Início » Celular » Botão virtual Home do Galaxy S8 se move para evitar burn-in na tela

Botão virtual Home do Galaxy S8 se move para evitar burn-in na tela

Felipe Ventura Por

A Samsung deixou de lado o botão Home físico no Galaxy S8; ele usava um espaço que a tela ocupa melhor. Agora, os donos do smartphone notaram algo curioso: o botão virtual se move.

Assim como outros aparelhos da Samsung, o Galaxy S8 possui um recurso chamado Always On Display: sempre que estiver em standby, ele mostra o relógio e as notificações. A tela também mostra o botão Home para você pressionar a qualquer momento; ele é sensível à pressão.

Isso pode ser um problema. Quando uma única imagem é deixada em uma tela AMOLED por muito tempo, isso cria um "fantasma" permanente no display — algo conhecido como burn-in. O relógio e as notificações mudam o tempo todo; o botão Home, não.

Por isso, como descobriu o site holandês GalaxyClub, o botão Home nunca permanece exatamente no mesmo lugar. Não é algo facilmente perceptível no dia-a-dia, mas se você colocar algo na tela como referência, é possível ver o botão se deslocando aos poucos.

Como lembra o The Verge, outros dispositivos possuem proteção de software contra o burn-in. O Android Wear exibe a face do relógio em preto-e-branco quando o dispositivo está inativo; mas uma configuração escondida ajusta a face de forma pouco perceptível, para evitar que os mesmos pixels fiquem ativos por muito tempo.

Este vídeo mostra um timelapse do Huawei Watch com tela OLED e modo "Proteção contra burn-in" ativado:

É como um protetor de tela, mas para telas OLED no seu pulso e smartphone.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Szalyga
Por isso que no Moto G5 Plus eu removi os botões virtuais e uso a função de abrir gerenciador e voltar, no próprio botão de biometria que oferece esse recurso. E o melhor é que ganho um pouco de tela.
Rocco Netto
Meu Lg g6 deu burn in com apenas 4 meses e meio de uso, em toda a barra superior, com a hora, sinal Wi-Fi, de rede e notificações... se eu baixava algum documento, aparecia o ícone de donload na barra superior, imediatamente eu já abaixava a barra e limpava essa notificação, em questão de 1 segundo já ficava a marca fantasma do ícone de download por quase meia hora na tela... um absurdo, aparelho caro pra caramba
Thomé
Curioso como tudo isso é apenas paliativo, apenas contornando a deficiencia da tela. Será que realmente o OLED ou AMOLED são a evolução das telas comuns?
Burnerman_X
É que tem um detalhe adicional, o botão home fica visível mesmo com a tela desligada. Faz parte do always-on display.
Felipe
eu aproveitaria que ainda ta na garantia e ligava pra lá...
Raul Amoretti de Souza
Meu moto Z já esta com burn! mas não só dos botões como de toda a barra! Se colocar uma tela branca da para ver a barra "preta marcada"! Ele esta em garantia vocês acham q a Motorola cobre isso?
Franco Luiz
Amoled tem esse problema
Franco Luiz
Samsung mandou bem demais os lenovorola sofrem de burn in pra caralho por causa desses botoes virtuais Ate por isso eu odeio botao virtual mas a samsung pensou e mandou muito bem
Henrique Queirós
Quando vão atestar isso? https://t.co/h313sgVtcE
Leandro
pensei que so as extintas telas de plasma tinha o efeito burn-in
marcos_5000
Olha me sinto na era das telas "de tubo". Quando vai ter aquele labirinto 3D? rsrs
Henrique Queirós
Poxa... Achei bem genial até...