O Internet Archive é, basicamente, o maior museu interativo da internet, onde é possível ter uma ideia de como eram os sites, programas e jogos criados mais de 25 anos atrás, e que rodavam em computadores menos potentes do que o celular que você tem no seu bolso.

Macintosh original recriado com Lego

Graças ao port do emulador DOSBox para JavaScript, jogos clássicos — como Carmen Sandiego The Secret of Monkey Island — e sistemas como o Windows 3.11 podem ser utilizados diretamente do navegador. Agora, outra parte importante da história da computação mundial também pode ser experimentada no Internet Archive: o site está disponibilizando aqui a emulação de vários softwares que rodavam no Macintosh original, lançado em 1984.

Programas e jogos para o Mac OS 6 e 7 — como MacDraw, MacPaint, Microsoft Flight Simulator, Frogger e até Space Invaders — podem ser vistos como eles rodavam originalmente na época, em toda a sua gloriosa interface preto-e-branca que ajudou a moldar e popularizar o desktop como conhecemos hoje.

Mesmo para quem nunca utilizou os primeiros SOs do Macintosh original, será fácil reconhecer algumas ideias e conceitos de design de interface que são comuns nos sistemas operacionais modernos, como a “lixeira” onde os arquivos ficam guardados até serem excluídos e, no caso do macOS, a clássica barra de menu persistente no topo da tela com o logo da maçã. Até mesmo o nome de alguns programas, como o Finder, são “herança” daquela época (ainda que o programa atual tenha pouca coisa em comum com o que rodava no Mac de 1984).

Segundo o Internet Archive, os softwares e games disponíveis foram criados entre 1984 e 1989, tendo sido cuidadosamente escolhidos pela própria equipe, e mais poderão ser adicionados no futuro. Vale a pena conferir a coleção, nem que seja apenas pela curiosidade de saber como era a vida dos geeks da década de 1980. Os arquivos emulados do Macintosh antigo podem ser encontrados neste link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

George Schildth
Aproveitem enquanto podem, não duvido nada de que daqui a pouco a apple vai processar o site alegando violação de direitos autorais, acompanhado de um bilionário pedido de indenização, kkkkkkk.
Molinex
Sensacional
Henrique Queirós
ouvir um Saddlemen novinho...
Henrique Queirós
Nossa... Amei..
Bruno
Só vou pegar meu walkman da aiwa aqui e jogar ouvindo meu k7 melhores do rock.