TIM ativa rede 4G de 700 MHz em Campo Grande

Operadora lança nova frequência do LTE mesmo antes do desligamento da TV analógica na cidade

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 dias

Desde quarta-feira (26), a cidade de Campo Grande (MS) tem sinal 4G de 700 MHz da operadora TIM. Trata-se da segunda capital brasileira a receber a tecnologia, que foi ativada na última sexta-feira (21) em Brasília.

A medida chega antes mesmo do desligamento da TV analógica, que só está previsto para novembro de 2018 na capital sul-mato-grossense. Isso só foi possível porque não haveria interferências com as duas tecnologias ativas ao mesmo tempo nessa localidade.

A TIM afirma que a ativação da rede de 700 MHz amplia a cobertura em ambientes internos. A frequência mais baixa permite maior penetração de sinal — em ocasiões anteriores, a operadora afirmou que o alcance de cobertura em 700 MHz representa o dobro da faixa de 2.600 MHz, que é a mais utilizada pelo 4G no Brasil. Além de 700 MHz e 2.600 MHz, a TIM também atua com 1.800 MHz em algumas localidades.

No lançamento da rede de Brasília, a operadora prometeu que a tecnologia VoLTE estaria disponível em julho. A tecnologia permite utilizar a rede 4G para fazer ligações; atualmente, ao receber uma chamada, o celular derruba a conexão para 2G ou 3G, sendo a tecnologia LTE disponível apenas para dados.

Mesmo com a rede disponível, nem todos podem usá-la: para isso, é necessário que o smartphone seja compatível com a banda 28 (APT) do 4G. A operadora afirma que todos os smartphones de seu portfólio atual já contam com a frequência. Para saber se seu smartphone é compatível, é bom verificar o manual ou sua ficha de especificações técnicas.

No DDD 67, que corresponde à área de Campo Grande, a TIM possui apenas 11,2% de clientes de celular, conforme dados de fevereiro da Anatel, figurando no terceiro lugar, atrás de Vivo e Claro. A operadora espera conquistar mais clientes com investimento em rede, que chegará a R$ 12 bilhões entre 2017 e 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados