Muita gente trata de rootear o Android para personalizá-lo irrestritamente. Mas, às vezes, essa turma dá de frente com alguns problemas inusitados. O exemplo mais recente vem da Netflix: não está sendo possível instalar a versão 5.0 do app do serviço via Google Play em smartphones ou tablets Android com root.

Rootear o Android é uma maneira de ter acesso total às entranhas do sistema e, assim, modificá-lo conforme der na telha. Normalmente, o Google e os fabricantes reprovam esse tipo de procedimento por causa dos riscos à segurança e porque, teoricamente, aparelhos com root facilitam a pirataria de software.

Os problemas para os usuários da Netflix começam aí. A recém-lançada versão 5.0 do aplicativo traz otimizações de desempenho, correções de falhas e compatibilidade com a plataforma de DRM Widewine, do próprio Google. Esse sistema classifica os dispositivos em três níveis de segurança e pode simplesmente não certificar aqueles que foram rooteados.

É por essa razão que, desde sexta-feira (12), os usuários que têm aparelhos com acesso root e tentam instalar a versão 5.0 do app da Netflix se deparam com uma mensagem dizendo que o aplicativo não é compatível com o dispositivo. Um aviso no Google Play deixa isso claro: “versão 5.0 compatível apenas com dispositivos certificados pelo Google com todos os requisitos do Android”.

Netflix - bloqueio no Google Play

Porém, o bloqueio só ocorre em instalações tentadas a partir do Google Play. Segundo o Android Police, é perfeitamente possível instalar o app por meio de um arquivo APK, que pode ser encontrado no site APKMirror, por exemplo.

Há o temor de que, nas próximas atualizações, o aplicativo deixe de funcionar em aparelhos rooteados mesmo se instalado manualmente. A Netflix não deu nenhuma informação quanto a isso, mas como a empresa sempre se mostrou bastante zelosa com direitos autorais, a possibilidade de restrições mais severas serem implementadas em breve não é remota.

Aliás, o cuidado com o DRM foi justamente uma das razões que fizeram a empresa demorar tanto para liberar o modo offline do serviço. A saída, se houver mesmo bloqueio até de instalações manuais, provavelmente será o uso de ferramentas que camuflam o root do aparelho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Lima Crisostomo
Já desfiz dela. Não pegave netflix em 4K, os players bem limitados. Montei um PC antigo e só coloque uma GT1030, pretendo ter os mesmos recursos ou superiores.
Gracieli Rogério
Quer dizer que daqui para frente nao vai atualizar mais. Funcionar ele vai normal, mas com uma versao defasada.
José Maria Silva

Sim, a maioria dos celulares K6/Plus saem de fábrica com o bootloader desbloqueado com isso, muitos apps da Google não podem ser instalados nesses aparelhos... A Lenovo não dá suporte para seus clientes e nem passa esse tipo de informação, no próprio fórum da empresa os administradores dão respostas que não serve para nada.

Caleb Enyawbruce

ta ok

Ramon Gonzalez
ta ok
Tales Cembraneli Dantas
Desculpa se fui rude, não era à intenção mas eu não tireu nenhuma conclusão fora do que estava no seu comentário
Caleb Enyawbruce

Foque no comentario, não no comentarista. Você não me conhece.

Ramon Gonzalez
Foque no comentario, não no comentarista. Você não me conhece.
Marcos Vinicius
No meu caso é o seguinte tenho um LG K6 plus nunca fiz root nele e mesmo assim, não consigo fazer o download do app pela Play Store.
Ismael Pini Gonzales
Dizem que o Vibe K6/Plus também está com o mesmo problema por não ser certificado pelo Google...
boyracer
Meu Quantum Q2 é um exemplo. Fiz factory reset, quando fui instalar o Netflix deu não-compatível. Tive que baixar do APKmirror.
Carlos Pacheco
Ué, mas eu te dei uma direção, esclareci uma hipotética decisão e ainda levo bronca? Tudo bem, respeito sua tristeza e sua postura de fazer reclamação no disqus. Pena que os caras da Netflix não perdem tempo com isso... Um e-mail ajudaria muito mais, sabe, o SAC tá lá pra isso, mas se você acha patético reclamar com quem fez a lambança... ?
Felipe Tam
root é essencial pra remover bloatware de fabricante. acho uma estupidez sem tamanho limitar o alcance do serviço assim, a grande maioria dos entusiastas de tecnologia tem root.
Ismael Pini Gonzales
O seu nível de argumentação é tão baixo, mas tão baixo que chega a dar pena! Já perdi tempo suficiente por aqui argumentando, enquanto você só fica repetindo a mesma coisa... De fato, a Netflix tem total liberdade para bloquear o acesso de quem ela quiser utilizando o critério que preferir. Entretanto, eu como consumidor e cliente tenho o mesmo direito de discordar da postura da empresa, argumentar sobre esse assunto na internet e se quiser cancelar o serviço! Por fim, não preciso mandar e-mail algum para o suporte deles e não tenho que provar que sou "bom menino" para ninguém... Que ideia patética! Hahahahaha
Ismael Pini Gonzales
O seu nível de argumentação é tão, mas tão baixo que chega a dar pena! Já dei vários argumentos que embasam o meu ponto de vista, enquanto você, aparentemente, só sabe repetir a mesma coisa...
Exibir mais comentários