O Facebook anunciou nesta quarta-feira (10) mais uma mudança no algoritmo do feed de notícias. Desta vez, os alvos são os conteúdos enganosos e sensacionalistas, que terão menos espaço na rede social em favor de posts mais informativos. A mudança também afeta os anúncios de má qualidade, que não poderão mais ser promovidos.

É mais um movimento para construir uma “comunidade informada”, um dos objetivos do Facebook que estão no manifesto enorme de Mark Zuckerberg. A rede social diz que está “sempre trabalhando para entender quais publicações são consideradas enganosas, sensacionalistas ou spam, para que possamos mostrar menos desses conteúdos, dando preferência para postagens mais informativas”.

Segundo o Facebook, a mudança vai desincentivar spammers que ganham dinheiro com publicidade quando seus sites são acessados. Páginas que costumam publicar links para conteúdos de baixa qualidade deverão “enfrentar um declínio na audiência”, enquanto as que não fazem isso “podem perceber um pequeno aumento no tráfego”.

A qualidade dos anúncios no Facebook também deve melhorar, já que a empresa está utilizando inteligência artificial para detectar páginas mal intencionadas. O Facebook é bastante criticado por permitir constantemente que lojas falsas anunciem na plataforma, vendendo produtos que nunca chegam e roubando números de cartões de crédito de usuários.

As mudanças entram em vigor a partir de hoje e serão implementadas gradualmente nos próximos meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Turano
Censura do Facebook agora virou paginas sensacionalistas. O fim não justifica os meios Facebook.
harddica
O PT agradece agora só vai ter páginas de feministas, petistas, psdebistas, pc do B, e outras páginas de esquerda juntamente com Catraca Livre no topo dos feeds dos usuários. Parabéns Facebook por aplicar mais uma censura a quem mostra os podres do Governo e seus aliados.
Bruno Alexa

O tio zuck... se for de direita ele bloqueia o usuário... se for de esquerda ele paga o usuário kkkk

Bruno Alexandre
O tio zuck... se for de direita ele bloqueia o usuário... se for de esquerda ele paga o usuário kkkk
Bruno Alexandre
O tio zuck... se for de esquerda a postagem ele impulsiona... se for de direita bloqueia o usuário kkkk
Bruno Alexandre
Nunca... essa bosta de rede social só bloqueia se você for de direita... a de esquerda eles alavancam...
Bruno Alexandre
Facebook é um lixo... esses dias fui bloqueado sem motivo algum...
Keaton
o nome desse diabo é clickbait
Francisca Maria
Então, isso significa que o Tecnoblog terá SÉRIOS PROBLEMAS com suas chamadas do tipo "FACEBOOK TEM ATUALIZAÇÃO IMPRESSIONANTE QUE MUDA O MUNDO; entenda" que, na verdade, apontam para uma notícia que não informa nada realmente importante.
Diego F. Duarte
+1
Fábio

Então vão bloquear todas as páginas esquerdistas/socialistas, não é?

Vinícius
Então vão bloquear todas as páginas esquerdistas/socialistas, não é?
Fabiano Dauwe
Fácil. Se tiver peitinho, vai ser considerado sensacionalista. Se não tiver, tá beleza.
Claudio Roberto Cussuol
- Você nem vai acreditar na nossa lista de quais páginas foram classificadas como sensacionalistas. - Modelo esbanja sensualidade enquanto trai o marido, clique aqui para ver as fotos sensacionalistas. - 10 coisas que deveriam ser classificadas como sensacionalistas que você não sabia. - Veja quem acabou de ser classificado como sensacionalista.
Lucas Ambrosio
CLIQUE AQUI e veja só quem que vai decidir o que é sensacionalista ou não!
Exibir mais comentários