Depois que o Google Maps foi lançado, em 2005, muita gente pensou que o Google Earth seria descontinuado. Mas isso não aconteceu, pelo contrário: o software continua sendo atualizado. A versão mais recente foi liberada nesta terça-feira (18) e traz design renovado, novos mapas 3D e recursos como o Voyager.

A atualização de agora está sendo lançada para Android e navegadores com WebGL, embora somente o Chrome seja compatível por enquanto. Não há mistério para usar a ferramenta. Na versão web, por exemplo, uma discreta barra no lado esquerdo dá acesso às principais funcionalidades.

A primeira é a busca que, segundo o Google, agora está mais inteligente, podendo encontrar com grande precisão cidades, vilarejos, bairros e afins, além de estabelecimentos nesses lugares. Cartões também podem ser exibidos automaticamente para mostrar informações úteis do local.

O Voyager talvez seja a grande novidade. Ao ativar essa opção, você pode fazer uma espécie de visita guiada virtual por diversos lugares, de grandes centros urbanos como Paris e Tóquio ao habitat de animais que simbolizam a África.

Fazendo explorações, dá para perceber como as reproduções 3D estão mais caprichadas. Além de mais lugares contarem com esse recurso, agora está um pouco mais fácil, por exemplo, ter noção do quão inclinada uma rua é.

Se você quiser apenas matar o tempo, o Google Earth também incorporou um botão “Estou com sorte”. Clique nele e você será levado aleatoriamente para algum lugar do mundo — no meu teste, eu fui parar na Times Square.

Outro recurso destacado pelo Google é o This is Home, que faz uma viagem por casas tradicionais que marcam as culturas de diversos lugares pelo mundo. É verdade que poucas casas aparecem nessa lista, mas a companhia promete aumentar a quantidade com o passar do tempo.

Google Earth para Android

Para quem quiser conferir, a versão web do Google Earth (para Chrome) está disponível aqui. Já a atualização para Android está senda liberada progressivamente a partir de hoje. Segundo o Google, as versões para iOS e outros navegadores chegarão em breve.

Vale dizer ainda que a versão da ferramenta para dispositivos de realidade virtual também foi atualizada. O Google Earth VR agora permite que você faça pesquisas a partir de um teclado virtual que aparece bem à sua frente. Além disso, 27 novos lugares foram incluídos para visualização nesse modo.

Atualizado às 11:10.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados