Depois que o Google Maps foi lançado, em 2005, muita gente pensou que o Google Earth seria descontinuado. Mas isso não aconteceu, pelo contrário: o software continua sendo atualizado. A versão mais recente foi liberada nesta terça-feira (18) e traz design renovado, novos mapas 3D e recursos como o Voyager.

A atualização de agora está sendo lançada para Android e navegadores com WebGL, embora somente o Chrome seja compatível por enquanto. Não há mistério para usar a ferramenta. Na versão web, por exemplo, uma discreta barra no lado esquerdo dá acesso às principais funcionalidades.

Google Earth

A primeira é a busca que, segundo o Google, agora está mais inteligente, podendo encontrar com grande precisão cidades, vilarejos, bairros e afins, além de estabelecimentos nesses lugares. Cartões também podem ser exibidos automaticamente para mostrar informações úteis do local.

O Voyager talvez seja a grande novidade. Ao ativar essa opção, você pode fazer uma espécie de visita guiada virtual por diversos lugares, de grandes centros urbanos como Paris e Tóquio ao habitat de animais que simbolizam a África.

Fazendo explorações, dá para perceber como as reproduções 3D estão mais caprichadas. Além de mais lugares contarem com esse recurso, agora está um pouco mais fácil, por exemplo, ter noção do quão inclinada uma rua é.

Se você quiser apenas matar o tempo, o Google Earth também incorporou um botão “Estou com sorte”. Clique nele e você será levado aleatoriamente para algum lugar do mundo — no meu teste, eu fui parar na Times Square.

Outro recurso destacado pelo Google é o This is Home, que faz uma viagem por casas tradicionais que marcam as culturas de diversos lugares pelo mundo. É verdade que poucas casas aparecem nessa lista, mas a companhia promete aumentar a quantidade com o passar do tempo.

Google Earth para Android

Para quem quiser conferir, a versão web do Google Earth (para Chrome) está disponível aqui. Já a atualização para Android está senda liberada progressivamente a partir de hoje. Segundo o Google, as versões para iOS e outros navegadores chegarão em breve.

Vale dizer ainda que a versão da ferramenta para dispositivos de realidade virtual também foi atualizada. O Google Earth VR agora permite que você faça pesquisas a partir de um teclado virtual que aparece bem à sua frente. Além disso, 27 novos lugares foram incluídos para visualização nesse modo.

Atualizado às 11:10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

­­­­­­­­­­­­­­­

a versao web só pega no lixo do chrome

Ana Paula Dores Ramos
No meu notebook também aconteceu o mesmo. Mas quando baixei o app no smartphone deu tudo certo. Verifique se vc não está baixando o app para celular. (Não sei se é esse o problema).
Ana Paula Dores Ramos
Tem fotos sim. Talvez não tantas ainda. É só procurar o desenho da câmera fotográfica.
Andréa Mãos E Arte
Gostei da atualização, mas estou sentindo muita falta das fotos dos locais. Era muito legal ver fotos de lugares isolados, tipo a Ilha Adamstown. Agora não tem mais fotos? É isso mesmo? Eu não estou encontrando neste novo menu...
Marcão
Agora vem estas novidades enquanto tem imagens de lugares do Brasil que a data é de 2007, deviam atualizar.
Marcio Vinicio Miranda Walter
No meu Chrome quando tento entrar fica na mensagem " Carregamento em andamento. 0 de 4.543 bilhões de anos processados". Não consegui usar.
Daniel
o meu não carrega, aparece isto: Unfortunately your computer does not support WebGL graphics acceleration; Google Earth cannot be loaded. Please try another device.
Joseph Arimateias Diniz
Também queria saber. Uso o GE como complemento para trabalhos em georreferenciamento. Sinto falta de atualizações à um bom tempo.
Don Ramón
Tá lindão o novo Google Earth!
Jefferson Rodrigues
Eu também costumo contribuir.
Jefferson Rodrigues
Essa é muito boa!
Jefferson Rodrigues
É bem capaz de um dia o serviço só está disponível para esses profissionais que você citou.
JN Marcos
A Google poderia aproveitar e fazer uma atualização para seu programa para computador. Adicioná-lo à loja do Windows 10 e aos poucos fazer a conversão para um aplicativo que segue a interface Metro e conceitos do Windows 10, como aos poucos o Kodi, faz no seu app.
David
Verdade, na minha cidade, muitos tinham o endereço certo, mas a localização errada no maps, e quando se usava o street view aparecia um lugar nada haver, Detran, Teatro, escolas estaduais, correios... dei minha contribuição.
igorruckert

Também queria saber, prefiro mais que a versão web

Exibir mais comentários