Como usar uma VPN grátis no celular

ProtonVPN é um exemplo de VPN grátis que pode ser usada no seu celular; recurso permite acessar servidores de outros países

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano
Saiba como usar uma VPN (Imagem: Petter Lagson/Unsplash)

Usar uma VPN no celular pode ser útil caso você deseje um pouco mais de privacidade na internet. Apesar de existirem diversos aplicativos pagos, algumas empresas oferecem o serviço de graça aos usuários, como a ProtonVPN, por exemplo. Veja, a seguir, como se conectar em um servidor de outro país usando o recurso.

O objetivo de se usar uma VPN é fazer com que sua conexão se transforme em algo privado, ou seja, aumentar sua privacidade e segurança em servidores de determinado país. Como se fosse um disfarce, por exemplo.

Isso por conta da possibilidade de usar uma rede de outro país para acessar serviços disponíveis somente naquela região. É possível conectar uma VPN de forma manual ou automática a partir de apps, sendo que, na maioria das vezes, essas empresas cobram para disponibilizar o recurso.

Mas, tem como usar grátis?

Sim, isso é possível com o ProtonVPN, por exemplo.

Porém, importante lembrar que, como se trata de um aplicativo grátis, é arriscado que sua conexão não seja totalmente privada quanto você imagina. Por isso, use por sua conta e risco.

Como usar o ProtonVPN no celular

Tempo necessário: 5 minutos

Para usar o ProtonVPN no seu celular é preciso seguir alguns passos. Basicamente, o app faz tudo para você, sendo preciso somente permitir e criar uma conta, caso ainda não tenha. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Baixe o app

    Primeiramente, procure pelo app na sua loja de aplicativos e faça a instalação. Ele está disponível para Android e iOS;Como usar VPN

  2. Crie uma conta ou faça login

    Assim que instalado, abra o aplicativo e crie uma conta para usar a VPN de graça. Caso já tenha, basta fazer login;Como usar VPN

  3. Escolha o plano grátis

    Na sequência, uma tela com alguns planos deve aparecer. Escolha o plano grátis;Como usar VPN

  4. Selecione o país

    No plano Free, você possui acesso à três países: Estados Unidos, Japão e Países Baixos. Escolha qual deseja conectar e toque no ícone de “Ligar”;

  5. Permita acesso

    Você deve permitir que o app faça modificações na sua rede para que tudo funcione. Toque em “Permitir” para adicionar configurações de VPN no seu aparelho;

Pronto! Agora você já sabe como usar uma VPN no celular.

O método é bem semelhante em dispositivos Android e para quem deseja usar o recurso em um computador

VPN ou proxy?

A principal diferença entre uma VPN e um proxy é a segurança. Uma VPN protege todo o tráfego dos seus dados enquanto você usa o serviço para se conectar à internet, sendo que suas informações não podem ser lidas por outros.

O proxy também é um serviço voltado para quem deseja ser um anônimo, porém, não há criptografia dos dados. Dessa forma, você continua sujeito à pessoas ou instituições que desejam rastrear todo seu histórico na internet.

Com informações: Kaspersky.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Proton VPN na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados