Início » Aplicativos e Software » Thunderbird está se tornando mais independente da Mozilla

Thunderbird está se tornando mais independente da Mozilla

Paulo Higa Por

O Thunderbird já teve seus bons tempos, mas a Mozilla está querendo se livrar do software há pelo menos cinco anos. Em 2015, a organização responsável pelo Firefox afirmou que a manutenção do Thunderbird era um “fardo”, já que o produto mais importante era o navegador. Agora, o cliente de e-mails está dando mais alguns passos para se tornar independente.

Parte da infraestrutura do Thunderbird já foi migrada e está sendo mantida pelo Thunderbird Council, grupo que desenvolve o aplicativo. O recurso de configuração automática de contas, por exemplo, já funciona com servidores próprios. Ele permite que os usuários adicionem uma conta de e-mail apenas digitando o endereço, sem ficar procurando o POP3, SMTP ou IMAP do provedor como nos velhos tempos.

Além disso, segundo o comunicado, o Thunderbird quer parar de depender do Gecko, motor de renderização do Firefox. Isso deve acontecer em um futuro mais distante; por enquanto, o Thunderbird Council pretende se manter próximo à Mozilla para continuar tendo acesso a pessoas que ajudem a corrigir possíveis incompatibilidades entre o Thunderbird e o Gecko.

O Thunderbird Council se comprometeu a tomar decisões em conjunto e reduzir aos poucos sua dependência técnica e operacional da Mozilla, que continua como responsável legal e fiscal do aplicativo de e-mail. Caso as partes se desentendam no futuro, elas podem, com seis meses de aviso prévio, se desconectarem totalmente uma da outra.

Nem parece, mas o Thunderbird afirma que possui mais de 25 milhões de usuários (você ainda é um deles?). Para continuar o desenvolvimento do software, o Council procura doações e voluntários que possam contribuir com o projeto.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Je Suis Harambe
Eu uso e acho o melhor cliente de email, no Mac OS tem a porcaria do Mail mas não vale a pena usar, principalmente em questão de ter múltiplos emails é bem melhor, não é bonito esteticamente mas é mto funcional
Fabricio Alencar
tenho utilizado e está muito bom mesmo. Uma excelente opção frente ao outlook, o qual não faz nenhuma falta. :)
Meganegão
Usava ele no trabalho, ate que trocaram tudo para microsoft e agora só se usa o outlook que vive travando quando se faz uma busca mais profunda. https://uploads.disquscdn.com/images/f75f2dc4a36c19cc8f1574431cc6e5de8c81dd8260e1307db7bc0b2742c533cf.jpg
Marco Antonio
Eu uso e conheço pessoas que usam o "gerenciador" do windows 10, ele é bem simples e serve ao propósito, talvez não seja tão rápido em enviar, mas serve, alem de ter uma interface simples. faz falta a quantidade de configurações do thunderbird. Usei outlook entre 2009 e 2012 e nao tive "muitos" problemas, mas concordo que o thunderbird é confiável quando a versatilidade.
Saulo Ottoni
Não, como ex usuário apple, to zoando a capacidade do Higa de falar bobagem. Interpretação de texto, meu caro
Fred
Uso o Thunderbird Portable no trabalho. Nada a reclamar.
Thiago Lopes
Uhnn... sê tá neeeervoso?
Leonardo de Pádua
Eu utilizo o Thunderbird, ele é um excelente gerenciador de e-mails.
Luiz Otávio
O Thunderbird melhorou assustadoramente depois que integraram o plugin de agendas e tarefas (o lightining). Quem usou antes disso e usar agora, garanto que mudará de opinião.
Ricardo - Vaz Lobo
Tentei. Desisti.
Eduardo (Edknight)
Eu sempre usei a versão web dos serviços de e-mail, até que meio que fui obrigado a usar um client no trampo (aquele mail da Locaweb não era muito prático), e usei o Outlook. Acabei pegando o gosto pelos clients, mas depois de sair do trampo não tinha grana para bancar um Outlook, e testei o Thunderbird, mas achei ele bem ruinzinho comparado com o estava acostumado. Atualmente, eu dropei ambos e estou usando o Mailbird, ele me atende bem, é bem prático, tem muitas funções bacaninhas, e apesar de ser pago (a versão free é limitada a uma conta de email), se você recomendar ele para um certo número de pessoas, você "ganha" uma licença da versão paga.
Kessler
O 2016 também é uma bomba. Outlook só serve para quem usa Exchange e olhe lá.
Marcus Pessoa
Continuo achando-o um ótimo programa de e-mail, e eu o usaria se sincronizasse offline no computador, mas não o faço, uso apenas e-mail pela web mesmo.
Saulo Ottoni
"Você ainda é um deles?" - Escrito do meu iTreco/Android/MacbookPro
Ricardog sem ervilha
Também não entendi o "ainda" da matéria. Pra quem usa e-mail empresarial todo santo dia como ferramenta pra contato com clientes o thunderbird é uma ótima pedida, muito mais eficiente que interface web, mais fácil e seguro. Pessoal esquece que não é todo mundo que só usa e-mail pra receber promoção de site.
Trovalds
Usava também. Até que uma das versões veio insuportavelmente bugada. Acabo que passo a maior parte do tempo abrindo a interface web mesmo.
Marcus Araújo
"você AINDA é um deles?" Felizmente, sim. Não vejo necessidade de mudar para essas opções "modernetes" que são pouco configuráveis e que dão zebra (alô, app tosco de e-mail do Windows 10, um grande abraço).
Ricardog sem ervilha
tenho o office 2013 e o outlook dele é muito cagado, não dá acesso a configurações avançadas e não teve cristo de eu configurar o email do meu servidor (pelo menos na época que testei, de repente arrumaram isso). Já o Thunderbird, foi só inserir o e-mail e tudo funcionou magicamente bem, não testei o outlook 2016, mas difícil eu trocar ele por outro.
Kessler
Eu uso. Tentei usar outros, mas sempre acaba sendo muito mais pesado com um monte de opções inúteis ou muito simples e difícil de configurar. Ainda mais com o suporte terrível que o gmail tem para IMAP.
Jonas S. Marques
Sim, eu uso, acho mais rápido que o Outlook, além de preferir a quantidade de configurações que ele suporta.
Hawk
Usava muito, mas já faz uns 4-5 anos que não abro mais o aplicativo.