Início » Games » Por que baratas amam consoles de videogame (em especial o PlayStation 4)

Por que baratas amam consoles de videogame (em especial o PlayStation 4)

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Eu não tenho medo de baratas; eu tenho raiva. E não ajuda muito saber que elas podem criar um abrigo no meu console e estragá-lo por causa disso.

Foto por Jon Fingas/Flickr

O Kotaku descobriu que muitos consertos de PlayStation 4 nos EUA envolvem consoles cheios de baratas mortas. Também é possível encontrá-las no Xbox One, é claro, assim como há relatos do inseto no PlayStation 3 e no Wii U.

Mas Patrick Che — cofundador do XCubicle, oficina de consoles em Nova York — diz receber tantos PS4 infestados de baratas que a empresa cobra uma taxa de US$ 25 para removê-las. E Alex Montenegro — dono da Gameteczone, uma das maiores assistências técnicas de videogames do Brasil — diz ao UOL Jogos que o PS4 é o destino preferido desses insetos.

Por que isso acontece? Bem, a maioria dos consoles fica em áreas escuras ou fechadas, e acaba esquentando com o uso — qualquer lugar escuro e quente corre o risco de hospedar baratas. Mas, como nota o Kotaku, o PS4 tem algumas características que o tornam mais acolhedor para esses insetos.

Suas grelhas de ventilação são mais amplas e ficam na parte inferior do console, onde as baratas podem entrar com facilidade. Além disso, a parte interna do PS4 fica mais quente do que o Xbox One por causa de sua fonte de alimentação.

Na maioria das vezes, o usuário não sabe que o PS4 está infestado: o console apenas para de funcionar sem motivo aparente. O que realmente acontece: a fonte de alimentação interna frita as baratas em seus componentes; e os filhotes (e seus excrementos) podem derreter e se fundir ao hardware. Tudo isso pode impedir o PS4 de ligar.

Para resolver o problema, o jeito é substituir a fonte de alimentação e esterilizar o console com um limpador ultrassônico. Só não peça para a Sony, já que ela recusa consoles infestados com insetos.

Mais sobre: ,