Facebook

Mark Zuckerberg e sua turma não querem que você use o Facebook apenas para comentar séries. Eles querem que você também acesse a rede social para vê-las: de acordo com o Business Insider, a companhia está se preparando para oferecer seriados exclusivos, mas em um formato que lembra a TV tradicional.

A ideia é fazer frente a serviços como Amazon Prime Video e, principalmente, Netflix. Mas isso não significa que você terá que pagar um pequeno valor mensal para ter acesso ao conteúdo: todos os vídeos serão gratuitos para o usuário; a remuneração virá de anúncios exibidos durante a reprodução.

Para o Facebook, quanto mais tempo os usuários ficam na rede social, melhor. Nesse sentido, serviços de streaming de vídeo são um grande entrave, afinal, prendem bastante o usuário. Só a Netflix pretende disponibilizar pelo menos mil horas de conteúdo original em 2017. É a disputa pela sua atenção ficando mais acirrada.

Se vídeos ajudam a reter usuários, por que não usá-los? Ao que tudo indica, esse é o pensamento no Facebook. Fontes próximas à companhia disseram ao Business Insider que o plano é produzir pouco mais de 20 séries na fase inicial, mas com características distintas: umas terão episódios com duração entre cinco e dez minutos, e lançamento diário; outras durarão mais tempo e, possivelmente, terão episódios semanais.

As fontes não souberam indicar quais temas serão abordados nesses vídeos, mas comédias e programas com celebridades provavelmente estarão na primeira leva — fala-se que ninguém menos que Ricky Van Veen, um dos fundadores do CollegeHumor (e funcionário do Facebook desde dezembro), está cuidando do projeto.

Nem o próprio Facebook sabe se a ideia será bem recebida, porém. É por isso, provavelmente, que o assunto está sendo tratado com bastante discrição. O que está claro é que há uma demanda crescente por vídeos produzidos profissionalmente. Como o Facebook já consegue fazer um bom trabalho de retenção com vídeos publicados pelos próprios usuários, dá para arriscar e conduzir ao menos uma experiência com conteúdo original.

É um caminho que está sendo trilhado por outros players. Em um esforço para combater a debandada de grandes anunciantes, o próprio YouTube revelou na semana passada que irá financiar várias produções originais, com as primeiras tendo nomes como Ellen DeGeneres, Kevin Hart e Katy Perry como protagonistas.

Não há data certa para a disponibilização das séries no Facebook. Mas, se a ideia for levada adiante, os primeiros vídeos podem surgir já em junho, o que permitirá a divulgação das produções no festival Cannes Lions.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados