Início » Internet » SoundCloud cria playlist inteligente que recomenda novas músicas para você

SoundCloud cria playlist inteligente que recomenda novas músicas para você

Por
2 anos atrás

O SoundCloud não se concentra no catálogo completo de artistas musicais, e sim em faixas avulsas e mashups que você provavelmente não encontrará em outro lugar. Ele é diferente de outros serviços de streaming, mas está pegando um recurso emprestado da concorrência — playlists automáticas personalizadas para o seu gosto.

A playlist se chama The Upload. Ela traz faixas recentemente enviadas ao SoundCloud e é atualizada diariamente. Você pode acessá-la na aba de busca no iOS e Android, e também na web.

É algo semelhante ao Daily Mix do Spotify: ela usa aprendizado de máquina para reunir músicas com base no que você ouviu e favoritou antes, sugerindo artistas e estilos que você curte (ou que talvez possa gostar). É uma forma de peneirar as 200 milhões de faixas hospedadas no serviço.

Qualquer usuário pode acessar The Upload, mas quem assina o SoundCloud Go pode ouvir as faixas offline. O serviço custa US$ 5 e está disponível nos EUA, Canadá, Austrália e alguns países da Europa — nada do Brasil por enquanto.

A playlist é mais um atrativo que o SoundCloud oferece a seus 175 milhões de usuários ativos, e um estímulo para convertê-los em assinantes.

Eu usava bastante o SoundCloud, mas acabei migrando de vez para o Spotify graças à playlist Descobertas da Semana, que costuma acertar bastante nas recomendações. Com a The Upload, estou cogitando dar uma segunda chance ao serviço.

Com informações: SoundCloud, The Verge.