Início » Segurança » Microsoft permite fazer login sem senha usando o smartphone

Microsoft permite fazer login sem senha usando o smartphone

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Grandes empresas sabem que senhas podem ser problemáticas, e trabalham para que você possa evitá-las usando o smartphone como forma de login. O Yahoo implementou isso há algum tempo, o Google vem testando um recurso semelhante, e agora é a vez da Microsoft.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Você pode fazer login em sua conta da Microsoft — que inclui Outlook.com, Xbox Live, Skype e outros — sem digitar a senha. Em vez disso, você usa o app Microsoft Authenticator.

Funciona assim: ao baixar o app para iOS ou Android, você será convidado a ativar a “entrada pelo telefone” (phone sign-in). Basta escolher seu tipo de conta para inserir login e senha.

Então, toda vez que você quiser logar em sua conta da Microsoft, surgirão três números no seu smartphone. Toque no mesmo número que estiver aparecendo na tela do computador, e autorize o login. É claro, se você preferir, pode usar a senha tradicional (é só clicar na opção “Use sua senha”).

A Microsoft vinha testando o login sem senha há alguns meses; agora ele está disponível para todos. Se você já usava o Authenticator, basta selecionar sua conta no app e tocar em “Ativar entrada pelo telefone”.

Vale notar que este recurso está disponível apenas para o Authenticator no iOS e Android. A Microsoft explica: “o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone”.

O Yahoo Mail tem um esquema parecido de login sem senha, lançado antes de todos conhecerem os problemas de segurança da companhia. E o Google vem testando isso desde o final de 2015; a ideia era lançar o recurso para todos no final do ano passado, o que não aconteceu. A empresa oferece apenas uma forma simples de usar a autenticação por dois fatores no smartphone, mas isso ainda requer o uso de senha.

Mais sobre:
  • Henrique Queirós

    Se roubarem seu smart, já era…
    Acho muito bom, de qualquer modo, a facilidade disso. Porém, não é perigoso dar tanto poder ao seu smartphone?

    • Compartilho do mesmo pensamento.

      Tinha que terminar um trabalho em grupo, fiz a minha parte e enviei o restante para um amigo terminar a parte dele. No dia que devíamos estar com o projeto pronto (uns 3 dias depois), meu amigo vem com a cara lavada dizendo que não fez porque havia perdido o celular e o dropbox estava com autenticação em 2 etapas. É mole?

      • David

        Por isso existem os códigos de backup, se ele não salvou é muita burrice.

      • Diogo Nóbrega

        No mesmo dia dá pra recuperar o chip com o mesmo número, colocar em outro celular e receber o SMS pra acessar a conta. Se ele conseguiu enganar todo mundo com essa desculpa, parabéns, ele atingiu um novo nível de enrolação.

        • Henrique Queirós

          passei 5 dias pra conseguir recuperar meu chipp com mesmo número, graças a enrolação e falta de estrutura da Vivo.

          • Diogo Nóbrega

            É… exceto nesses casos. Quando fui assaltado, precisei recuperar meus dois chips da Tim e da Oi. O da Tim foi fácil, bastou ir na loja, pagar o chip e pronto. Já o da Oi, eles vinham com a desculpa que não tinha chip pré-pago pra resgatar na loja (na tentativa de fazer o cliente migrar pro pós, creio eu). Tive que fazer uma reclamação no Consumidor.gov pra Oi poder me enviar o chip pelos correios…

          • Henrique Queirós

            Eu recuperei o da vivo, mas tive que mudar de Plano, porque fiquei sem paciência. Acabei cancelando o chipp dois meses dos…

        • Exatamente!

      • Flávio

        Numa viagem ao exterior quebrei a tela do meu celular android (ficou toda preta). Como a viagem continuaria por muitos dias, comprei um novo celular. Mas não pude conectar a minha conta google ao novo celular por causa da dupla autenticação. Entrei numa parte lá onde pude confirmar minha identidade e explicar o ocorrido, e depois de alguns dias eles removeram a dupla autenticação.

        • Nildo Oliveira

          Se Vc usar o Authy e ter ele no celular e no Chrome PC caso o celular quebre é só usar a extensão.
          Acho eu que seja a solução para celular quebrado

    • CtbaBr

      Eu sempre tive receio de armazenar senhas em locais específicos para isso!
      Se você fosse um hacker, o seu alvo seria o “Authenticator”, afinal la estará todas as chaves!

  • Paul

    Melhor parte: ”…A Microsoft explica: “o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone”…
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • tuneman

      “usuários ativos do Authenticator”
      então no total deve dar uma meia dúzia contando com os proprios desenvolvedores.

    • Wintermutal

      A verdade é que WP já nasceu morto,nem a M$ se preocupa com ele

    • Tori

      Nem a microsoft acredita no Windows Phone mais :v

  • Marsupial radical

    Nem a própria MS quer fazer os troço pra WP HAHAHAHAHAHAH

    • Henrique Queirós

      E quando digo que o principal problema do WP foi a falta de investimento da MS, nego me xinga

      • Trovalds

        Não foi falta de investimento, foi falta de planejamento e/ou má execução mesmo. Só na equipe que estava desenvolvendo a portabilidade de aplicativos pra Android no Windows 10 eram mais de 80 pessoas. E ainda assim desistiram do projeto. A MS gastou um bocado de grana no Windows Phone.

        • Wintermutal

          Ou seja eles tinham o dinheiro,a mão de obra e só não tinham boa vontade.

  • Anakin

    “Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator” mas a culpa do fracasso é do Google #táSerto

  • Trovalds

    A Blizzard usa autenticação parecida faz um tempinho já.

    • Diogo Nóbrega

      A autenticação do aplicativo da Blizzard não é duas etapas?

  • Henrique Mello

    Eu já uso esse método de aprovar a entrada escolhendo um número ao acessar minha conta Google no meu celular android, e acho bem prático.

  • Marcelo

    Tenho a impressão de ser bem mais inseguro nesse sistema…

    Descobrir o email da pessoa que é usado na conta e ter o celular com essa autenticação na mão, abre as portas do reino bem mais facil que só usar a senha normal…

  • Ramon Gonzalez

    “Vale notar que este recurso está disponível apenas para o Authenticator no iOS e Android. A Microsoft explica: ‘o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone’.”

    Apenas um comentário: HUAHUAUHAUHAUHA!!
    A própria empresa abandonou o sistema. Unbelievable!

  • Antony

    Mas… mas… o Windows 10 Mobile é o futuro!