Google reafirma política de garantir atualizações de Android por até dois anos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google tem a política de atualizar seus dispositivos Android por até dois anos após o lançamento. Esta semana, a empresa detalhou as datas em que as linhas Nexus e Pixel deixarão de receber updates e correções de segurança.

Dispositivos Nexus e Pixel recebem atualizações de Android por pelo menos dois anos a partir do lançamento; depois disso, “não podemos garantir atualizações adicionais”, diz o Google.

Patches de segurança, no entanto, têm um prazo mais longo: pelo menos três anos após o lançamento, ou pelo menos 18 meses a partir da última venda, o que for maior. É uma boa notícia, dado o volume de vulnerabilidades (várias delas antigas) encontradas no sistema.

Isso significa que o Pixel e Pixel XL deixarão de receber novas versões do Android em outubro de 2018; atualizações de segurança estão garantidas até outubro de 2019. Enquanto isso, este é o calendário para a linha Nexus, que não recebeu novo hardware no ano passado:

Ou seja, o Nexus 5X e 6P devem ser atualizados até o Android O, a ser lançado este ano. Nexus 6 e Nexus 9 devem permanecer no Nougat; e modelos mais antigos sequer receberão atualizações de segurança.

Por que isso é importante, se não vemos lançamentos oficiais do Nexus há anos no Brasil? É porque, com essa política, o Google pauta o ritmo em que outras fabricantes devem atualizar seus dispositivos Android em todo o mundo.

De fato, Samsung, LG, Sony e outras costumam liberar duas grandes atualizações para smartphones top de linha, e deixam de lado os aparelhos mais baratos. Em análise feita pelo Tecnoblog, notamos que Motorola e Samsung são as mais rápidas em liberar atualizações de Android para modelos elegíveis, enquanto a Asus fica na lanterninha.

Por causa dessa política, novas versões do Android demoram para chegar a mais usuários: o Nougat está disponível em menos de 5% dos dispositivos. O Lollipop ainda é o mais usado (32%); o Marshmallow está chegando perto (31,2%), dezoito meses após seu lançamento.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados