Qualquer um pode usar o Google Classroom?

Qualquer pessoa pode usar o Google Classroom com uma conta pessoal; universidades e escolas ainda devem optar pelo G Suite

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google Classroom

Agora, qualquer pessoa pode usar o Google Classroom, mesmo com uma conta pessoal é possível usar a plataforma para  organizar um projeto educacional e reunir os alunos em uma sala de aula online. Antes, a ferramenta era restrita apenas aos usuários do G Suite for Education ou G Suite Enterprise for Education

Posso usar o Google Classroom para qualquer coisa?

Com a conta pessoal do Google (@gmail.com) é possível criar uma sala de aula online pelo Google Classroom. No entanto, o Google pede que escolas e universidades interessadas na ferramenta se inscrevam no G Suite for Education.

Sendo assim, a conta pessoal pode ser destinada para projetos independentes de instituições. Exemplo: um professor particular, sem que o ensino esteja ligado a alguma escola ou universidade.

Qual a diferença da conta pessoal para o G Suite?

O G Suite for Education oferece maior controle, segurança e privacidade “que são importantes no ambiente escolar” em relação à conta gratuita. Inclusive, ao entrar no serviço com uma conta pessoal, você precisa marcar a opção “Eu li e entendi o aviso acima e não estou usando o Google Sala de aula em uma escola com alunos”.

O G Suite for Education inclui:

  • Espaço ilimitado no Drive, Gmail e Google Fotos;
  • Mais 100 GB para criar Google Sites;
  • Capacidade de reunir mais pessoas em uma reunião do Google Meet;
  • Permite configurar os responsáveis para que acompanhem o progresso dos alunos no Google Classroom;
  • Suporte 24/7 por telefone e e-mail;
  • Não tem anúncios;
  • É gratuito para escolas e universidades públicas (instituições particulares têm que pagar uma taxa por usuário).

Como as pessoas usam a ferramenta?

blog oficial do Google lista alguns usos para o Classroom fora da sala de aula, e um deles é no Brasil. O GameDev Society UFRGS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza debates semanais sobre temas como design, arte e programação; e usa a plataforma para informar os membros sobre os próximos encontros, compartilhar recursos e gerenciar tarefas semanais.

O Classroom também ajuda a gerenciar aulas online gratuitas, e a organizar as atividades de um grupo de robótica de escoteiras nos EUA — pode ser melhor do que fazer tudo por e-mail ou por um grupo do Facebook.

Colaborou: Felipe Ventura.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Classroom na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados