Apple Watch perde suporte a apps do Google Maps, Amazon e eBay

Amazon e eBay já tiveram apps para Android Wear, mas eles foram removidos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Carregador sem fio por indução (Foto: Lucas Braga)

A Apple é a empresa que mais vendeu smartwatches no ano passado, dominando 50% do mercado. Por isso, é preocupante ver que grandes empresas estão desistindo de fazer apps para o relógio.

O Apple Insider descobriu que Google Maps, Amazon, eBay e TripAdvisor silenciosamente retiraram suporte para o Apple Watch nas últimas semanas. As empresas não deram nenhum aviso ou explicação aos usuários.

É uma situação estranha, e passou despercebida por muito tempo — talvez porque poucos estavam usando esses apps para notar. O Google diz ao Engadget que o Maps ganhará suporte ao Apple Watch novamente “no futuro”; as outras empresas não responderam.

Essa apatia não é exclusiva da plataforma da Apple. A Amazon já teve um app para Android Wear, por exemplo, que foi removido; ele permitia usar a voz para fazer uma busca de produtos, adicioná-los à lista de desejos, ou até mesmo comprá-los.

O eBay também teve um app para Android Wear, que listava o título e preço de itens que você estava acompanhando, e permitia ler e enviar mensagens para outros usuários; ele não está mais disponível. E existe um app para os relógios Samsung Gear, mas ele deixou de funcionar no ano passado.

No caso da Amazon e eBay, talvez esses apps não fossem interessantes para o pulso. O TripAdvisor, no entanto, parece mais útil: ele traz recomendações para restaurantes e atrações nas proximidades, incluindo endereços, preços, horários de funcionamento e distância; parece algo bacana para viajantes. Ele ainda tem suporte a Android Wear, mas alguns usuários dizem que o app não está aparecendo em seus relógios.

Isto pode ser sinal de problemas no mercado de smartwatches, uma categoria que não se tornou tão popular quanto o tablet ou o smartphone. Ou, se você for mais otimista, isso pode ser apenas uma remoção de apps pouco utilizados, porque os realmente úteis ainda estariam disponíveis para Apple Watch, Android Wear e semelhantes.

Com informações: Apple Insider, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados