Você já deve ter passado por isso: ao abrir uma página da web, ela começa a “saltar” à medida que é completamente carregada. É um problema pequeno, mas real, e o Chrome está fazendo algo a respeito.

Imagem por geralt/pixabay

O Google adicionou ao navegador um recurso chamado “ancoragem de rolagem”, para impedir que o conteúdo da página se mova enquanto ela é carregada.

As páginas saltam porque elas exibem primeiro os elementos essenciais (texto), depois o restante (imagens, vídeos e anúncios); isso faz parte de algo chamado “carregamento progressivo”. A ideia é que você possa consumir o conteúdo imediatamente, em vez de esperar tudo carregar.

Isso torna a web mais eficiente, mas tem um efeito colateral: quando o conteúdo adicional é carregado na parte superior da página, ele empurra outros elementos para baixo. Isso pode fazer você clicar no link errado, ou se perder momentaneamente na leitura.

Para evitar isso, as versões mais recentes do Chrome (56 e superior) usam a ancoragem de rolagem. Basicamente, isto mantém fixo o elemento da página que está visível na tela, mesmo quando o restante é carregado depois. Segundo o Google, isso evita em média quase três saltos por visualização de página.

O recurso está ativado por padrão, após ser testado no último ano em versões beta do Chrome. Ele está disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Linux, além do Chrome OS.

Vale notar que a ancoragem de rolagem é desativada em alguns casos (layouts interativos complexos e navegação para trás/frente) em que isso prejudicaria a experiência. E caso um desenvolvedor queira desativar isso para sua página, basta usar uma propriedade CSS; os detalhes estão aqui.

Com informações: Google, SlashGear, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000
Opera.
Caio
Concordo. Já testei vários, mas mesmo assim sempre acabo voltando pro chrome só por causa do aplicativo no Android.
Anthony Fernando
Passei tanta raiva com isso que um dia quase jogo meu tablet na parede.
Sckillfer
"É um problema pequeno". Pequeno é o meu apreço pelo dev das paginas que ficam saltando loucamente, isso sim.
Roberto
Konqueror
Radoc Lobo
+ou- isso. No caso desses jogos, que eram feitos com base na engine do Half Life, a pessoa ficava muito rapida. Pesquisa video de Speedrun pra vc ver como funciona.
Yago Oliveira
tipo a rolagem do Link no Zelda?
Radoc Lobo
Bunny hop? Em jogos de tiro mais antigos, a velocidade do jogador pulando não era igual a velocidade dele correndo, sendo geralmente mais rápido. Bunny hop é o nome do "truque" que se baseava em ficar pulando que nem um coelho para se movimentar mais rápido.
Yago Oliveira
O que é isso?
Carlos Taylor
Pior era quando os sabichões utilizavam o bug de propósito para nos fazerem clicar em anúncios..
Rodrigo Fante
Mosaic
Gertrudes, a Lhama
Esse tipo de recurso no Chrome mobile que me prende a ele no desktop. Nenhum navegador pra Android que testei consegue ser tão bom/fluído quanto o Chrome.
Gertrudes, a Lhama
Netscape.
Radoc Lobo
Quantas foram as vezes que desisti de ler algo pq o salto aconteceu? Tem página que faz bunny hop
Henrique Queirós
finalmente. Odiava isso mais que tudo
Exibir mais comentários