Início » Comportamento » Tecnocast 063 – Sobrecarga de informações

Tecnocast 063 – Sobrecarga de informações

Por
26 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

No mundo de hoje a gente é bombardeado por informações de todos os lados – são muitas notícias, textões e muito conteúdo gerado pelos nossos amigos nas redes sociais. Além disso, ainda temos novas ferramentas que nos dão acesso a catálogos enormes de filmes, séries, músicas, livros, jogos e podcasts.

Eu costumo utilizar apps e serviços pra guardar tudo o que quero consumir e pra lembrar do que eu já consumi. Mas as listas continuam aumentando em um ritmo que, uma vida humana não será o suficiente pra consumir tudo. E como fica a nossa cabeça no meio dessa bagunça? Estamos realmente absorvendo essas informações? Como priorizar o que é importante para você?

Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

 Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Mais sobre: , , , ,
  • William Fernandes

    Olá personas, mais uma vez comentando.

    Primeiro sobre o excesso de informação, assim como fazer manutenção em computador ou carro, eu também faço manutenção nos meus feeds, sempre excluo ou agrego novos feeds a cada 6 meses, podcast que não agrega mais, ou acompanhar site que tem mais do mesmo, assim como limpar o feed do facebook, limpo meus outros feeds, assim mantenho minha mente sã.

    Sobre ter opinião sobre tudo, concordo que não deveríamos comentar o opinar sobre tudo, mas é sempre bom termos uma vaga ideia sobre algum tópico, esses dias no meu curso de mandarin, tivemos que “debater” sobre diversos assuntos, desde educação até emprego e afins, acho legal ter ideia de que acontece no mundo, mas não necessariamente precisa (como Mobilon disse) vomitar no facebook.

    Sobre “tem aplicativos para tudo”, descordo um pouco de vocês, sei que muito gente usa aplicativos para ajudar a lembrar a tomar água porque realmente esquece, o trabalho ou atividade por ser tão envolvente que esquece, tenho uma amiga que morava no Rio Grande do Sul, onde a região é mais húmida e consequentemente o corpo requer menos água, ela mudou-se para São Paulo, sem o hábito de beber água frequente, ela começou a ficar desidratada, e isso afetou a saúde dela, no fim, com ajuda de alarme (recentemente um app específico para tal) ajudou ela a ganhar esse hábito para tomar água mais frequentemente.

    Enfim, acho que esses aplicativos específicos, são para ajudar a criar um hábito, não para usar a vida inteira, caso contrário, a vida será regrada com alarme, como o personagem White Rose do seriado Mr. Robot.

    Obs.: Ouça podcast enquanto lava louça! 🙂

  • Marcos Marcelo Ramos

    Concordo com o Thiago, informação demais é muita bucetagem.

  • Luis Cesar

    Sobre se preocupar com gerenciamento do smartphone. Eu tinha um Moto X2 e participava de um grupo no FB referente ao aparelho. Certo dia, naqueles posts de home screen que todo mundo ama, eu postei a minha. Beleza. Até que um noiado veio me perguntar porque o 4G estava ligado se o aparelho estava em wifi. Perguntei a ele o porquê de ter que desligar o 4G se o smartphone ativa e desativa a rede automaticamente na presença, ou não de wifi. Ele insistia que aquilo “estava errado” que estava gastando recursos do smartphone a toa, que eu tinha que ligar e desligar manualmente. Mano, é muita falta do que fazer dessa turma.

  • tonyfrasouza

    Já dizia meu bisavô em uma época que até o rádio valvulado com umas pilhas gigantes era coisa para poucos…

    É muita areia para minha carroça puxada por uma única junta de bois.

    Depois trocaram para: “É muita areia para meu caminhãozinho”.

  • Josiel Hen

    eu só queria um dia assistir todos os videos que deixei nas listas de reprodução do youtube.

  • D’ Carvalho

    Eu só não acelero o podcast do tecnoblog pq a voz do Higa é muito querida. #Higanetes

  • Paulo #

    Eu também faço atividade física sem música (ou tento, já que a academia onde treino só coloca playlists de pop mongo no talo, então levo um SanDisk Clip e boto umas músicas instrumentais para abafar. Sequer levo o telefone, para me desconectar nessa hora).
    Isso é bastante recomendado por profissionais, ter o foco exclusivamente no exercício.

  • André G

    Higa, obrigado pela dica de acelerar o áudio, comecei com 1.3 e já estou com 1.5

  • Mayck Xavier

    Eu ouvi o comentário do cara que apagou por estafa andando e lembrei que isso aconteceu comigo em janeiro em cima da moto. Eu simplesmente apaguei há 15 metros de uma curva e quando voltei, já estava caindo. Sorte que a velocidade estava baixa (uns 30km/h) por que tinham carros na minha frente e atrás e que eu estava de moto mesmo. Se estivesse de carro, teria varado pirambeira abaixo por que estava subindo uma serra.

  • CENTRAL PRESS – Laryssa Lobaqu

    “Não adianta você tentar ouvir podcast no trabalho”
    Quem – eu – será que tô fazendo exatamente isso?
    Faço sempre essas artimanhas, qualquer tempo livre pra absorver algo e na maioria das vezes o resultado são informações fragmentadas mesmo. </3