramon Gonzalez

        E acabou de cair nos resultados das poderosas ferramentas de busca deles com esse comentário… 😀