O emulador Dolphin, para jogos do GameCube e Wii, está disponível para Android há algum tempo, mas pode esbarrar em limitações de hardware ao rodar determinados títulos. Felizmente, parece que isso não é problema para smartphones high-end mais recentes.

O canal GuruAidTechSupport do YouTube colocou o Dolphin no Samsung Galaxy S8 para rodar jogos do GameCube — Super Smash Bros. Melee, Super Mario Sunshine e The Legend of Zelda: The Wind Waker — e todos funcionam de forma bem fluida.

Em outro vídeo, ele mostra Mario Kart: Double Dash‼ rodando no Galaxy S8+:

Sim, os botões na tela são um empecilho para jogar, mas como lembra o Kotaku, é fácil conectar um controle Bluetooth ao smartphone Android.

Ambos os smartphones que o canal usa têm processador Snapdragon 835 com chip gráfico Adreno 540, mas é de se esperar que a versão internacional — com processador Exynos 8895 e GPU Mali-G71 MP20 — tenha desempenho semelhante.

A geração anterior de smartphones não permitia rodar esses jogos tão bem. O canal GuruAidTechSupport diz que era inviável jogar Mario Kart: Double Dash‼ no Galaxy S7 Edge, fosse na versão com processador Snapdragon ou com Exynos. Enquanto isso, este vídeo mostra que o Google Pixel XL (com Snapdragon 821) consegue rodar Super Mario Sunshine, mas sofre com lentidão quando a área renderizada é muito grande.

Será que emuladores de consoles antigos serão um novo argumento de venda para smartphones high-end?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Hehehe, to relax. Preso não vão, pq não seria preso por tão pouco, estes jogos são muito baratos para valer o esforço do processo e prisão. Mas mesmo jogos caros e sofisticado, ninguém vai preso. Conhece alguém que foi preso por baixar, instalar e jogar pirata Minecraft, GTA5 ou WatchDog2 que custaria 180 reais ? Eu gosto muito de emuladores, mantive um site muito tempo durante os anos 90, tipo de 96 até 2001. Gosto de emular computadores antigos, jogos que de fato não tem mais no mercado, coisas raras de MSX que os grupos de aficionados conseguem recuperar, joias raras. Já baixar rom do Super Mario, do Sonic, Shinobi, Altered Beast e assim vai, óbvio que é ilegal. Simplesmente é a lei dos direitos autorais. Esses jogos são comerciais, tu compra na loja da Nintendo, tu compra os jogos da SEGA no STEAM, eu comprei dezenas, talvez centenas, perdi as contas de todo acervo do MegaDrive pelo STEAM, muito barato, dá gosto pagar por algo bem feito. Claro que um site que disponibiliza estas ROMS vai ser derrubado mais cedo ou mais tarde e um monte de armadilha de código malicioso pra todo lado, telas popup saltando pra tudo que é lado estão presentes. Quem é leigo tem grande chance de pegar um RANSOMWARE. Não é ser chato, é ser realista. Eu sei me cuidar num site desses, mas a maioria do povo não, da verdade a maioria nem tem paciência de procurar ou baixar uma por uma. Paga 9 reais e compra um pacote completo, funcional, bem feito, produzido pra funcionar 100% sem gambiarra. É isso que acho... Pagar por prazer, por honestidade, reconhecendo o belo trabalho legado dessas desenvolvedoras. E facilita tua vida, garantia de algo funcional e bem feito. Quando não tem pra pagar, quando sumiu do mercado, não vejo mal em emular e compartilhar ROM. De fato tenho tudo que é ROM da Nintendo, legado desde os anos 90, mas também comprei tudo no Wiiware na loja da Nintendo no Wii. Nada como jogar lá rendondinho no controle clássico do Wii. Fora no Nintendo 3DS, da gosto comprar o Megaman barato e bem portado pra jogar lá.
Tales Cembraneli Dantas
Relaxa :) só achei q vc ficou procurando pelo em ovo... Emulador é uma coisa muito comum em pcs, é muito fácil achar roms na Internet em sites bem seguros ( emuparadise, coolrom, etc...) quanto a pirataria tbm é muito mi mi mi.... Não é crime nenhum emular videogame no pc ou no celular.... Se for gostaria de saber se alguém já foi preso por isso e baseado em qual lei....
Zanac_Compile
Acabou com meu dia :( Agora conta, pq é chato opinar que emulador não vinga no smartphone ? :)
Tales Cembraneli Dantas
Vc é chato heim...
Tales Cembraneli Dantas
Não é o S8 que vai ter a opção de um dock com saída HDMI pra transformar ele em um "PC" (ou quase)
tonyfrasouza
Temos dois lados. Primeiro: ter que emular que é algo que as empresas não vão deixar rolar por muito tempo. Segundo: WOW!!! It's possible!!! Então, é possível e lindo. Sinal que teremos smartphones fazendo coisas nunca imaginadas alguns anos atrás.
Valter
Tem que ser um polvo para conseguir segurar o smartphone e ao mesmo tempo conseguir usar todos os controles, kkk.
Islan Oliveira
Só compensa comprar de fora, comprar aqui no BR é sacanagem.
Zanac_Compile
Interessante, é um Nintendo DS com uma única tela. Mas to mais impressionado com o preço, custa MIL REAIS. Surreal, mil vezes na minha opinião um 3DS.
Islan Oliveira
Tava falando do GPD XD, ele até roda bastante coisa pro hardware que tem e tem um formato excelente, mas deveria ter uma nova versão com um hardware mais bacaninha.
Keaton
Pelo que lembro, emuladores não são ilegais. Ilegal são ROMs e BIOSs dos consoles.
Zanac_Compile
Pois é, essas caixinhas Androids do DX pecam pelo baixo desempenho. Sou mais de um RETRO PI. No smartphone não rola.
Islan Oliveira
Existem alguns dispositivos Android pra emulação que são muito mais convenientes e práticos do que emular num smartphone, embora percam na questão do hardware.
Zanac_Compile
Certamente, dá pra levar a sério e dá pra aproveitar bastante. Mas como falasse, é uma minoria da minoria que tem essa determinação :)
Fábio Silva De Souza Filho
Eu mesmo comprei o Zen 2 por conta da emulação sem precisar pagar um rim por isso. Mas é isso, somos minoria, só de rodar o PS2 direito já ficaria feliz.
Exibir mais comentários