Início » Negócios » Nubank aumenta receita, mas registra prejuízo de R$ 122 milhões

Nubank aumenta receita, mas registra prejuízo de R$ 122 milhões

Emerson Alecrim Por

Se você não possui um cartão de crédito Nubank, provavelmente conhece alguém que o tem. Pudera: a fintech tem quase um milhão de cartões ativos. Esse sucesso só não trouxe lucro. Somente em 2016, a companhia amargou prejuízo de R$ 122,3 milhões. Mas a própria faz questão de avisar que essa não é, necessariamente, uma notícia ruim. São as dores do crescimento, digamos assim.

Em 2015, o prejuízo foi de R$ 32,7 milhões. Houve aumento de 273% em relação a esse período, portanto. Em balanço divulgado na semana passada (PDF), a companhia explica que a necessidade de crescimento acelerado a fez aceitar uma elevação tão grande no prejuízo.

É uma questão de não deixar o momento certo de crescer escapar, do contrário, os serviços da empresa podem se tornar menos atraentes ou, eventualmente, ser superados por rivais.

Boa parte dos gastos foi com pessoal: R$ 56,5 milhões (aumento de 215% em relação a 2015). As despesas administrativas ficaram em R$ 37,9 milhões (293% de aumento). Já os custos dos serviços prestados fecharam em R$ 89 milhões (aumento de 341%).

No total, o prejuízo operacional chegou a R$ 214 milhões em 2016. Em contrapartida, a empresa teve receita operacional de R$ 77,1 milhões no mesmo ano, contra R$ 10 milhões registrados em 2015 (aumento de 644%). Ou seja, a arrecadação também aumentou. A diferença entre todas as despesas e as receitas fez o prejuízo ficar em R$ 122,3 milhões.

Nubank

Ao Valor Econômico, Gabriel Silva, diretor financeiro do Nubank, explicou que o lucro deve demorar um pouco para vir. O foco da empresa, por ora, está mesmo no crescimento acelerado. É uma estratégia adotada por várias startups: crescer expressivamente e depois se preocupar com as receitas.

Segundo o executivo, o Nubank tem custo baixo de aquisição de clientes, em contrapartida, há despesas com fabricação e envio de cartões. Some esses com outros fatores, como investimento em tecnologia e financiamento de operações com rotativo, e fica fácil entender o porquê de um prejuízo tão alto.

Mas a empresa tem cerca de R$ 500 milhões para bancar as suas operações, dinheiro que veio principalmente de fundos de investimentos. Ao revelar esse montante, o Nubank sinaliza que não há motivo para preocupações — pelo menos por enquanto não há.

O crescimento almejado pela empresa não se concentra apenas na aquisição de clientes. Ainda ao Valor, Silva confirmou que o Nubank deu entrada em um pedido de abertura de uma financeira. Essa estratégia deverá dar mais liberdade para a companhia lançar novos produtos.

Com informações: StartSe

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robson Guepardo
Eu estagiei por dois anos, tentei inúmeras vezes e não consegui. Aí saí do estágio agora em abril e semana passada eles me mandam o código de acesso. O mesmo aconteceu com a minha namorada. kkkkk Totalmente sem lógica.
Guilherme Salles
Pq cartão pré é furada?
Veritas
Fale para este bando de mané que idolatra o Nubank. kkkkkkkk
Diego F. Duarte
Nunca teve almoco gratis, e vc q nunca notou. Bem vindo a realidade
Diego F. Duarte
Nubank é tão inovador q eles foram o primeiro banco/administradora brasileiro q se tem noticia q teve prejuizo e quase quebrou de forma nao intencional (digo isso pq estou excluindo os bancos do PROER, q td mundo sabe q foram criados pra quebrar, ou foram quebrados propositalmente). Parabens!
Diego F. Duarte
Do ContaSuper tb e mto bom, eles ate te dao agora um numero de CC unico do Santander vinculado ao cartao p vc fazer TEDs p ele. E uma puta mao na roda. O unico problema do CS e a exigencia rigidissima do cartao virtual pra compras online. Tem horas q isso enche MUITO o saco
Guilherme Barbosa
Você pode acessar o seu score agora pelo site do serasa
Thiago Alvarenga
Pô Nubank, se quiser eu pago anuidade esse ano. Depois a gente acerta.
Ayslan Dielf
Basicamente Score é a pontuação do seu nome na praça, ou seja, quando se faz uma avaliação de perfil do cliente seu CPF eh verificado em vários birôs como Serasa, Receita Federal, Lista Positiva dos bancos dentre outras coisas, muitas coisas interferem, por exemplo, caso a avaliação do Nubank use o Serasa e ela n consiga ter informações suas no mercado ela atribui valores defaults e esses valores vão definindo sua pontuação que ai na política de credito do Nubank tem o corte, score abaixo de 500 são negados automaticamente. Espero que tenha entendido. xD
Veritas
Ué, me diz você... não é você que trabalhar para ela? ;)
Ricardo
Eu nem cartao de credito tinha, amigo meu me mandou o convite, de primeira recusaram, tentei denovo e aceitaram.
Tiago Celestino
Startup tem da preju no inicio, mas mostrando que é um negócio sólido. Nenhuma startup começou dando lucro.
Gabriel Arruda
Não me pareceu tanto dinheiro R$ 500 milhões tendo em vista o prejuízo de R$122,3, a não ser que a ideia seja reduzi-lo daqui para frente. Vamos torcer para dar certo, mas ando meio cético com essa estratégia de startups quando muitas super bem sucedidas como Twitter e Uber continuam longe da expectativa dos investidores.
Gabriel Arruda
Pelo que eu dei uma avaliada, a maioria dos cientistas de dados deles trabalham nessa parte de avaliação de crédito...então deve ser algo mais sofisticado do que é praticado em outros bancos.
F. S.
Kkkkkkkkkkkk
Maxnoob
O gerente do meu banco disse que é a pontuação que tu gera ao usar os cartões de crédito. Quanto mais usar e pagar a fatura em dia maior é seu Score
Artur Benchimol
E como funciona esse tal de SCORE?
Bruno Pinho
Eles me mandaram um convite. Achei confuso e ignorei.
Yago Oliveira
Eu estou temerário também, mas percebi que é algo planejado. O Youtube mesmo hoje paga para se manter somente pois o lucro é pífio.
André G
Eu era estagiário quando consegui, isso foi em outubro de 2015, mas indiquei outros dois amigos estagiários meses depois e eles também foram aceitos rapidamente. O mais bizarro é que meu ex cunhado que tinha um salário 10 vezes maior foi aceito, mas com um limite que era menos da metade do meu no início, eu comecei com 2800 de limite e hoje meu limite é 6900. No banco do Brasil minha conta desde 2010 continua com 200 de limite.
Felipe Lorenzoni
Já existe, Banco Intermedium, uma das últimas opções para abrir uma conta digital Link: https://www.intermedium.com.br/
Adriano Luis
tem o Banco Neon, uso o cartão virtual deles para compras no exterior e o físico para compras em loja física
Bruno
Eu também não sei como eles avaliam. Eu tenho nome limpo porém sou universitário com renda ínfima. Consegui em dois dias.
Jefferson Rodrigues
Lei vei um ano e meio para receber o meu.
Diego
https://uploads.disquscdn.com/images/d4ce6d5bc39efd42c24c41387a4511cab74271a9287e9710c699e3e41dea8197.jpg
John Maverick
Nenhuma empresa pode viver no prejuizo eternamente. Mesmo com o aporte financeiro que recebeu, se o Nubank não se tornar rentável em alguns anos infelizmente poderá sucumbir. Espero que isso realmente não ocorra.
Robson Guepardo
Acho que a fase 2 é oferecer almoço grátis kkk
Robson Guepardo
Acho que a fase 2 é oferecer almoço grátis kkkkk
Maxnoob
Tudo depende do seu SCORE
Vitor Fernandes
Clientes fiéis eu sei que eles tem
Leandro
Nunca entendi o critério deles. Tentei por duas vezes pegar o cartão, nome limpo, renda fixa razoável por anos a fio. Me recusaram. Acabei desistindo de ter o cartão. Enquanto isso tem ESTAGIÁRIO onde trabalho que tem! haha
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Esses planos de beneficios/vantagens de cartões só fazem sentido pra quem gasta muito no cartão todo mês. Pelo menos nisso os cartões Mastercard pra mim se saem melhor que os Visa. Melhor comprar milha no smiles por R$30/mês sai melhor pra quem não gasta tanto.
Henrique Accioly
Qual seria a fase 2?
Amarildo
Capaz de abrir um banco digital.
???????Feripe Hatsune?
Concordo, para a maioria o pré-pago do PagSeguro atende muito bem. Mas segundo minha péssima pesquisa, alguns dos sites que eu pretendia comprar, não aceitam nenhum tipo de cartão pré-pago. Além da tarifa do internacional ser um pouco maior que a praticada pelo Nubank. Assim sendo, o citado acima não é adequado ao meu perfil.
Guaip
Tá em testes há um tempão. Talvez nem os beta testers estejam usando de tão ruim que é :)
Anayran Pinheiro
Vários bancos estão morrendo de medo da NuBank e outras fintechs, não a toa estão tentando se adaptar ao modelo de negócios deles. Eles podem ter "perdido" R$122kk, mas nada melhor do que colocar as principais instituições financeiras pra correr atrás de ti e ditar o ritmo da evolução tecnológica.
Aline Rosa
Por favor, não vá a falência. Melhor cartão de todos! E o plano de vantagens que foi comentado à tempos, cadê?
Juan Carllos
Pre-pago do PagSeguro é Otimo. uso ate hoje. você que não soube pesquisar direito!
Gabriel Rezende
Não quebram. Eles contam com esse prejuizo, é só ver o Uber e outras startups. O YouTube teve preju por uns 6 anos, imagina, haha.
Jack-Moser
Nunca tive cartão, depois de pesquisar e ler bastante optei pelo nu, ótimo cartão e atendimento, espero que continue bastante tempo no mercado....
Veritas
Agora começa a fase 2 do plano da Nubank. Não existe almoço grátis.
Diego F. Duarte
Se quebrarem com ctz outro banco compra. Carteira de clientes e sempre valiosa, e os juros q eles pagam tambem... Qto a isso, n precisa preocupar mto, é o q rola em 99% dos casos.
???????Feripe Hatsune?
Seria trágico o Nubank cair depois de tantos anos se erguendo fazendo escola. Voltei a ter um meio de comprar online fora do BR graças a eles (cartão pré-pago sempre foi furada). Espero que saibam o que estão fazendo.