O Google tem a política de atualizar seus dispositivos Android por até dois anos após o lançamento. Esta semana, a empresa detalhou as datas em que as linhas Nexus e Pixel deixarão de receber updates e correções de segurança.

Dispositivos Nexus e Pixel recebem atualizações de Android por pelo menos dois anos a partir do lançamento; depois disso, “não podemos garantir atualizações adicionais”, diz o Google.

Patches de segurança, no entanto, têm um prazo mais longo: pelo menos três anos após o lançamento, ou pelo menos 18 meses a partir da última venda, o que for maior. É uma boa notícia, dado o volume de vulnerabilidades (várias delas antigas) encontradas no sistema.

Isso significa que o Pixel e Pixel XL deixarão de receber novas versões do Android em outubro de 2018; atualizações de segurança estão garantidas até outubro de 2019. Enquanto isso, este é o calendário para a linha Nexus, que não recebeu novo hardware no ano passado:

Ou seja, o Nexus 5X e 6P devem ser atualizados até o Android O, a ser lançado este ano. Nexus 6 e Nexus 9 devem permanecer no Nougat; e modelos mais antigos sequer receberão atualizações de segurança.

Por que isso é importante, se não vemos lançamentos oficiais do Nexus há anos no Brasil? É porque, com essa política, o Google pauta o ritmo em que outras fabricantes devem atualizar seus dispositivos Android em todo o mundo.

De fato, Samsung, LG, Sony e outras costumam liberar duas grandes atualizações para smartphones top de linha, e deixam de lado os aparelhos mais baratos. Em análise feita pelo Tecnoblog, notamos que Motorola e Samsung são as mais rápidas em liberar atualizações de Android para modelos elegíveis, enquanto a Asus fica na lanterninha.

Por causa dessa política, novas versões do Android demoram para chegar a mais usuários: o Nougat está disponível em menos de 5% dos dispositivos. O Lollipop ainda é o mais usado (32%); o Marshmallow está chegando perto (31,2%), dezoito meses após seu lançamento.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhon
Eu não uso Android, mas só de ver acho um absurdo celulares top demorarem a receber a ultima versão do Android.
SR 71 Pássaro Preto

Mas tu quer o quê? A Apple não distribui o seu SO para outras fabricantes.

Anthony Fernando
Mas tu quer o quê? A Apple não distribui o seu SO para outras fabricantes.
Franco Luiz
nem fala tenho um iphone 5 aki e a poucos dias atualizou a versao pra 10.3.1 o aparelho e de 2012
KARALBPIN
Eu troco de telefone todo ano e não dou a mínima pra isso.
Marcos Fernando
acho incrível as pessoas querem comparar um com o outro, não levam em consideração que um fabrica para o próprio hardware, e o outro é open source que tem em vários dispositivos diferente, É mais fácil cuidar de um modelo de carro do que todos os modelos do mundo juntos.
Christian Hartung
Sistema operacional usado por milhões... Tipo Windows 10.
Rafael Rocha
Concordo. Independente da preferência por este ou aquele SO, nesse aspecto NINGUÉM pode negar que o iOS é melhor. A apple só não libera mais atualização para um iPh one quando a nova versão realmente teria um desempenho muito ruim no mesmo.
Olegario Souza
Ainda bem que até um Android 4.4 dá vida roda muitos aplicativos. E ainda bem que tem as ROMs alternativas, senão Android seria bem complicado de engolir.
André G
Esse é um dos poucos pontos onde eu tenho que concordar que o IOS é de fato superior.
Jefferson Rodrigues
A galera toda cobra atualização, mas não fica com o aparelho até ele "morrer".
Jefferson Rodrigues
Antes eu me preocupava com isso. Mas, pra mim, isso é besteira. Um smartphone, em média, é utilizado por três anos. Depois, o usuário compra outro. O Android mesmo sem receber atualizações funciona por anos. Ainda tô no KK e este ano vou mudar de aparelho. Não fico mais na noia de querer atualização a todo momento.
Breno
Essa é a única coisa q avacalha muito o Android. Além da garantia obrigatória que a Google impõe ser bem baixa (deveria ser uns 3 a 4 anos) a fabricante tem a obrigação apenas de atualizar, mas n tem q seguir nenhum calendário. Aí demora meeeeeeses. Quem curte estar atualizado é obrigado a abrir mão dos recursos da stock rom =/
Marsupial radical
Concordo contigo. O que fode mesmo em usar Android é essa palhaçada pra atualizações. Deveria ter alguma forma de simplificar isso, porque bah, é foda comprar um celular lançado ONTEM, que já vem com OS desatualizado e jamais sairá do mesmo.
Andre Kittler
Todos os 15 usuários? Eu estava falando de um sistema operacional usado por milhões (bilhões?), tipo android mesmo. O que aceitamos como "normal" hoje em dia é mediocridade que a "evil microsoft" dos anos 90 nem sonharia em fazer. Na real, o que aceitamos como normal google hoje em dia é mediocridade que a "evil microsoft" dos anos 90 nem sonharia em fazer. E, francamente, naquela época a MS era dose mesmo (para os padrões dos anos 90)
Exibir mais comentários