Para comemorar o aniversário de Brasília, a TIM ativará nesta sexta-feira (21) uma rede 4G a 700 MHz na cidade. É a primeira capital do Brasil a receber cobertura nessa frequência, que traz diversas vantagens em relação à rede atual.

Atualmente, a TIM costuma utilizar as frequências de 1.800 MHz e 2.600 MHz, sendo essa última considerada a padrão brasileira. A frequência de 700 MHz traz maior penetração de sinal por se tratar de uma faixa mais curta, chegando a maiores regiões e a locais obstruídos.

A operadora afirma que o alcance de cobertura em 700 MHz é o dobro da faixa de 2.600 MHz, portanto pode-se esperar uma melhora significativa de sinal, principalmente em ambientes internos.

A operadora também prometeu a tecnologia VoLTE para julho, que permite utilizar a rede 4G para fazer chamadas de voz. Na tecnologia atual, ao receber ligações o celular se conecta a uma rede 2G ou 3G. Uma pena é que nem todos os smartphones são compatíveis com a nova tecnologia.

Além disso, é importante lembrar que nem todos os dispositivos são compatíveis com o 4G em 700 MHz. Procure em suas especificações técnicas se ele possui a banda 28. A TIM informa que todos os dispositivos de seu portfólio atual são compatíveis.

É questão de tempo até que outras operadoras disponibilizem o 4G a 700 MHz: Claro, TIM e Vivo arremataram blocos de espectros dessa frequência. Por sinal, a Claro fará uma coletiva na semana que vem em Brasília, onde fará o primeiro teste nessa frequência.

Além de melhorar o sinal, habilitar a rede de 700 MHz traz mais capacidade, visto que há mais espectro disponível para a tecnologia 4G. Com operação em três diferentes frequências (700 MHz, 1.800 MHz e 2.600 MHz) a TIM poderia habilitar a tecnologia LTE-Advanced, que agrega portadoras de três bandas. No entanto, ela nem mencionou essa tecnologia em seu comunicado à imprensa.

A TIM reafirma o compromisso de cobrir 2.000 cidades com cobertura 4G até o final do ano. Atualmente, ela continua na liderança com 1.291 municípios cobertos. A segunda maior cobertura é da Claro, com 851 municípios.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados