Início » Telecomunicações » TIM ativa rede 4G de 700 MHz em Campo Grande

TIM ativa rede 4G de 700 MHz em Campo Grande

Operadora lança nova frequência do LTE mesmo antes do desligamento da TV analógica na cidade

Lucas Braga Por

Desde quarta-feira (26), a cidade de Campo Grande (MS) tem sinal 4G de 700 MHz da operadora TIM. Trata-se da segunda capital brasileira a receber a tecnologia, que foi ativada na última sexta-feira (21) em Brasília.

A medida chega antes mesmo do desligamento da TV analógica, que só está previsto para novembro de 2018 na capital sul-mato-grossense. Isso só foi possível porque não haveria interferências com as duas tecnologias ativas ao mesmo tempo nessa localidade.

A TIM afirma que a ativação da rede de 700 MHz amplia a cobertura em ambientes internos. A frequência mais baixa permite maior penetração de sinal — em ocasiões anteriores, a operadora afirmou que o alcance de cobertura em 700 MHz representa o dobro da faixa de 2.600 MHz, que é a mais utilizada pelo 4G no Brasil. Além de 700 MHz e 2.600 MHz, a TIM também atua com 1.800 MHz em algumas localidades.

No lançamento da rede de Brasília, a operadora prometeu que a tecnologia VoLTE estaria disponível em julho. A tecnologia permite utilizar a rede 4G para fazer ligações; atualmente, ao receber uma chamada, o celular derruba a conexão para 2G ou 3G, sendo a tecnologia LTE disponível apenas para dados.

Mesmo com a rede disponível, nem todos podem usá-la: para isso, é necessário que o smartphone seja compatível com a banda 28 (APT) do 4G. A operadora afirma que todos os smartphones de seu portfólio atual já contam com a frequência. Para saber se seu smartphone é compatível, é bom verificar o manual ou sua ficha de especificações técnicas.

No DDD 67, que corresponde à área de Campo Grande, a TIM possui apenas 11,2% de clientes de celular, conforme dados de fevereiro da Anatel, figurando no terceiro lugar, atrás de Vivo e Claro. A operadora espera conquistar mais clientes com investimento em rede, que chegará a R$ 12 bilhões entre 2017 e 2019.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas

Serio q tá essa lerdeza toda? Aq no RJ capital da pico de 33mbps, e costuma ta sempre acima de 20mbps, isso na frequencia de 1800mhz, ainda n ativaram a 700mhz (e infelizmente meu aparelho n tem suporte). O estranho é q ao ter a presença de mais de uma frequência, as velocidades deveriam ser somadas com o carrier aggregation. Pode ter sido problema inicial, ainda ta zoado desse jeito? qual seu celular?

Gabriel Parejo
Tem que conseguir toda vez, nao e so a primeira
Rafael Lindoso
Oi, Ronaldo. Tudo bem? Uma pergunta fora do contexto: sou Beta e vou tentar pontuar o suficiente para ser Beta Lab, desta forma, se possível, queria saber se para manter-se como Lab é necessário estar sempre pontuando para estar entre os 100 mil, ou se basta uma vez para garantir a franquia de 20GB. Fui claro? Desde já agradeço.
Erik Paixão
Aqui em BRasilia piorou bastante o sinal depois que ativou essa frequencia. Tim Beta conseguia picos de 5Mbps e agora não chega a 40Kbps. Bola fora pra variar
82_BD
Velocidade que me atende. Moro em BH
82_BD
https://uploads.disquscdn.com/images/1a258ee1d87bd7e5d4fc25844ad7c10993625005a33f541f3330ce5460c87ce6.png
angourakis
Isso! A velocidade está boa por aí em 4g+?
82_BD
O LTE-A seria o símbolo do 4G+? O símbolo no meu S6 mudou recentemente. Uso Claro.
Teo Santos
O aplicativo não é atualizado kkkkkkkk compare no site do teleco que idiota kkkkkk ,vc é fã boy dá vivo mesmo kkkkkkk te garanto que o teleco atualiza mês a mês é o aplicativo ano a ano kkkkkk cansado de ver você falar merda.blza
Marcos Vinicius Fraga
3 cidades tem 4G da TIM, a Vivo tem 4G em NOVE e 3G em TODAS(Onde não tem rede própria conecta no 3G da Claro, atende 100%). E esse mapa está errado, algumas cidades citadas não tem 4G da Claro, como Itaporanga, o aplicativo da ANATEL que tem atualização em tempo real comprova também.
Marcos Vinicius Fraga
Baixe o aplicativo da ANATEL que está atualizado com as ERBs antes de falar MERDA, seu idiota.
Valdiclei Moura
Claro??? sou de SE amigo, vivo tem 4g no interior em todas cidades médias, a claro em algumas. Sem contar que a vivo tem torres nas rodovias e povoados, enquanto a claro é escura fora dos centros.
Valdiclei Moura
isso é verdade, sou de SE, e as outras nem ligam para o interior.
Valdiclei Moura
Aqui em SE mesmo, as outras operadoras só funciona no centro da cidade, com apenas uma torre, enquanto a vivo funciona nas rodovias e zona rural. Tenho que aturar a mesma.
Bruno Barros Do Nascimento
Me manda um convite aí brother
Exibir mais comentários