O Chrome tem a má fama de consumir RAM demais, e o Firefox também passará a usar mais memória à medida que separa abas e complementos em processos diferentes. Felizmente, a Mozilla está preparando seu navegador para PCs mais limitados com um novo recurso chamado “performance”.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Esta aba permitirá que você limite o número de processos simultâneos que o Firefox poderá rodar, restringindo o consumo de RAM. Também será possível desativar animações em computadores lentos.

Segundo o Engadget, o Firefox atualmente possui suporte a dois processos (um para o navegador em si e outro para as abas). A partir da versão 55, ele terá suporte a três ou mais processos, assim como o Chrome, Safari e Microsoft Edge. A ideia é aumentar a segurança (separando abas em sandboxes) e a estabilidade (uma aba não faz o navegador inteiro travar).

No entanto, isso leva a um consumo maior de RAM. Por isso, o Firefox terá uma seção para limitar a quantidade de processos simultâneos que ele pode rodar. “Mais processos de conteúdo deixarão o Firefox mais responsivo ao usar múltiplas abas, mas também consumirão mais memória”, de acordo com a interface proposta.

Haverá também um botão “Otimizar Firefox” que desativa todas as extensões (é possível reativá-las depois). E será possível desativar as animações da interface para abas, menus e outras coisas; além de impedir o navegador de realizar prefetching, isto é, de carregar o conteúdo de links listados em uma página — isso pode ser útil para conexões lentas ou com limites de franquia.

A aba “performance” deve demorar um pouco até se tornar realidade; os desenvolvedores da Mozilla ainda estão começando os trabalhos. Como nota o Engadget, o Firefox 53 será lançado esta semana, mas o suporte a mais de dois processos só virá no Firefox 55. Ou seja, o novo recurso só deve chegar a versão estável do navegador no final do ano, ou começo de 2018.

Com informações: Engadget, Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Molinex
Ainda bem que da pra instalar qualquer extensão do Chrome no Opera... O Firefox esta velho... A Moz://a precisa rescrever o navegador... A MS trocou o IE por um IE moderno. O Google lançou o Chrome em 2008, e depois reescreveu o motor de renderização, mais recentemente, além de criar uma VM para JS. O Opera adotou todo o backend do Chromium, e abriu mão do Presto, que ela vinha trabalhando durante muito tempo... Todo navegador passou por renovação, ou no caso (perdido) da MS, recriação do zero. Só quem não recebeu uma reformada, foi o bom e velho Firefox, que esta aí desde 2004, e só recebe path de seguança. Por isso o coitado tá sofrendo, pra acompanhar essa nova web...
NoobIsrael
Eu gosto do Chrome pq ele é bem simples, não tem muitas personalizações por padrão, apenas usando extensões. E ele tem o Authy, que não tem em nenhum outro navegador. Firefox e outros open-source respeitam mais a privacidade? Sim. Mas eu acho ele tão ruim que nem vale a pena.
Molinex
Se o cara chega, e fala que não usa o Chrome, porque não gosta, porque prefere qualquer outro navegador, porque é feio, porque é simples, porque tem um backdoor que manda todos os dados de navegação, pra um servidor da google lá em shadaloo, da pra entender... O que não dá pra entender, e o cara falar que não usa o Chrome porque consome memoria... Eu por exemplo, uso o Opera, porque acho o Chrome feioso... Mas só uso o Opera, porque ele foi construído em cima do backend do Chrome/Chromium. Incluindo ferramentas de desenvolvimento, ótimo desempenho, e também consumo de memoria (consequência). Se não, usaria o Chrome feioso mesmo...
NoobIsrael
Nunca aconteceu isso comigo, tenho 8GB de RAM + 1,9GB de memória swap que o Windows criou automaticamente em meu SSD.
Molinex
Então mano, sua maquina já congelou alguma vez por falta de memoria? Eu acho esse negocio de ficar medindo gasto de memoria bobeira, afinal pro Chrome voar do jeito que ele voa, tem que consumir memoria mesmo, né não?
Rod
Vc não entendeu...
Keaton
Dá uma olhada no Boa Dica. Tem de monte.
@Sckillfer

A pagina está com design de Windows 10... Será que vão lança-lo na Store? E como assim 2018? Se estamos chegando na 53 e o ciclo são 6 semanas?

Sckillfer
A pagina está com design de Windows 10... Será que vão lança-lo na Store? E como assim 2018? Se estamos chegando na 53 e o ciclo são 6 semanas?
Alberto Prado
O cara de cima mencionou empresa. E vc respondeu a ele sem fazer nenhuma exclusão ao fato. Logo está respondendo a resposta como um tudo. É no mais, é só vc entra em qualquer site de vendas vê os 5 notes/pc mais vendido e vai vê que 8 GB é quase luxo.
Rod
Mentira rs
Rod
E só empresa comprar notebook agora?
Keaton
Meu PC tem 8GB de RAM e eu quase não jogo. 8GB de RAM é pouco para lidar com 2-3 maquinas virtuais.
Keaton
Não quero ser o chato do "[carece de fontes]", mas...
Keaton
Já vi notebook de 1500 com 8GB. (Mas CPU dual core)
Exibir mais comentários