Sem fazer barulho, a AMD anunciou nesta semana a nova versão da Radeon Pro Duo, uma senhora placa de vídeo equipada com dois núcleos Polaris 10 de 14 nanômetros e 32 GB de memória. Em termos práticos, é quase como se estivéssemos diante de duas placas Radeon RX 480 trabalhando em conjunto.

Radeon Pro Duo

É claro que você pode utilizar a Radeon Pro Duo para jogar, mas a placa foi desenvolvida para proporcionar mais desempenho a atividades profissionais ou pesadas, como aplicações de realidade virtual, edição de vídeos em alta resolução, renderização de conteúdo 3D e produção de animações.

Para tanto, a placa oferece, em cada uma de suas GPUs, 2.304 stream processors, 32 unidades ROP (para renderização), 128 TMUs (unidades para texturização) e frequência de 1.243 MHz. O TDP é de 250 W.

Além disso, cada GPU da novidade conta com 16 GB de memória GDDR5 (totalizando 32 GB, portanto) com interface de 256 bits e largura de banda de 448 GB/s (gigabytes por segundo).

Com três portas DisplayPort e uma conexão HDMI, o dispositivo suporta, ao mesmo tempo, até quatro monitores 4K trabalhando a 60 Hz ou uma tela 8K com 30 Hz — 60 Hz se houver conexão dual cable.

Radeon Pro Duo

Por incrível que pareça, a nova Radeon Pro Duo tem menos “poder de fogo” do que a sua antecessora: segundo a AMD, o desempenho é de até 11,45 teraflops contra 16 teraflops da versão lançada no ano passado, que tem como base a arquitetura Fiji.

Em contrapartida, a AMD Radeon Pro Duo consome menos energia, não gera tanto calor (teoricamente) e é mais barata: seu preço oficial nos Estados Unidos é de US$ 999; a versão anterior chegou ao mercado custando US$ 1.499.

A expectativa é a de que o dispositivo comece a ser comercializado no final de maio. Não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ?????????
Pra mim o que dava problema com Intel i7 era placa mãe Asus, ela fervia o PC todo, passei a usar Gigabyte e nunca mais tive problema... 2 coolers de 12 cm silenciosos e só...
PPKX XD ?????????
Sim, estou citando na época que era ATI
Pedro Paulo Fae Braz
Eu li "ATI"?
Marcelo Nunes Costa
Quero ver a benchmark
Anthony Fernando
GTA 5 é uma obra de arte, depois de Super Mario World rsrs, pelo menos pra mim.
Anthony Fernando
Steam, mercado paralelo...
Emanuel
O cara citou ATI que nem existe mais. Parou no tempo, não adianta dialogar.
Denis Belo
Faz tempo então hein? Minha última VGA AMD foi uma R9 270X (atualmente estou com uma 1060), não fritava e dava conta de boa dos jogos, os drivers deles melhoraram bastante. Quanto a CPU, atualmente tenho um FX-8350, meio antigo já e não frita, trabalha em 60°C jogando, com cooler a AR, vejo muito i5 e i7 mais novos trabalhando mais quentes, e a galera socando WC pra temperatura ficar baixa.
Gaba
Like you?
PPKX XD ?????????
Hahahaha não sou fanboy não, só cansei de ver CPU AMD fritando e GPU ATI não dando conta de jogos e com drivers boquetas, então já que posso pagar eu compro Intel/Nvidia.. é questão de escolha
Batimizeravi
Baixa o MSI Afterburner, vai em configurações , depois em FAN Monitoring e muda a curva da ventilação. Eu fiz isso, quando chega em 60 e poucos aumenta a ventilação, antes trocar o cooler do que fazer reballing...
Diogo Buíque
Saudades da época em que comprava-se placas de vídeo 'boas' por metade deste preço.
Elder Bruno
cara, quero muito gta V, jogo desde o 1, só me falta esse.
Elder Bruno
minha RX 480 no meu quarto que é um ambiente quente e sem muita ventilação, chegou no máximo a 70°c, aumento a rotação do cooler, cai drasticamente esse valor.
Denis Belo
SQS. Os CPU's a AMD não esquentam tanto faz tempo. Mas fanboy é uma merda mesmo né.
Exibir mais comentários