O Google vem aproximando o Chrome OS do Android ao longo do último ano, permitindo instalar apps de smartphone em Chromebooks. Essa integração vem acontecendo de forma bem lenta, e agora sabemos quais dispositivos serão compatíveis.

São oitenta Chromebooks, incluindo o Samsung Connect (Chromebook 2) e Chromebook 3; ambos foram lançados no Brasil. No entanto, o Google não informa quando o suporte chegará a esses dispositivos; a maioria apenas consta como “planejado”. A lista completa está aqui.

Até o momento, apenas seis laptops podem rodar apps do Android nativamente, e nenhum deles está à venda oficialmente no Brasil: Acer Chromebook R11, Asus Chromebook Flip C100PA, Google Chromebook Pixel, Samsung Chromebook Plus, AOpen Chromebox Mini e Chromebase Mini.

O dispositivo não precisa ter touchscreen para rodar apps de Android: eles funcionam com mouse e teclado. Os aplicativos podem ser exibidos em três tamanhos de janela diferentes, e podem ser rodados simultaneamente, com suporte a notificações.

O recurso ainda está em beta e, como nota o The Verge, está sujeito a engasgos e travamentos; “nem todos os apps funcionam, e muitos dos que funcionam ainda parecem versões esticadas para smartphone”. Um executivo do Google diz que este será “um longo processo”, então se você for dono de um Chromebook, é melhor ter paciência.

Com informações: SlashGear, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fringe Tecnologia

O meu é o AD1BR no site da Chrome os diz que é no canal normal mesmo. Acabei de voltar o meu é estou aguardando... Obg pelo feedback :)

Luiz Lima

E o Samsung Chromebook 3, modelo XE500C13-AD2BR. Está no plano normal pelo que eu saiba rs.
Apareceu uma mensagem solicitando a reinicialização do sistema para compatibilizá-lo com a play store, o que aconteceu normalmente.

Fringe Tecnologia

Oi,

Qual a versão que seu Chromebook está? É da Samsung? O meu está na hora e nada de Playstore ainda :( o seu está no plano normal? Me ajuda se responder :)

Luiz Lima

Se você busca leveza, praticidade e compreende a proposta do sistema Chrome OS, sim, vale a pena.

Luiz Lima

Adquiri um Chromebook 3 e no segundo dia de uso apareceu uma mensagem avisando sobre a atualização do sistema para ativar a play store. Já está disponível, porém, vários apps não são compatíveis, mas já e um avanço.

Fringe Tecnologia
Temos um Samsung Chromebook 3 e até agora nada da play ... Atende o dia dia, acesso a internet, mas faz falta alguns apps.
Breno
Aplicativos preferidos por boa parte dos usuários estão disponíveis na Windows Store. Agora aplicativos "modinhas" e frivolidades dificilmente são encontrados.
Felipe Fernandes
A MS está na frente permitindo rodar os mesmos apps entre diferentes gadgets, mas ao mesmo tempo a maior plataforma do mundo não precisa de apps. Meio contraditório, não?
Jóckisan
No Brasil não. É preço de um notebook de entrada com Windows, que por mais fraco que seja, ainda assim é um computador com um sistema mais completo e estável.
jairo
Eu não desdenho da MS , já usei na área móbile WM 6.0 ( excelente) , WM6.5 e WP7.0 os dois últimos medonhos de ruim , em PCs sim concordo , eu desdenho, sou fã do Linux , atualmente enxergo a MS como um paquiderme estagnado ,dando tiros para todo lado (as vezes acerta) , Surface é um exemplo positivo , UWP não, W10 bugado não, móbile morreu , realidade virtual /aumentada é um hype que não pegou nem no Android muito menos no Windows, office cada vez melhor , a área de jogos perde para a Sony e Nintendo encostando , falta algo novo e impactante.
Breno
Jairo concordo com suas afirmações, mas tudo isso é tão HOJE. A Microsoft é uma empresa que trabalha e lucra muito bem obrigado com o corporativo. Mas a sua principal vantagem é o trabalho a longo prazo. Acho que você desdenha demais a Microsoft e esquece da tamanha importância dela para o mundo corporativo, tecnológico e usuário final (Scorpio e Mobile~Surface).
jairo
Corporativo usa iPhone , nunca um gadget sem sex appeal , as vendas do Hp elite são insignificantes , o Surface Phone virou piada no mercado , lojas MS vendendo S8 nos states e xiaomi no mercado asiático é piada né , e não se esqueça , os chromebooks já sao maioria no mercado educacional americano e os novos já nascem com acesso irrestrito a play store , a MS tem que se reinventar , se o próprio Nadella afirmou que o Office é a melhor suíte dá MS ( eu concordo)... ..e o resto? A realidade aumentada ainda é hype , pode ter o mesmo fim do 3 D e cair no ostracismo, o mercado corporativo é muito competitivo e não gasta mais muito , veja nossos caixas eletrônicos....rodam XP ....
Breno
Lógico que no corporativo onde se encontra a maior soma de $$$$$$. Inicialmente este novo dispositivo definitivo deve ser apresentado em exclusividade para as empresas. O público consumidor também só tem a ganhar.
jairo
A MS está focada no corporativo , isto será a era Nadella neste segmento
Breno
Mas disso já sei. O que é importante agora para Nadella é o que vem depois dos smartphones. O modo IPHONE de comunicação chegou na sua década de existência, sendo copiado por todos. Mas e agora?
Exibir mais comentários