Waymo, do Google, oferece corridas gratuitas com veículos autônomos nos EUA

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

O Google vem testando há anos seus carros que dirigem sozinhos. A divisão de veículos autônomos se chama Waymo, e está pronta para disputar espaço com o Uber.

A partir desta semana, moradores da área metropolitana de Phoenix (EUA) podem se inscrever para andar de graça em uma van que dirige sozinha. Um motorista estará sempre ao volante, para situações em que a intervenção humana seja necessária, mas as corridas devem ser guiadas automaticamente na maior parte do tempo.

Os passageiros podem se inscrever no site da Waymo, que fará uma seleção dependendo dos tipos de viagens que eles querem fazer. O usuário, após ser aprovado, poderá chamar uma van através de um aplicativo, e será convidado a compartilhar feedback sobre o serviço.

A Waymo já oferecia o serviço há vários meses para algumas pessoas próximas a funcionários da empresa. Ela espera que outras centenas queiram andar gratuitamente em veículos autônomos; a frota tem 100 vans Chrysler Pacifica, e foram encomendadas mais 500 unidades.

No ano passado, o Uber passou a oferecer corridas autônomas em uma cidade próxima (Tempe, Arizona), mas sofreu um revés quando um de seus carros se envolveu em um acidente de trânsito. O programa foi retomado pouco tempo depois.

O Waymo processou o Uber, acusando a empresa de roubar tecnologia secreta para veículos autônomos. O Uber se defendeu basicamente dizendo que está muito atrás do Google nessa área, então não poderia ter usado nada da concorrente.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados