O Instagram anunciou nesta quinta-feira (13) que ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários ativos por dia no Stories, um grande salto em relação aos 150 milhões que a empresa havia divulgado em janeiro. Mas esse número é importante por outro motivo: isso significa que o Facebook acaba de ultrapassar a rede social que tanto quer combater.

Zuckerberg

Como a Snap informou em seu processo de abertura de capital na bolsa de valores, o Snapchat tinha 158 milhões de usuários ativos por dia até o último trimestre de 2016 — e o crescimento da rede social efêmera caiu drasticamente após o lançamento do Stories, em agosto passado.

O auge do Snapchat foi no segundo trimestre de 2016, quando ganhou 21 milhões de usuários ativos. Nos trimestres seguintes, já com o Stories funcionando, o crescimento caiu para 10 milhões e depois para 5 milhões (!). A Snap ainda não divulgou os números do primeiro trimestre de 2017, mas é certo que eles não conquistaram 50 milhões de usuários como o Stories.

Estimativas indicam que a utilização do Snapchat também caiu de forma significativa: um estudo com 21 mil histórias apontou que os melhores criadores tinham em média 330 mil visualizações em seus conteúdos entre 2015 e junho de 2016. Mas, em dezembro, esse número ficou por volta de 205 e 250 mil visualizações — uma queda de até 40% na audiência.

E as expectativas para o Stories são as melhores possíveis, diferente do Snapchat. O número de 200 milhões de usuários ativos se refere apenas ao recurso Stories; a rede social de fotos como um todo já possui mais de 600 milhões de usuários ativos, o que significa que ainda tem muita gente para aderir ao formato efêmero.

Se você criar uma startup de sucesso e receber uma oferta de compra pelo Facebook, já sabe que enfrentará alguns desafios bem complicados se disser “não” para Mark Zuckerberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Agora o Facebook copiou mais descarado e fortemente a interface do Snapchat, mas aí vimos bem isso que tu falou. SNAPCHAT: Para ativar efeitos especiais no rosto, tu precisa tocar no teu rosto. É intuitivo e simplista, minimalista ao extremo. Meu guri pequeno aprende e descobre no primeiro uso. Mas 98,7% das pessoas burras velhas, não se dão conta. FACEBOOK: Para ativar os efeitos, existe na lateral uma sequencia de progressão. Esta mais mastigado e explícito que se tu passar por aquela progressão vai estar vendo efeito por efeito. É mais mastigado para os burros velhos aqui entenderem que tem um recurso ali. E por aí vai....
Ed. Blake
Eu concordo com a parte do inovador, mas ele era pesado e em muitos casos mal otimizado no Android até mesmo para celulares flagship com hardware sobrando. Somente após inúmeras atualizações o app parou de apresentar tantos lags aleatórios e inexplicáveis (Ainda existem). Mesmo gostando muito da interface por gestos, o app é confuso e, como você disse, outros apps implementaram o mesmo inspirados pelo Snapchat, mas da maneira certa. Existem um sistema operacional inteiro baseado em gestos como o Sailfish OS que não é confuso como o app do Snapchat era a algum tempo (nunca fui usuário assíduo e a mais de ano não o tenho instalado já que meus amigos todos migraram para o Instagram Stories).
Bruno Sousa
??
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Ok.
Se for pra combater o Twitter, então o Facebook precisa ter uma opção cronológica mais evidente e uma forma simples de exibição dos assuntos mais comentados

Jack Silsan
Ok. Se for pra combater o Twitter, então o Facebook precisa ter uma opção cronológica mais evidente e uma forma simples de exibição dos assuntos mais comentados
Bruno Sousa
Me referi ao Facebook.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Twitter é muito diferente do Instagram pra que um seja ameaça pro outro

Jack Silsan
Twitter é muito diferente do Instagram pra que um seja ameaça pro outro
Zanac_Compile
https://uploads.disquscdn.com/images/07ec451b2445543c7fab741d88f2aaa8fd9c7ea95cb70e600a3e03900012e575.jpg O app não é nada bugado. Pelo contrário, é INOVADOR na interface. Ele explora gestos acima do limite, não existe botão pra nada, tudo é gesto, puxando pra esquerda faz algo, pra cima outro, e assim vai, gente menos curiosa e mais engessada ao tradicional TRAVA e NÃO CONSEGUE USAR. Essa que é a real, o app é moderno de mais. Tanto que virou referência e aos poucos tudo que APP está copiando esse tipo de interface com o usuário. Por fim, inventaram o Spectacles, os óculos que foi outra baita inovacão. Tenho um que consegui numa ação de distribuição, é sensacional e integra-se perfeito com o app. O problema mesmo foi bater de frente funk o Facebook. De resto são sensacionais.
Bruno Sousa
Twitter já está na mira. Mas será que vão conseguir?
Cortana ✔

Uma empresa arrogante com um app inútil. Tem mais é que fechar as portas.
http://www.tudocelular.com/...

Cortana
Uma empresa arrogante com um app inútil. Tem mais é que fechar as portas. http://www.tudocelular.com/android/noticias/n91544/snapchat-iphone-nao-para-pobres.html
Fagner Ribeiro
O Snapchat foi vítima da maldição? da Kelly Key. Lembram daquela música tão ridícula quanto pegajosa dela Baba Baby. Pois bem olha o refrão o que diz Olha o que perdeu Baba, criança cresceu Bom, bem feito pra você ehh, agora eu sou mais eu Isso é pra voce aprender a nunca mais me esnobar Baba baby, baby, baba, baba Baby, baba Olha o que perdeu Baba baby
@Sckillfer

Ótimo Facebook, agora para de enfiar stories em tudo e foca nas Stories do Instagram que é a que tá dando certo e tu (até parece que) não tá dando mais bola.

Sckillfer
Ótimo Facebook, agora para de enfiar stories em tudo e foca nas Stories do Instagram que é a que tá dando certo e tu (até parece que) não tá dando mais bola.
Exibir mais comentários