Opera ganha atalhos para WhatsApp, Messenger e Telegram na barra lateral

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 dias

O navegador Opera recebeu uma atualização chamada “Reborn”, que traz alguns novos recursos para bate-papo, segurança e bloqueio de anúncios, além de uma interface atualizada.

O destaque talvez seja a barra lateral com acesso rápido ao WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram. Eles ficam sempre a um clique de distância: basta fazer login (ou escanear o QR code no caso do WhatsApp) e começar a conversar.

Ao receber mensagens, o ícone da barra lateral recebe um indicador vermelho. É possível manter o chat sempre aberto na lateral esquerda, ou exibi-lo só ao clicar no ícone. E você pode alternar entre os serviços usando o atalho Ctrl + Shift + M no Windows e Linux (ou ⌘ + ⇧ + M no macOS).

No Messenger, recomendo clicar no ícone (i) no canto superior direito para ocultar a barra de opções adicionais:

No caso do WhatsApp, é melhor expandir a área que ele ocupa, para suas conversas não ficarem espremidas:

O Telegram, por sua vez, alterna entre a interface mobile e a interface web tradicional se você redimensionar a barra lateral:

Este recurso de mensagens se originou no Opera Neon, um browser experimental que quer reimaginar os navegadores de desktop.

Há outras mudanças no Opera Reborn. Agora, se você começar a preencher sua senha ou número de cartão de crédito em uma página que não seja HTTPS, o navegador exibirá um aviso. É algo semelhante ao Firefox (um recurso que um site inseguro achou que era bug).

O bloqueador de anúncios nativo agora permite adicionar e remover listas de sites; e o navegador recarrega a página sempre que esse recurso for ativado/desativado. Por fim, a interface do Opera ganhou ícones novos e um modo escuro.

O Opera tem 2% de participação de mercado em desktops, segundo o StatCounter. Você é um dos usuários? O que achou das mudanças?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados