Início » Negócios » Uber usava software chamado “Hell” para espionar concorrente

Uber usava software chamado “Hell” para espionar concorrente

Por
31 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

“Hell” talvez seja uma ótima palavra para expressar a fase conturbada do Uber, mas não é: esse é o nome de um software interno que a companhia criou para espionar o seu principal rival nos Estados Unidos, o Lyft. Sim, estamos diante de mais uma polêmica envolvendo a empresa que, até pouco tempo atrás, era sinônimo de disrupção.

A revelação foi feita pelo The Information, que afirma que o sistema funcionou de 2014 até o início de 2016. Hell é um codinome criado para fazer uma alusão oposta, digamos assim, ao God View (ou God Mode), ferramenta que permite que alguns funcionários privilegiados do Uber acompanhem todos os detalhes de uma corrida, como a localização em tempo real de motoristas ou clientes.

Uber

Um sistema como o God View faz sentido se usado para fins de segurança, mas há diversas denúncias que afirmam que o modo foi acessado por certos funcionários para monitorar políticos, celebridades e até ex-cônjuges.

O Hell também foi um programa de espionagem, só que funcionou de maneira diferente. Para começar, o Uber teria criado contas falsas no Lyft e posicionado virtualmente cada uma delas em pontos geográficos estratégicos. Dessa forma, cada conta conseguia obter dados de localização de até oito motoristas do Lyft que estavam próximos.

Graças às contas falsas, o Hell também permitiu ao Uber obter os números de identificação dos motoristas, segundo o site The Information. Com base nesse dado, o Uber pôde deduzir quais motoristas trabalhavam para as duas companhias — provavelmente, o Hell fazia cruzamento de dados de geolocalização de ambos os serviços.

Posteriormente, os motoristas identificados recebiam incentivos — inclusive financeiros — para prestarem serviços exclusivamente ao Uber.

Funcionários da companhia sempre descreveram o God View como uma ferramenta de acesso bastante restrito, mas o Hell era mais ainda. Pouquíssimas pessoas dentro da empresa conheciam a ferramenta. Para a surpresa de ninguém, entre elas estava Travis Kalanick, CEO e cofundador do Uber.

Lyft app

O Hell só teria sido descontinuado no início de 2016 porque o Lyft, depois de receber US$ 1 bilhão em investimentos, passou a expandir as suas operações para uma quantidade grande de localidades. Por conta disso, a manutenção do software se tornou inviável, aparentemente.

Mas isso não quer dizer que a ideia foi um fracasso. A fonte entrevistada pelo The Information — uma pessoa que teria trabalhado no desenvolvimento da ferramenta — relatou até que o Hell foi elogiado por Kalanick diversas vezes.

Um representante do Lyft afirmou que a empresa está em uma indústria competitiva, mas que mesmo assim as alegações a respeito do Hell, se verdadeiras, são preocupantes. Já o Uber disse que não discutirá publicamente processos internos.

De qualquer forma, dois escritórios de advocacia que já trabalharam com o Uber disseram que o problema é bastante grave e que, consequentemente, a empresa poderá sofrer diversos tipos de processos: por violação de contrato, práticas desleais, apropriação indevida de segredos comerciais e assim por diante.

Travis Kalanick

Travis Kalanick

Debandada

As polêmicas que o Uber vem enfrentando estão gerando um efeito dominó no alto escalão da companhia: o número de executivos que estão abandonando o barco não para de aumentar. Pelo menos cinco já saíram, com destaque para Jeff Jones, que deixou o posto de presidente no mês passado.

A demissão mais recente aconteceu nesta semana: Rachel Whetstone deixou de ser diretora de comunicação do Uber. As razões não ficaram claras, mas fontes próximas dizem que houve alguma tensão entre a executiva e Kalanick.

  • Tom

    Cada dia aparece uma treta nova do uber.

  • Henrique Queirós

    “A uber só ta ruim aqui no Brasil”
    vai vendo… Tecnoblog posta tanta coisa da Uber aqui, e tudo negativo… Uber vai cair em breve.

  • Uber abriu o espaço no mercado, agora é hora das concorrentes chegarem passando por cima dela. 😉

    • CtbaBr

      Quando uma empresa (ou pessoa) se destaca, é normal que todos prestem mais atenção nela, logo todo e qualquer defeito que houver sera notado e evidenciado!

      Na Uber, esse “evidenciamento” esta sendo constante, ou eles possuem muitos defeitos, ou estão incomodando muita gente!
      De uma maneira ou de outra, se começarem a “pisar na bola”, logo alguém os substitui!

  • Felipe

    Cada dia que passa eu fico mais feliz de nunca ter usado essa bosta.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Criiiiiiiiiiiiiiise no Uber!

    Lá se sabe o que outros apps xeretam da nossa vida e nem desconfiamos.

  • Ramon Gonzalez

    Definitivamente: que lixo de empresa… E não venha dizer que em todas as empresas tem trambicagem porque o que o Uber faz é claramente outro nível.

    • LekyChan

      uber, sempre inovando…

      • Ramon Gonzalez

        hahaha!

  • Roney Cezário

    A máscara vai caindo por terra.

  • Marlos Crisanto

    Tanto que ela já foi proibida na Alemanha, Argentina, França,Espanha, Portugal e aqui no brasil pode tudo igual que desgosto de ser brasileiro políticos e governantes roubando agente empresas estrangeiras esplorando os brasileiros e ainda tem gente que fala que e inovação conectividade o povo atrasado o povo brasileiro tem os governos que merecem apoiaom tudo que é errado para se beneficiarem e só da uma lida em um artigo do uber quando tentaram entrar na Alemanha lá a própria população foram contra ninguém usou aqui não acharam e bom o tristeza porqie não fomos colônia da Inglaterra ou da França

    • Gaba

      Taxista detected…

      • Marlos Crisanto

        Não sou taxista sou professor universitário só acho que está errado

        • Gaba

          De qualquer maneira, pra mim essa é a mesma mentalidade contrária de quando grandes inovações surgiram… nossa industria de taxi está MUITO mais corrupta do que o Uber. Por isso, se o Uber cair, espero que outras levantem com a mesma ideia…

        • Diego

          Professor universitário e escreve “agente”, “esplorando”… Me fala onde vc trabalha pra eu nunca passar perto 😛

          • SiouxBR

            Deve ser professor universitário do PT: é pré-requisito ser analfabeto funcional…

    • Ricardo Costa

      És um professor universitário? És é um atrasado que nem sabes que a Uber está legal em Portugal apenas falta a legislação sair com os deveres e direitos dos Uber.

  • Ligeiro

    Uber é que nem time de futebol que investe em craque para ficar em primeiro, mas descobre que o craque usou doping, e aí o time vai caindo…

  • Jonatas

    Tecnoblog está levando um dinheiro pra falar mal do uber? Toda semana sai uma notícia negativa aqui

    • Cleyton Rodrigues

      se toda semana se descobre algo negativo do Uber, o que vc queria que fosse feito?

    • emersonalecrim

      Oi, Jonatas! Acabei de mandar um e-mail pro Travis Kalanick pedindo pro Uber fazer algo positivo pra gente postar aqui. Tomara que dê certo 🙂

  • D’ Carvalho

    Livre mercado sem regulações é isso aí.
    O mais corrupto tende a liderar.

  • FABIO NEVES

    Talvez eu seja o único que acha 95% dessas confusões envolvendo a UBER irrelevantes.
    Problemas comuns a quase todas grandes multi nacionais espalhadas pelo mundo.
    Espionagem?
    Fala sério….. Desde que o mundo corporativo existe, existe espionagem.
    Mas só a uber é vilã?
    Tem muito mimimi nessas histórias.