Como colocar uma lista ou parágrafos em ordem alfabética no Word

Economize seu tempo; veja como usar o recurso do seu programa de edição para colocar parágrafos e listas em ordem alfabética

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Uma pessoa com Word aberto em notebook
É possível colocar listas e parágrafos em ordem alfabética. (Imagem: Windows/Unsplash)

Se você está trabalhando em algum documento que precisa estar em ordem alfabética não se preocupe. Programas como o Word, da Microsoft, fazem isso por você em poucos cliques. Continue comigo e veja como colocar seus parágrafos e listas de forma crescente ou decrescente.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo pode ser feito tanto no aplicativo do Word quanto pelo navegador. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o documento no Word

    No seu computador, procure pelo arquivo desejado e clique nele para abrir;

  2. Vá em “Classificar”

    Selecione o que deve ser colocado em ordem alfabética e, em “Parágrafo” no menu superior, clique em “Classificar” (representado pelo símbolo AZ);Botão "Classificar no Word"

  3. Escolha a forma de classificação

    Em “Classificar por”, mantenha “Parágrafos” e “Texto”; selecione se a ordem deve ser crescente ou decrescente e clique em “Ok”.como colocar em ordem alfabetica no word

Como classificar além da ordem alfabética

Dependendo do que está produzindo, é necessário organizar sua tabela para além da ordem alfabética. Vamos pensar, por exemplo, que estou responsável por uma festa junina. Além da lista de convidados classificada em ordem crescente, me pediram para separar também por alimentos e qual o horário de chegada de cada um. 

Isso quer dizer que eles precisam saber, em sequência alfabética, todos que vão levar arroz doce. Depois, cocada, cuscuz, e outros pratos. Além disso, precisa estar na ordem de chegada. 

Para ajudar nesses casos, o Word permite classificar em até 3 níveis. Veja como fazer:

  1. Vá em “Classificar”
    Com os dados selecionados, clique na opção de “Classificar”;Botão de classificação no Word
  2. Defina a ordem de classificação
    Em “Classificar por” selecione a coluna ou nome do cabeçalho de uma lista que deve ser prioridade na sua classificação; em “Tipo” escolha entre “Texto”, “Número” e “Data” e selecione se é em ordem crescente ou decrescente. “Em seguida por”, siga a mesma lógica. Depois, é só clicar em “Ok”.como classifcar em três níveis no word

Veja como minha tabela ficou:

Tabela classificada em 3 níveis no Word.
Tabela classificada em 3 níveis no Word. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Outros programas de edição apresentam o mesmo recurso. Você consegue, por exemplo, colocar em ordem alfabética listas e parágrafos no Google Docs. Quem prefere o Excel, não precisa se preocupar, pois é possível usar o recurso de classificação nele também.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados