Início » Jogos » Nintendo PlayStation enfim consegue rodar jogos de CD-ROM

Nintendo PlayStation enfim consegue rodar jogos de CD-ROM

Por
2 anos atrás

Há alguns anos, um protótipo do lendário Nintendo PlayStation foi descoberto em uma caixa com objetos que deveriam ser jogados no lixo. O modder Ben Heckendorn passou o último ano trabalhando no console, e enfim conseguiu fazer a unidade de CD-ROM funcionar.

SNES PlayStation

No começo dos anos 90, Nintendo e Sony anunciaram uma parceria para lançar um acessório chamado SNES-CD, que permitiria ao Super NES rodar jogos de CDs, indo além dos cartuchos.

Esse acessório nunca foi lançado oficialmente. A Nintendo resolveu fazer uma parceria com a Philips, que levou ao terrível console CD-i; enquanto a Sony seguiu por conta própria nesse mercado, lançando o PlayStation.

Então, em 2015, um rapaz chamado Dan Diebold descobriu um protótipo do SNES-CD. O pai dele, Terry Diebold, trabalhou na Advanta Corporation, cujo CEO era Olaf Olafsson; ele era presidente da Sony Interactive Entertainment quando a parceria com a Nintendo foi anunciada.

Quando Diebold descobriu o Nintendo PlayStation, ele só conseguiu rodar jogos de cartucho nele; a unidade de CD-ROM não funcionava. Ficou a cargo de Heckendorn consertar essa parte do console.

Basicamente, o modder teve que estudar de perto a placa-mãe até entender o propósito de um chip “misterioso”. Com isso, ele conseguiu fazer o conversor digital-analógico (DAC) do CD-ROM funcionar, e fez o drive reproduzir CDs de áudio.

Como o console nunca foi produzido em escala, não existem jogos vendidos comercialmente que rodem nele. No entanto, alguns desenvolvedores resolveram preencher essa lacuna criando alguns games com base na BIOS e nos componentes do Nintendo PlayStation.

Primeiro, Heckendorn testou Super Boss Gaiden, jogo em que você controla um CEO da Sony que sai destruindo tudo após descobrir que seu protótipo foi vazado para o público. No emulador, ele fica assim:

Infelizmente, esse título não rodou no Nintendo PlayStation. Então, Heckendorn resolveu testar um jogo mais simples chamado Magic Floor, em que você ganha pontos ao ir de um local mais claro para um mais escuro. E deu certo, embora com algumas falhas pontuais.

Agora, Heckendorn espera que os programadores atualizem seus jogos para rodarem no console. Sim, só existe um hardware para testá-los, mas também é possível jogá-los através do emulador.

Com informações: SlashGear, The Verge.