Início » Antivírus e Segurança » Seu próximo cartão de crédito pode incluir um leitor de digitais para dispensar senha

Seu próximo cartão de crédito pode incluir um leitor de digitais para dispensar senha

Felipe Ventura Por

Estamos vendo mais e mais empresas substituindo o uso de senhas por biometria. Você pode usar sua digital para desbloquear o smartphone, para sacar dinheiro no caixa eletrônico e, se depender da MasterCard, também para realizar pagamentos com cartão.

A empresa está testando cartões com leitor de impressão digital embutido. Você insere a parte com chip na maquininha, passa o dedo em um sensor para autorizar a transação, e pronto.

Seu banco precisa informar que o novo cartão está disponível, e você tem que ir até uma agência para fazer o registro biométrico. Um modelo criptografado de suas impressões digitais (até duas) é então armazenado no chip EMV do cartão.

Ao pagar, você insere o cartão na maquininha e passa o dedo no sensor. Ele lê sua digital e a envia para o chip do cartão, que a compara com as informações previamente gravadas nele. Se os dados baterem, o chip envia uma mensagem “sim” ou “autorizado” para o banco.

Segundo o Engadget, o processo de autorização é quase instantâneo, muito mais rápido que digitar uma senha. E como tudo acontece no cartão, sem passar pelo banco, a MasterCard diz que as lojas não precisam adquirir maquininhas novas para aceitar biometria.

A empresa fez testes iniciais dessa tecnologia na África do Sul, e vai expandi-los no país ao longo dos próximos meses, mirando em um lançamento até o final do ano. Os cartões com biometria também serão testados em breve na Europa e Ásia-Pacífico.

A MasterCard diz que esta é a “próxima geração de cartão biométrico”. De fato, ela já testou essa tecnologia em 2014, quando se uniu à empresa de biometria Zwipe para criar o primeiro cartão com leitor de digitais.

O projeto-piloto foi realizado com um banco da Noruega, e incluía NFC para pagamentos contactless — no entanto, ele precisava de uma bateria para funcionar. Por sua vez, a geração atual obtém energia da própria máquina de cartão, dispensando bateria.

Com informações: MasterCard, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anthony Fernando
Uma ótima idéia! Curti.
CtbaBr
Também gosto da ideia da transparência, sendo opcional melhor ainda!
Henrique Queirós
Eu já fiz muito saque no itau sem cartão. tem até a opção lá: "Usar sem cartão"
Weller Santibanez
De qualquer forma o custo é repassado ao cliente, cobrar desse modo, eu acho mais transparente, eu iria adquirir!
Le Zuero
Tomara que não me roubem o dedo junto.
Rafael Souza Vieira
Ou não né, pode ser biometria ou senha. SE passar o dedo no cartão valida por biometria, enquanto isso na maquina está pedindo a senha. Ou um ou outro! abs!
Rafael Souza Vieira
É mas aumenta o custo da emissão do cartão, será que é viável? Por outro lado pode ser repassado ao cliente que quer ter essa facilidade. EX: Você tem um cartão normal e quer o cartão com biometria e paga sei lá, R$50,00
CtbaBr
Se for só por biometria, teria essa "desvantagem". Mas teria a "vantagem" de ser mais seguro!
Magnosama
Acho que as senhas vão continuar valendo.
Magnosama
Ótima sacada, hein tomara que chegue logo por essas bandas...
O ruim é que nao vai dar pra alguma outra pessoa pagar pra voce rapidinho. Exemplo, to num local e falo pro brother, desce la e paga pra mim, minha senha é xxxx. Obviamente nao estou falando de qualquer um.
Kadu Queiroz
Legal heim , corta custos, praticidade bacana o lado negativo é que em caso de assalto vc fica sem o dedo LoL
BassVix
Depender de cartão físico continua sendo um atraso na modernidade. Essa pseudo-modernidade do artigo é meramente para evitar a digitação da senha. Eu precisei sacar um dinheiro num caixa eletrônico do BB e meu cartão estava com defeito, não passava em nenhum local, e não é que consegui sacar com biometria, digitais no caso. Aí sim ganhou pontos.
leoleonardo85
Curti demais.
Weller Santibanez
E corta custos adquirindo novas máquinas. Perfeito!
Exibir mais comentários