O Chrome tem a má fama de consumir RAM demais, e o Firefox também passará a usar mais memória à medida que separa abas e complementos em processos diferentes. Felizmente, a Mozilla está preparando seu navegador para PCs mais limitados com um novo recurso chamado “performance”.

Esta aba permitirá que você limite o número de processos simultâneos que o Firefox poderá rodar, restringindo o consumo de RAM. Também será possível desativar animações em computadores lentos.

Segundo o Engadget, o Firefox atualmente possui suporte a dois processos (um para o navegador em si e outro para as abas). A partir da versão 55, ele terá suporte a três ou mais processos, assim como o Chrome, Safari e Microsoft Edge. A ideia é aumentar a segurança (separando abas em sandboxes) e a estabilidade (uma aba não faz o navegador inteiro travar).

No entanto, isso leva a um consumo maior de RAM. Por isso, o Firefox terá uma seção para limitar a quantidade de processos simultâneos que ele pode rodar. “Mais processos de conteúdo deixarão o Firefox mais responsivo ao usar múltiplas abas, mas também consumirão mais memória”, de acordo com a interface proposta.

Haverá também um botão “Otimizar Firefox” que desativa todas as extensões (é possível reativá-las depois). E será possível desativar as animações da interface para abas, menus e outras coisas; além de impedir o navegador de realizar prefetching, isto é, de carregar o conteúdo de links listados em uma página — isso pode ser útil para conexões lentas ou com limites de franquia.

A aba “performance” deve demorar um pouco até se tornar realidade; os desenvolvedores da Mozilla ainda estão começando os trabalhos. Como nota o Engadget, o Firefox 53 será lançado esta semana, mas o suporte a mais de dois processos só virá no Firefox 55. Ou seja, o novo recurso só deve chegar a versão estável do navegador no final do ano, ou começo de 2018.

Com informações: Engadget, Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados