O navegador Opera recebeu uma atualização chamada “Reborn”, que traz alguns novos recursos para bate-papo, segurança e bloqueio de anúncios, além de uma interface atualizada.

O destaque talvez seja a barra lateral com acesso rápido ao WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram. Eles ficam sempre a um clique de distância: basta fazer login (ou escanear o QR code no caso do WhatsApp) e começar a conversar.

Ao receber mensagens, o ícone da barra lateral recebe um indicador vermelho. É possível manter o chat sempre aberto na lateral esquerda, ou exibi-lo só ao clicar no ícone. E você pode alternar entre os serviços usando o atalho Ctrl + Shift + M no Windows e Linux (ou ⌘ + ⇧ + M no macOS).

No Messenger, recomendo clicar no ícone (i) no canto superior direito para ocultar a barra de opções adicionais:

No caso do WhatsApp, é melhor expandir a área que ele ocupa, para suas conversas não ficarem espremidas:

O Telegram, por sua vez, alterna entre a interface mobile e a interface web tradicional se você redimensionar a barra lateral:

Este recurso de mensagens se originou no Opera Neon, um browser experimental que quer reimaginar os navegadores de desktop.

Há outras mudanças no Opera Reborn. Agora, se você começar a preencher sua senha ou número de cartão de crédito em uma página que não seja HTTPS, o navegador exibirá um aviso. É algo semelhante ao Firefox (um recurso que um site inseguro achou que era bug).

O bloqueador de anúncios nativo agora permite adicionar e remover listas de sites; e o navegador recarrega a página sempre que esse recurso for ativado/desativado. Por fim, a interface do Opera ganhou ícones novos e um modo escuro.

O Opera tem 2% de participação de mercado em desktops, segundo o StatCounter. Você é um dos usuários? O que achou das mudanças?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Fagiani Junior

Quase a Opera me ganha novamente, se esse sidebar funcionasse como o Rambox, se desse para colocar o trello, gmail e outros webapps valeria a pena

Ayslan Aragão

Esta no firefox, ate que vi essa nova atualização. Vim para ela agora e nao me arrependo. Uma pena o mundo não dar uma olhada para o Opera...

Rui Andrada
Só para Windows, que pena! Vou testar no Wine pra ver como fica.
Kelly G. Fernandes
Já uso o Opera há muito tempo,amo demais ! Amei as mudanças e novidades.
Keaton
Integrado, né. :I
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Pronto ta aqui https://www.opera.com/pt-br/computer/mail
Guilherme Brcontainer
Tem que alterar o atalho para algo como ""C:Program Files (x86)Operalauncher.exe" --enable-smooth-scrolling" (não testei), todavia para facilitar você pode usar esta extensão https://addons.opera.com/en/extensions/details/smoothscroll-3/
Saulo Benigno
Se opera tem 2%, quanto será que o Vivaldi tem?
Saulo Benigno
2% ainda? uau...
Keaton
Whatsapp e Telegram no navegador é lindo.... MAS QUANDO TEREMOS A PORRA DO CLIENTE DE EMAIL DE VOLTA?! Eles estão prometendo isso desde que migraram pro webkit/chromium.... isso a doze anos atras. :I
Diogo
Que modo suave é esse? Onde eu vejo pra habilitar?
Diogo
Eu uso o Opera há uns 15 anos.. Amo demais.
Guilherme Brcontainer
Perdão meu Opera e sistemas são em Inglês tente abrir isto no navegador opera://settings/?search=gest
danielnbl

To usando Opera faz um tempo e finalmente me acostumei. Amo demais

daniel
To usando Opera faz um tempo e finalmente me acostumei. Amo demais
Exibir mais comentários