Todo ano, a Microsoft realiza um evento para desenvolvedores onde ela dá um vislumbre do que está por vir em suas plataformas de software. Nesta semana, a empresa aproveitou a Build 2017 para revelar novos recursos do Windows 10, um novo visual para seus aplicativos, e o futuro da Cortana.

Resumo para preguiçosos

  • Windows 10 Fall Creators Update: a próxima atualização do Windows vai se integrar melhor ao smartphone — inclusive iOS e Android — e vai ganhar outros recursos interessantes, como criação automática de vídeos e uma linha do tempo para voltar a programas que você fechou.
  • Fluent Design System: o sucessor da linguagem de design Metro tem um visual translúcido e é pensado para todo tipo de dispositivo, incluindo realidade mista.
  • Cortana: a assistente de voz está ficando cada vez mais esperta, e estará presente em mais dispositivos, incluindo alto-falantes inteligentes e carros.

Windows 10 Fall Creators Update

A próxima atualização do Windows 10, codinome Redstone 3, se chama oficialmente Fall Creators Update, e está concentrada em criatividade e produtividade.

O Windows 10 vai ganhar um recurso chamado “Pick Up Where You Left Off”, semelhante ao Continuidade do macOS, com ajuda da assistente virtual Cortana.

Se você estiver editando um documento armazenado na nuvem e sair do PC, ele será carregado automaticamente no smartphone ou tablet para que você possa continuar trabalhando nele:

A Cortana também pergunta se você deseja continuar usando um aplicativo ou site que tiver aberto no PC pela última vez. O mesmo vale no sentido inverso: o que você estiver usando no smartphone, ou em outros PCs, pode ser transferido para seu computador atual.

Além disso, a área de transferência será sincronizada entre dispositivos: você poderá copiar texto, fotos, GIFs e links no Windows 10 e colá-lo em outro dispositivo. Isso é possível através do SwiftKey, adquirido pela Microsoft no ano passado; então você precisa ter esse app.

Tudo isso faz parte da plataforma Microsoft Graph, e funciona com Android e iPhone — não é preciso ter um Windows Phone para aproveitar o recurso.

O recurso Timeline permite voltar no tempo e abrir automaticamente tudo o que você estava usando em um momento específico, incluindo aplicativos, arquivos e sites.

O aplicativo Story Remix poderá gerar automaticamente “histórias” a partir de imagens e vídeos. Ele parece bem fácil de usar, adicionando de forma automática uma trilha sonora, transições e objetos 3D — é possível até mesmo colocar texto que acompanha um elemento do vídeo à medida que ele se move.

E o OneDrive vai enfim recuperar um recurso que existia no Windows 8: placeholders. Basicamente, ele não vai baixar todos os seus arquivos da nuvem. Haverá um ícone com o nome do arquivo, e se você clicar nele, o download começa. Isso economiza espaço no disco rígido.

O Windows 10 Fall Creators Update está previsto para setembro.

E, em um breve anúncio, Terry Myerson revelou que o iTunes chegará à loja do Windows, assim como o Spotify. Isso significa que esses programas de desktop poderão rodar no Windows 10 S, que bloqueia aplicativos de fora da Loja. Eles se juntarão aos quase mil aplicativos Win32 tradicionais convertidos com a Ponte para Desktop (antigo Project Centennial).

Até mesmo distribuições do Linux poderão ser baixadas a partir da Loja: Ubuntu, SUSE e Fedora rodarão em um ambiente virtualizado lado a lado com o Windows, e permitirão executar aplicativos feitos para o sistema operacional livre.

Fluent Design System

Esta é a resposta da Microsoft para o Material Design do Google. O Fluent Design System (codinome Project Neon) é uma linguagem com camadas, profundidade e animações, e traz de volta os elementos translúcidos que você deve lembrar do Windows Vista e 7.

Windows 10’s new transparency effects are rolling out — benefit of having the core system apps updated through the Windows Store pic.twitter.com/Pf9Jgtdozw

— Steve T-S (@stroughtonsmith) 9 de maio de 2017

Com esse design, aplicativos devem funcionar bem em qualquer tamanho de tela, incluindo smartphones, tablets, laptops e desktops. Na verdade, ele também se destina a dispositivos que podem não ter um display, como wearables ou alto-falantes inteligentes.

O Metro, linguagem de design criada para o Windows 8, era bastante focada no toque. Enquanto isso, o Fluid foi pensado para interações através do toque, caneta, voz, olhar e gestos, além de teclado e mouse. A ideia é preparar aplicativos para funcionarem inclusive em ambientes 3D — isto é, na realidade mista em que a Microsoft vem apostando.

Introducing the Microsoft Fluent Design System! Draw the right focus to the right thing at the right time. #MSBuild pic.twitter.com/tzHRAb4Pm0

— Windows Developer (@windowsdev) 11 de maio de 2017

São cinco fundamentos básicos:

  • luz: a interface deve concentrar sua atenção no que importa e evitar distrações;
  • profundidade: os aplicativos deverão usar camadas para criar relações entre os elementos da interface;
  • movimento: outra forma de estabelecer contexto ao interagir com um app;
  • material: usar melhor o espaço da tela e dar espaço para o conteúdo;
  • escala: criar interfaces que funcionem em diferentes tamanhos de tela, e que possam ir além de um plano bidimensional.

Cortana

A assistente de voz da Microsoft está ficando mais esperta. Ela ganhou um conjunto de habilidades, isto é, integrações com aplicativos e serviços de terceiros. Por exemplo, você pode pedir uma pizza da Domino’s usando comandos de voz; obter a previsão de tempo com o Dark Sky; e interagir com serviços como iHeartRadio, TuneIn e OpenTable.

As habilidades da Cortana estão em preview por enquanto; e como elas funcionam através da nuvem, você pode usá-las no Windows, Android, iOS e em alto-falantes inteligentes como o Harman Kardon Invoke.

A Microsoft também demonstrou a Cortana funcionando em carros, onde ela age um pouco diferente. Por exemplo, se você receber um e-mail enquanto estiver dirigindo, a assistente permite configurar um lembrete para você ler quando chegar ao trabalho, onde será mais fácil responder. A empresa tem parcerias com BMW e Nissan.

A Cortana tem 141 milhões de usuários ativos todo mês, contra 500 milhões de dispositivos ativos rodando Windows 10.

E mais

A Microsoft continua dedicada à sua plataforma de realidade mista, que coloca objetos virtuais no mundo real, e anunciou que os headsets da Acer e da HP agora estão disponíveis em pré-venda nos EUA e no Canadá para desenvolvedores. Eles custam US$ 299 e US$ 329, respectivamente.

O kit também inclui um controle de movimento com seis graus de liberdade, e que dispensa sensores externos (eles estão incorporados na parte frontal do headset).

Um novo suplemento para o PowerPoint traduz apresentações em tempo real. Na demonstração, ele converteu fala de espanhol para inglês em tempo real, e também é capaz de traduzir texto. Como o plug-in é bidirecional, você pode fazer uma pergunta e o add-in a traduz em tempo real.

O PowerPoint Translator tem suporte a 9 idiomas falados e mais de 60 idiomas escritos, e está disponível em preview aqui.

A Microsoft está bastante concentrada em inteligência artificial, e demonstrou na Build um sistema que usa câmeras de segurança para reconhecer objetos e aumentar a segurança no ambiente de trabalho. No vídeo abaixo, câmeras identificam um derramamento de substâncias químicas em uma fábrica:

A empresa também mostrou o Emma Watch, um wearable de pulso criado pela Microsoft Research para ajudar a reduzir os tremores de mão em pessoas diagnosticadas com mal de Parkinson. Ele ajudou a designer gráfica Emma Lawton, que tem Parkinson, a escrever e desenhar novamente.

Para desenvolvedores, há algumas novidades interessantes. Eles poderão criar aplicativos em um PC e fazê-los rodar no iOS, Android e Windows usando um código-base compartilhado, graças ao .NET Standard 2.0 e XAML Standard.

Além disso, o Microsoft Xamarin — que permite criar apps para iOS em C# — agora dispensa um Mac graças ao Xamarin Live Player. Ele permite executar, testar e depurar apps para iOS diretamente de um PC com Windows e Visual Studio.

E, falando em Visual Studio, a versão 2017 para Mac saiu do beta e pode ser baixada aqui.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados