Início » Aplicativos e Software » Como salvar arquivos do Word em PDF

Como salvar arquivos do Word em PDF

Dica permite criar documentos em PDF a partir de praticamente qualquer programa do PC.

Avatar Por
TB Responde

Sete da noite, sua namorada está prestes a ir para a faculdade quando bate aquele desespero: é preciso converter um trabalho que está atualmente salvo em formato de Microsoft Word (.docx) para PDF (.pdf). Essa situação lhe parece familiar? Então eu tenho a solução: instalar o PrimoPDF na sua máquina.

Uma vez que o PrimoPDF esteja rodando no computador, praticamente qualquer arquivo poderá ser convertido para PDF, de modo que muito mais gente possa visualizá-lo sem ter a suíte de aplicativos da Microsoft – que custa muito dinheiro – instalada no PC.

Instalação

Antes de qualquer coisa, é preciso acessar a página do PrimoPDF e efetuar o download do programa. Embora o programa seja em inglês, baixar ele para o computador é muito fácil. Primeiro, clique em “Download Free” (botão com fundo cinza). Em seguida, no site da CNET Download.com, clique em “Download Now” para baixar o programa gratuitamente.

Instalação do PrimoPDF.

Instalação do PrimoPDF.

Uma vez que ele tenha sido baixado, vem a instalação propriamente dita. O PrimoPDF não instala programa de terceiros nem barras de busca, então clicar em “Next” várias vezes é mais do que suficiente para

Funcionamento

PrimoPDF funciona da seguinte forma: ele cria uma impressora virtual no seu computador com Windows. Isso significa que qualquer documento imprimível poderá ser salvo em PDF, para compartilhamento futuro ou apenas para impedir que as pessoas modifiquem seu conteúdo.

Impressora virtual criada pelo PrimoPDF.

Impressora virtual criada pelo PrimoPDF.

Se você for ao Painel de Controle, na área de impressoras, verá que uma nova impressora foi adicionada. O dispositivo “PrimoPDF” é, na verdade, o PrimoPDF enganando o PC e fingindo ser uma impressora.

Como converter arquivo do Word para PDF

Agora que o programa está instalado, a conversão de documento do Microsoft Word para PDF é muito fácil. Com o Word aberto e o documento devidamente finalizado, vá no menu do Office e depois em Imprimir (ou pressione as teclas CTRL + P).

Documento do Word a ser convertido para PDF.

Documento do Word a ser convertido para PDF.

Uma janela de impressora perguntará como será feita a impressão. Normalmente a impressora selecionada já será “PrimoPDF”, mas caso ela não esteja como padrão, basta clicar na lista próxima a Nome e selecioná-la.

Agora uma janela em inglês irá aparecer com opções para a conversão. A área 1 da imagem acima especifica a qualidade da conversão. Screen é o mais simples, enquanto que Print é o mais completo e também que faz o arquivo PDF ficar mais pesado. Portanto, tenha em mente que um documento que vai ser compartilhado pela web provavelmente ficará perfeito na qualidade Screen, mas algo que vai ser impresso e tem muitas imagens deverá ser salvo com a opção Print marcada.

Ajustes do PrimoPDF para converter .doc para .pdf.

Ajustes do PrimoPDF para converter .doc para .pdf.

Mantenha a opção Save As (2) como Ask when creating PDF, pois assim o PrimoPDF vai perguntar sempre em qual pasta quer salvar o documento PDF. Por último, pressione Create PDF e aguarde que a conversão seja feita. Voilá!

Visualização de documentos PDF

Quando o processo estiver concluído, é só usar o Adobe Reader para abrir o documento PDF gerado. O aplicativo da Adobe tem sido modificado ao longo dos anos para consumir menos memória, tornando-se um programa mais leve e prático.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Telmo Barbosa
Ola, O artigo ta muito bom mas não percebo porque se tem que instalar um outro programa porque acho que o microsoft word tem a opção para exportar para pdf em vez de guardar em .doc não é verdade? Parece que há muitos programas para fazer isso.. só não sei se há para converter ao contrario mas pronto isso sim ajudava imenso ;) Abraço
Telma
gostei da explicação mas penso ter encontrada uma maneira mais facil e rapida, me ajudou imenso. espero que ajude voçes tbm http://support.microsoft.com/kb/2278346/pt-br
Crisbonfa
Gostei muuito!! Bela explicação!!!
Edvan
Olha eu conheço o Primopdf, mas tive alguns problemas com ele, dai comecei a usar o DoroPdf, pra mim é o melhor, nunca deu pau e os arquivos são 100% reconhecíveis, já que algumas vezes que usei o primo alguns arquivos não dava pra abrir em lugar algum, dai tinha que imprimir novamente em pdf ou usar estes recursos on-line.
rcavakian
Estou tentando salvar um arquivo *.doc com 113pp usando o Word do Mac e o sistema está criando partições do arquivo original separando as paginas. Como salvar este documento em um unico arquivo de PDF? Alguem sabe?
kylefurtado
Valeu Tecnoblog, estava precisando mesmo disso.
Reilyp
Galera há tempos eu uso o CutePDF Writer, tem o mesmo efeito,,, é só buscarem na net...e apreciaremmmmm Abraços...
Tiago César Oliveira
Bem, tem um site que resolve esse problema pra quem não pode instalar o app (ambientes corporativos, por exemplo): http://www.pdfonline.com/
Brunno
Também sempre preferi o CutePDF, não tem essas propagandas do PrimoPDF e o download é até menor (para quem usa VIVO 3G isso faz diferença, acreditem).
Mad
Esta opção é nativa no Ubuntu. E o Openoffice abre arquivos .DOCX
Hernani
Quebra um baita galho, principalmente por eu não gostar de ficar fazendo impressões, guardo todos PDFs em uma pasta no e-mail
Marcelo
Gosto muito do PDF995. Foi o primeiro software deste tipo que conheci e após vários anos é o que continuo usando. Muito bom tb, #ficadica.
Léo S. Rocha
Mas o Office 2007 não faz isso sem precisar de aplicativos? Bem... mesmo assim, por conta que uso pouco, prefiro ter o Broffice ou Google Docs. Eles já têm essa opção por padrão.
Anderson
OK, assumo o erro nesse ponto, realmente voce diz que é para que não tem o Office instalado. Mas de toda forma esse programa, pra quem tem o Office 2007 ou superior, é inutil. Ele tem utilidade para quem tem versões anteriores do Office ou para tranformar arquivos de outros aplicativos em .pdf, como bloco de notas, paint, wordpad, etc. E ainda assim vejo muitas opções no "mercado" iguais ou melhores que essa como pdfcreator, cutepdf e por ai vai!!!
Lucas
Mais um voto pro CutePDF. Usava o primo no trabalho, deu pau e o helpsquece instalou o cute no lugar. Bem mais leve, mas aqui em casa tive problemas com ele. Ao imprimir relatórios de 20 páginas com muitas figuras, ele imprimiu só até a quinta, e esta pela metade... ainda assim, ele continua na minha máquina.
Exibir mais comentários