O Amazon Echo é um alto-falante inteligente que responde aos seus comandos de voz. Ele se tornou um sucesso de vendas — mais de 11 milhões de unidades desde seu lançamento em 2015 — e está ganhando uma variante chamada Echo Look.

A ideia soa meio estranha: que tal colocar uma câmera de US$ 200 no quarto para fotografar seu look do dia, e para recomendar o que você deveria vestir?

É exatamente isso o que o Echo Look faz. Ela tem uma câmera de 5 megapixels, flash LED e um sensor de profundidade. Diga “Alexa, tire uma foto” e ela é enviada para um aplicativo (e armazenada na nuvem da Amazon), onde você pode compartilhá-la com amigos e criar um álbum das roupas que usou ao longo do tempo.

Você poderia fazer basicamente o mesmo com uma selfie no espelho, mas é claro que o Echo Look tem truques de inteligência artificial para justificar sua existência. O recurso Style Check usa aprendizado de máquina e recomendações de estilistas: você envia duas fotos usando roupas diferentes, e o app diz qual fica melhor em você. Há também um recurso “Inspired by Your Look” que recomenda roupas para você comprar (é claro) na AmazonFashion.

E, claro, como se trata de um dispositivo Echo, é possível usá-lo para todo tipo de comando de voz. Isso inclui perguntar a previsão do tempo, tocar música, controlar sua lista de tarefas, pedir pizza, chamar um Uber e controlar sua casa inteligente.

E quanto à privacidade? Bem, existe um botão físico no lado do Echo Look que desconecta eletronicamente a câmera e os microfones. A câmera só é ativada quando o usuário pede, e só grava sua voz quando detecta o comando “Alexa”.

Tudo isso pode parecer uma pegadinha de Primeiro de Abril, ou algo saído de Black Mirror, mas é bem real. Milhões de pessoas estão dispostas a colocar um alto-falante inteligente na sala; resta ver quantas vão colocar uma câmera com microfone no quarto.

O Echo Look está disponível por US$ 199,99 nos EUA apenas para quem tem convite, e é oferecido inicialmente para membros do Amazon Prime.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kodos Otros
O bom da liberdade é isso, faz quem quer. Eu não curto, não faço. Tem gente que adora, que faça então.
CoisaDeLoco2
Tá doido , não preciso de uma máquina para dizer que meu visual é uma bosta , já tenho parentes , amigos , vizinhos , pessoal do trampo... hehehehehehehehehe !!!
Ligeiro
Big Brother somos nós.
Jonas S. Marques
Raramente eles tem. Apesar de a ABA ser extremamente decisiva no mercado americano "É por conta deles que o IOS implementou acessibilidade lá em 2008", não se fazem produtos com essa característica. Claro, já tem cego comprando lá fora, e comprando de monte, então vai acabar sendo usado pra isso mesmo, mas, duvido que fosse uma ideia na criação do produto
Charles Kingsworth
É um uso que eu não tinha considerado. Realmente é de grande ajuda e a Amazon poderia ter isso em mente.
Ricardo - Vaz Lobo
O Big Brother de Orwell na prática.
Ricardo - Vaz Lobo
"Vai sair de novo vestido como um adolescente dos anos 80 seu velho gagá?" Não, obrigado.
Renan Araújo
O pior é que as pessoas fazem questão de se exporem na internet e receberem esse julgamento, seja ele bom ou ruim, o negócio é aparecer. E essa de ter uma câmera em todo canto, podendo colocar minha vida ao vivo pra todo mundo na hora que eu quiser fazendo o que eu quiser (vide os últimos lives do Facebook) só me afastam mais de redes sociais e afins...
Renan Araújo
"Sério que você vai vestido assim? Pfff"
Henrique Queirós
Black Mirror...
Vanderson Lima
Tem gente que paga para ser julgado por um eletrônico. Inacreditável! ¬¬
Miguel Martins
hahaha não, obrigado.
Zanac_Compile
Produtos Echos não funcionam em língua portuguesa, também precisa de gambiarra para funcionar no Brasil, mesmo que em ingles... E uma câmera pra que meu Deus ? Pra que ?? Só pra essa bobagem de registrar o que vestiu ? PQP !! Nem esse, nem o Echo Alexia, nem o Echo compacto, nada disso chega no Brasil, nem em 2017, nem em 2020, nem em 2025...
Keaton
100% aprovado pela NSA.
Jonas S. Marques
Pra mim que sou cego e me visto com roupas saídas de áreas infantis de lojas ou com tudo preto seria uma boa... Mas vai chegar aqui lá pra 2045...
Exibir mais comentários