Não é só o Facebook. A conferência F8 também está servindo de palco para novidades em outros serviços da companhia. Vem de lá a informação de que o Instagram ganhou um modo de funcionamento offline, disponível apenas para usuários Android.

Com a novidade, você pode utilizar o aplicativo (quase) normalmente quando não houver conexão. Dá para curtir fotos que já tenham sido previamente carregadas, fazer comentários, guardar conteúdo, deixar de seguir pessoas e preparar novas postagens, por exemplo. Assim que o acesso à internet for restabelecido, todas essas ações serão sincronizadas automaticamente.

Esse modo de funcionamento beneficiará praticamente todos os usuários, afinal, todo mundo fica sem conexão de vez em quando. Mas a intenção do Facebook com a ideia é ampliar o número de contas ativas no Instagram. O modo offline pode tornar o serviço mais interessante em lugares em que as opções de acesso à internet são mais limitadas ou falham frequentemente.

A estratégia tem boas chances de dar resultado, pois experiência no assunto não falta ao Facebook: com o lançamento do Facebook Lite — app que dá acesso à rede social, mas gasta menos dados —, a companhia conseguiu alcançar 200 milhões de novos usuários em países em desenvolvimento, isso em apenas um ano.

Provavelmente, está aí a razão para o recurso chegar apenas ao Android: como você sabe, a plataforma tem muito mais usuários que o iOS. De qualquer forma, a possibilidade de o modo offline ser disponibilizado para usuários de iPhone não está descartada.

A novidade já está sendo liberada para as contas compatíveis.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados