Samsung não quer que você mude a função do botão Bixby no Galaxy S8

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Bixby

A Samsung parece estar empenhada em promover seu assistente pessoal Bixby. O Galaxy S8 veio com um botão dedicado para o recurso, e alguns usuários já se prontificaram a encontrar uma forma de remapeá-lo para que ele passe a acionar outra função. Mas a Samsung liberou uma atualização de firmware que bloqueia essa possibilidade.

A gambiarra que permitia mudar a função do botão Bixby interceptava os serviços de acessibilidade do Galaxy S8. Sempre que o comando lateral era pressionado, um evento de tecla apertada e tecla liberada era enviado ao Android. Então, o aplicativo de terceiro Button Mapper identificava esses eventos e permitia que você escolhesse outra ação — como abrir o Google Now ou a câmera, por exemplo.

No entanto, a atualização do Galaxy S8 para a versão NRD90M.G950WVLU1AQD9, aparentemente, impede que os serviços de acessibilidade interceptem os sinais do botão, bloqueando a possibilidade de remapeá-lo, segundo o XDA Developers. Um representante da Samsung afirmou que o Button Mapper explorava um comportamento a nível de sistema e confirmou que isso foi alterado.

Um problema do Bixby é que ele não será completamente funcional no primeiro dia. Mesmo nos Estados Unidos, o assistente pessoal inicialmente não terá suporte a comandos de voz. Apenas o Bixby Home (uma espécie de cópia do Google Now) e o Bixby Vision (que lê fotos da câmera para exibir informações de vinhos, traduzir texto ou ler QR Codes) estarão disponíveis.

O Galaxy S8 e o Galaxy S8+ começarão a ser vendidos no Brasil em 12 de maio, custando R$ 3.999 e R$ 4.399, respectivamente. Por aqui, o Bixby também suportará Bixby Home e Bixby Vision. O suporte aos comandos de voz em português ainda está em desenvolvimento, sem previsão para ser liberado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados