Início » Mobile » Instagram ganha modo offline no Android

Instagram ganha modo offline no Android

Por
30 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não é só o Facebook. A conferência F8 também está servindo de palco para novidades em outros serviços da companhia. Vem de lá a informação de que o Instagram ganhou um modo de funcionamento offline, disponível apenas para usuários Android.

Com a novidade, você pode utilizar o aplicativo (quase) normalmente quando não houver conexão. Dá para curtir fotos que já tenham sido previamente carregadas, fazer comentários, guardar conteúdo, deixar de seguir pessoas e preparar novas postagens, por exemplo. Assim que o acesso à internet for restabelecido, todas essas ações serão sincronizadas automaticamente.

Esse modo de funcionamento beneficiará praticamente todos os usuários, afinal, todo mundo fica sem conexão de vez em quando. Mas a intenção do Facebook com a ideia é ampliar o número de contas ativas no Instagram. O modo offline pode tornar o serviço mais interessante em lugares em que as opções de acesso à internet são mais limitadas ou falham frequentemente.

Instagram

A estratégia tem boas chances de dar resultado, pois experiência no assunto não falta ao Facebook: com o lançamento do Facebook Lite — app que dá acesso à rede social, mas gasta menos dados —, a companhia conseguiu alcançar 200 milhões de novos usuários em países em desenvolvimento, isso em apenas um ano.

Provavelmente, está aí a razão para o recurso chegar apenas ao Android: como você sabe, a plataforma tem muito mais usuários que o iOS. De qualquer forma, a possibilidade de o modo offline ser disponibilizado para usuários de iPhone não está descartada.

A novidade já está sendo liberada para as contas compatíveis.

Com informações: TechCrunch

Mais sobre: , ,
  • Henrique Queirós

    Quero ver o que os Uchihas vão copiar na próxima atualização…

  • Anakin

    muito interessante isso

  • Chicken Little

    Futuro: Vários aplicativos fazendo a mesma coisa. usuário executa várias ações nos apps, ai reestabelece conexão e acaba o plano de dados nos primeiros 2 minutos.

    • Yago Oliveira

      Como assim? As ações são guardadas em um arquivo de log que é sincronizado quando a conexão for restabelecida. O próprio texto afirma que os dev tem preocupação justamente com pessoas com internet zuada.

      • Theo Queiroz

        Bem, no próprio texto diz que “assim que o acesso à internet for restabelecido, todas essas ações serão sincronizadas automaticamente.” Ou seja, o aplicativo vai ficar esperando a internet voltar, quando o 4G der sinal de vida, puff, sincroniza, posta, comenta tudo de uma vez e já era teu pacote de dados.

        • daniel

          A maioria das ações são de curtir, comentar e tal.
          Se a pessoa manda várias fotos é de se esperar que acabe os dados. Dess forma tem a chance de inclusive acabar mandando pelo wifi caso a conexão não volte antes

        • Yago Oliveira

          Sim, mas é como eu disse, não é necessário jogar tudo de uma vez, é possível fazer apenas um simples arquivo de log que sincroniza e as alterações, enquanto que as novidades serão recebidas normalmente como já acontece ao ligar a rede de dados.

  • Ramon Gonzalez

    Eu nao curti não. Deve significar ainda mais arquivos salvos no smartphone. O problema é que o Instagram já é um dos apps que ocupa mais espaço, pelo menos no iOS, que é o que eu uso. Não faço a menor questão de usar qualquer rede social off-line.