Grandes empresas sabem que senhas podem ser problemáticas, e trabalham para que você possa evitá-las usando o smartphone como forma de login. O Yahoo implementou isso há algum tempo, o Google vem testando um recurso semelhante, e agora é a vez da Microsoft.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Você pode fazer login em sua conta da Microsoft — que inclui Outlook.com, Xbox Live, Skype e outros — sem digitar a senha. Em vez disso, você usa o app Microsoft Authenticator.

Funciona assim: ao baixar o app para iOS ou Android, você será convidado a ativar a “entrada pelo telefone” (phone sign-in). Basta escolher seu tipo de conta para inserir login e senha.

Então, toda vez que você quiser logar em sua conta da Microsoft, surgirão três números no seu smartphone. Toque no mesmo número que estiver aparecendo na tela do computador, e autorize o login. É claro, se você preferir, pode usar a senha tradicional (é só clicar na opção “Use sua senha”).

A Microsoft vinha testando o login sem senha há alguns meses; agora ele está disponível para todos. Se você já usava o Authenticator, basta selecionar sua conta no app e tocar em “Ativar entrada pelo telefone”.

Vale notar que este recurso está disponível apenas para o Authenticator no iOS e Android. A Microsoft explica: “o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone”.

O Yahoo Mail tem um esquema parecido de login sem senha, lançado antes de todos conhecerem os problemas de segurança da companhia. E o Google vem testando isso desde o final de 2015; a ideia era lançar o recurso para todos no final do ano passado, o que não aconteceu. A empresa oferece apenas uma forma simples de usar a autenticação por dois fatores no smartphone, mas isso ainda requer o uso de senha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nildo Oliveira
Se Vc usar o Authy e ter ele no celular e no Chrome PC caso o celular quebre é só usar a extensão. Acho eu que seja a solução para celular quebrado
Paulo Henrique

Segundo um usuário assíduo da Microsoft que Conheço, esse serviço existe no wp a anos, desde o w.p 8

Antony
Mas... mas... o Windows 10 Mobile é o futuro!
Tori
Nem a microsoft acredita no Windows Phone mais :v
Caleb Enyawbruce

"Vale notar que este recurso está disponível apenas para o Authenticator no iOS e Android. A Microsoft explica: 'o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone'."

Apenas um comentário: HUAHUAUHAUHAUHA!!
A própria empresa abandonou o sistema. Unbelievable!

Ramon Gonzalez
"Vale notar que este recurso está disponível apenas para o Authenticator no iOS e Android. A Microsoft explica: 'o Windows Phone compõe menos de 5% dos usuários ativos do Authenticator, por isso priorizamos o trabalho no iOS e Android por enquanto. Se/quando o login pelo smartphone se tornar um grande sucesso nessas plataformas de alta escala, vamos avaliar a adição de suporte ao Windows Phone'." Apenas um comentário: HUAHUAUHAUHAUHA!! A própria empresa abandonou o sistema. Unbelievable!
Marcelo
Tenho a impressão de ser bem mais inseguro nesse sistema... Descobrir o email da pessoa que é usado na conta e ter o celular com essa autenticação na mão, abre as portas do reino bem mais facil que só usar a senha normal...
Wintermute

Ou seja eles tinham o dinheiro,a mão de obra e só não tinham boa vontade.

Wintermutal
Ou seja eles tinham o dinheiro,a mão de obra e só não tinham boa vontade.
Baidu feat MC Brinquedo
Exatamente!
Wintermute

A verdade é que WP já nasceu morto,nem a M$ se preocupa com ele

Wintermutal
A verdade é que WP já nasceu morto,nem a M$ se preocupa com ele
CtbaBr©

Eu sempre tive receio de armazenar senhas em locais específicos para isso!
Se você fosse um hacker, o seu alvo seria o "Authenticator", afinal la estará todas as chaves!

CtbaBr
Eu sempre tive receio de armazenar senhas em locais específicos para isso! Se você fosse um hacker, o seu alvo seria o "Authenticator", afinal la estará todas as chaves!
Henrique Queirós
Eu recuperei o da vivo, mas tive que mudar de Plano, porque fiquei sem paciência. Acabei cancelando o chipp dois meses dos...
Exibir mais comentários