Início » Gadgets » Apple Watch perde suporte a apps do Google Maps, Amazon e eBay

Apple Watch perde suporte a apps do Google Maps, Amazon e eBay

Amazon e eBay já tiveram apps para Android Wear, mas eles foram removidos

Felipe Ventura Por

A Apple é a empresa que mais vendeu smartwatches no ano passado, dominando 50% do mercado. Por isso, é preocupante ver que grandes empresas estão desistindo de fazer apps para o relógio.

Carregador sem fio por indução (Foto: Lucas Braga)

O Apple Insider descobriu que Google Maps, Amazon, eBay e TripAdvisor silenciosamente retiraram suporte para o Apple Watch nas últimas semanas. As empresas não deram nenhum aviso ou explicação aos usuários.

É uma situação estranha, e passou despercebida por muito tempo — talvez porque poucos estavam usando esses apps para notar. O Google diz ao Engadget que o Maps ganhará suporte ao Apple Watch novamente “no futuro”; as outras empresas não responderam.

Essa apatia não é exclusiva da plataforma da Apple. A Amazon já teve um app para Android Wear, por exemplo, que foi removido; ele permitia usar a voz para fazer uma busca de produtos, adicioná-los à lista de desejos, ou até mesmo comprá-los.

O eBay também teve um app para Android Wear, que listava o título e preço de itens que você estava acompanhando, e permitia ler e enviar mensagens para outros usuários; ele não está mais disponível. E existe um app para os relógios Samsung Gear, mas ele deixou de funcionar no ano passado.

No caso da Amazon e eBay, talvez esses apps não fossem interessantes para o pulso. O TripAdvisor, no entanto, parece mais útil: ele traz recomendações para restaurantes e atrações nas proximidades, incluindo endereços, preços, horários de funcionamento e distância; parece algo bacana para viajantes. Ele ainda tem suporte a Android Wear, mas alguns usuários dizem que o app não está aparecendo em seus relógios.

Isto pode ser sinal de problemas no mercado de smartwatches, uma categoria que não se tornou tão popular quanto o tablet ou o smartphone. Ou, se você for mais otimista, isso pode ser apenas uma remoção de apps pouco utilizados, porque os realmente úteis ainda estariam disponíveis para Apple Watch, Android Wear e semelhantes.

Com informações: Apple Insider, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Se ele vai pra secretaria, pq aprontou uma, já me pipoca no relógio ! :D
Theo Queiroz
Nossa, eu não queria ser seu guri. Huahuahahaa
Caleb Enyawbruce

Vamos lá... Temos um público que usa smartphone. Dentro desse, uma minúscula parte usa smartwatches. E dentro desse que usa, uma parte, que eu não sei se é grande ou pequena, APROVA o uso e pretende continuar usando nos próximos anos. Então na prática está de acordo com o que eu disse: é um público MUITO restrito pra compensar investimento em atualizações e manutenções em apps. O que eu disse sobre "ninguém ligar" obviamente foi uma generalização propositadamente exagerada.

Ramon Gonzalez
Vamos lá... Temos um público que usa smartphone. Dentro desse, uma minúscula parte usa smartwatches. E dentro desse que usa, uma parte, que eu não sei se é grande ou pequena, APROVA o uso e pretende continuar usando nos próximos anos. Então na prática está de acordo com o que eu disse: é um público MUITO restrito pra compensar investimento em atualizações e manutenções em apps. O que eu disse sobre "ninguém ligar" obviamente foi uma generalização propositadamente exagerada.
Zanac_Compile
Esporte vale bastante a pena, mas no meu caso é pouco, não sou praticante diário. Mas o resto, aumenta muito a produtividade, é sutil, mas desde 2012 acostumado com a facilidade de ter muita coisa no pulso, é outra vida. Impossível viver sem. Tem umas coisas que são muito interessantes. Meu guri entra no colégio e avisa no meu pulso, ele sai e avisa no pulso. Isso é muito bom. Se fosse no celular eu não tiraria do bolso pra ver a cada vez que vibrasse. No pulso é seletivo, só aquilo realmente crítico e importante. Todo dia sei a hora que meu guri entrou e a hora que saiu na catraca do colégio. O sistema registra e me avisa pela internet que cai no relógio. Isso é perfeito. Se ele se machuca e vai para a enfermaria do colégio, eu sei na hora o alerta que é necessário comparecer no colégio. Que isso nunca aconteça, mas será imediato.
Zanac_Compile
Ok, não acho piada tu gastar em outra coisa, seja o que for, até uma estátua do Buda com o dedo em círculo :D
Thiago Lopes
Concordo. Tive um Samsung Gear (primeira geração) com um Note 3, um LG G watch no época que usava um Moto G (geração 2), e agora um Apple Watch com iPhone. Desde o meu primeiro smartwatch nunca mais fiquei sem, só trocando por causa da ausência de suporte em cada plataforma (o Android wear chegou para o iOS depois que eu tinha comprado o Apple Watch). Mas concordo que para a maioria esmagadora das pessoas, ele não fará diferença. Talvez quando o VR funcionar de verdade, quando a tela do smartphone for para o óculos e a placa lógica para o relógio.
André G
Mas ele tem somente o básico, isso é até um ponto positivo as vezes. Meu vale refeição é da Alelo e eu prefiro olhar meu saldo no smartwatch pq é mais simples, o app abre e já aparece a opção de mostrar saldo, enquanto no smartphone aparece uma mensagem chata falando sobre promoções inúteis, depois vc precisa selecionar o cartão que deseja ver (sendo que só tenho um), aí aparecem várias opções e entre elas está "mostrar o saldo".
André G
Eu só recomendo smartwatches para quem pratica esportes, pq ele te ajuda muito com isso, até te incentiva a praticar mais. Para notificações ele é muito bom também, otimiza sua vida em vários pequenos aspectos, mas se vc quer apenas para notificações, acho que não vale o preço.
André G
Eu não acho perda de tempo, eu tenho um e acho que isso é mais prático e até me faz ganhar tempo.
André G
Eu uso bastante o Google Maps no meu Android Wear e como ele tem GPS, um dia meu smartphone só tinha 1% de bateria, aí busquei o endereço pelo relógio e mesmo depois que a bateria do smartphone acabou ele continuou funcionando.
leoleonardo85
A minha mente eu abro, só não abro minha carteira
Zanac_Compile
Open your mind! Open your mind!
leoleonardo85
Eu ri, porque só pode ser piada.
leoleonardo85
Eu ri, porque só pode ser piada.
Exibir mais comentários