O Thunderbird já teve seus bons tempos, mas a Mozilla está querendo se livrar do software há pelo menos cinco anos. Em 2015, a organização responsável pelo Firefox afirmou que a manutenção do Thunderbird era um “fardo”, já que o produto mais importante era o navegador. Agora, o cliente de e-mails está dando mais alguns passos para se tornar independente.

Parte da infraestrutura do Thunderbird já foi migrada e está sendo mantida pelo Thunderbird Council, grupo que desenvolve o aplicativo. O recurso de configuração automática de contas, por exemplo, já funciona com servidores próprios. Ele permite que os usuários adicionem uma conta de e-mail apenas digitando o endereço, sem ficar procurando o POP3, SMTP ou IMAP do provedor como nos velhos tempos.

Além disso, segundo o comunicado, o Thunderbird quer parar de depender do Gecko, motor de renderização do Firefox. Isso deve acontecer em um futuro mais distante; por enquanto, o Thunderbird Council pretende se manter próximo à Mozilla para continuar tendo acesso a pessoas que ajudem a corrigir possíveis incompatibilidades entre o Thunderbird e o Gecko.

O Thunderbird Council se comprometeu a tomar decisões em conjunto e reduzir aos poucos sua dependência técnica e operacional da Mozilla, que continua como responsável legal e fiscal do aplicativo de e-mail. Caso as partes se desentendam no futuro, elas podem, com seis meses de aviso prévio, se desconectarem totalmente uma da outra.

Nem parece, mas o Thunderbird afirma que possui mais de 25 milhões de usuários (você ainda é um deles?). Para continuar o desenvolvimento do software, o Council procura doações e voluntários que possam contribuir com o projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Amilkar Moraes

Uso o Thunderbird desde 2013 e não troco por ser leve, prático e o objetivo. É a prova de menos é mais!

Je Suis Harambe
Eu uso e acho o melhor cliente de email, no Mac OS tem a porcaria do Mail mas não vale a pena usar, principalmente em questão de ter múltiplos emails é bem melhor, não é bonito esteticamente mas é mto funcional
Fabricio Alencar
tenho utilizado e está muito bom mesmo. Uma excelente opção frente ao outlook, o qual não faz nenhuma falta. :)
AlxR

Usava ele no trabalho, ate que trocaram tudo para microsoft e agora só se usa o outlook que vive travando quando se faz uma busca mais profunda. https://uploads.disquscdn.c...

Meganegão
Usava ele no trabalho, ate que trocaram tudo para microsoft e agora só se usa o outlook que vive travando quando se faz uma busca mais profunda. https://uploads.disquscdn.com/images/f75f2dc4a36c19cc8f1574431cc6e5de8c81dd8260e1307db7bc0b2742c533cf.jpg
Marco Antonio
Eu uso e conheço pessoas que usam o "gerenciador" do windows 10, ele é bem simples e serve ao propósito, talvez não seja tão rápido em enviar, mas serve, alem de ter uma interface simples. faz falta a quantidade de configurações do thunderbird. Usei outlook entre 2009 e 2012 e nao tive "muitos" problemas, mas concordo que o thunderbird é confiável quando a versatilidade.
Saulo Ottoni
Não, como ex usuário apple, to zoando a capacidade do Higa de falar bobagem. Interpretação de texto, meu caro
Fred
Uso o Thunderbird Portable no trabalho. Nada a reclamar.
Thiago Lopes
Uhnn... sê tá neeeervoso?
Leonardo de Pádua
Eu utilizo o Thunderbird, ele é um excelente gerenciador de e-mails.
Luiz Otávio
O Thunderbird melhorou assustadoramente depois que integraram o plugin de agendas e tarefas (o lightining). Quem usou antes disso e usar agora, garanto que mudará de opinião.
Ricardo - Vaz Lobo
Tentei. Desisti.
Eduardo (Edknight)
Eu sempre usei a versão web dos serviços de e-mail, até que meio que fui obrigado a usar um client no trampo (aquele mail da Locaweb não era muito prático), e usei o Outlook. Acabei pegando o gosto pelos clients, mas depois de sair do trampo não tinha grana para bancar um Outlook, e testei o Thunderbird, mas achei ele bem ruinzinho comparado com o estava acostumado. Atualmente, eu dropei ambos e estou usando o Mailbird, ele me atende bem, é bem prático, tem muitas funções bacaninhas, e apesar de ser pago (a versão free é limitada a uma conta de email), se você recomendar ele para um certo número de pessoas, você "ganha" uma licença da versão paga.
Kessler
O 2016 também é uma bomba. Outlook só serve para quem usa Exchange e olhe lá.
Marcus Pessoa
Continuo achando-o um ótimo programa de e-mail, e eu o usaria se sincronizasse offline no computador, mas não o faço, uso apenas e-mail pela web mesmo.
Exibir mais comentários