Na internet, empresas como Google e Facebook se orgulham de oferecer anúncios personalizados com base em seus gostos e características pessoais — gênero, idade, local, entre outros.

Uma pizzaria em Oslo, Noruega, quis seguir esse exemplo com um anúncio físico e uma câmera, sem deixar isso claro aos clientes — mas foi descoberta depois que o sistema travou.

A Peppe’s Pizza tinha um pequeno outdoor digital com uma câmera embutida na parte superior. Ela era usada para detectar o rosto das pessoas que passavam em sua frente, e reconhecer seu gênero, faixa etária, expressão facial e tempo de atenção.

À primeira vista, o anúncio não tinha nada demais. Porém, em determinado momento, o sistema travou e passou a exibir o prompt de comando do Windows, em vez de propagandas de pizza. Na foto abaixo, a primeira linha de texto diz: “mulher – jovem adulta, tempo de atenção: 2015 de 4218”, mais um índice de sorriso e “óculos: não”.

O engenheiro Jeff Newman diz ao site norueguês Dinside que passou na frente do outdoor e viu uma linha de texto surgir na tela, descrevendo suas características gerais. Ele postou uma foto disso no Facebook e, em alguns dias, ela se espalhou para outras redes sociais.

Newman explica no Reddit:

Há uma tela que normalmente mostra propagandas da Peppe’s Pizza em frente à loja deles na estação central de Oslo. Os anúncios tinham deixado de funcionar, revelando o que estava sendo executado. À medida que eu me aproximei para tirar uma foto, a tela começou a rolar texto com informações genéricas sobre mim – que eu era um homem jovem… usando óculos, para onde eu estava olhando, e se eu estava sorrindo.

O outdoor foi criado pela empresa de análise de varejo Kairos: ela cria software de reconhecimento projetado para ajudar a “converter mais clientes” e “reconhecer, comercializar, rentabilizar”. Por exemplo, se uma mulher estiver vendo o anúncio, a tela pode exibir opções mais saudáveis ​​e com menos carne.

O gerente de marketing da ProntoTV, fornecedora do outdoor, diz ao Dinside que o sistema não armazena imagens das pessoas analisadas, apenas os metadados.

O Dinside foi até a pizzaria e descobriu que havia apenas um pequeno aviso sobre a câmera, e ele ficava na parte traseira do anúncio. Isso provavelmente não é o bastante: na Noruega, só é permitido usar câmeras de vigilância para fins como deter crimes, não para exibir publicidade direcionada de pizza.

Então, no mesmo dia em que o artigo do Dinside foi publicado, a pizzaria removeu a câmera do outdoor. O gerente de marketing da ProntoTV diz que “o período de teste estava programado para ser concluído esta semana, por isso fizemos a remoção”. Então tá.

O outdoor após remoção da câmera

Receba mais sobre noruega na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados