Início » Mobile » Netflix fecha o cerco para smartphones Android com root

Netflix fecha o cerco para smartphones Android com root

Por
14 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Muita gente trata de rootear o Android para personalizá-lo irrestritamente. Mas, às vezes, essa turma dá de frente com alguns problemas inusitados. O exemplo mais recente vem da Netflix: não está sendo possível instalar a versão 5.0 do app do serviço via Google Play em smartphones ou tablets Android com root.

Rootear o Android é uma maneira de ter acesso total às entranhas do sistema e, assim, modificá-lo conforme der na telha. Normalmente, o Google e os fabricantes reprovam esse tipo de procedimento por causa dos riscos à segurança e porque, teoricamente, aparelhos com root facilitam a pirataria de software.

Os problemas para os usuários da Netflix começam aí. A recém-lançada versão 5.0 do aplicativo traz otimizações de desempenho, correções de falhas e compatibilidade com a plataforma de DRM Widewine, do próprio Google. Esse sistema classifica os dispositivos em três níveis de segurança e pode simplesmente não certificar aqueles que foram rooteados.

É por essa razão que, desde sexta-feira (12), os usuários que têm aparelhos com acesso root e tentam instalar a versão 5.0 do app da Netflix se deparam com uma mensagem dizendo que o aplicativo não é compatível com o dispositivo. Um aviso no Google Play deixa isso claro: “versão 5.0 compatível apenas com dispositivos certificados pelo Google com todos os requisitos do Android”.

Netflix - bloqueio no Google Play

Porém, o bloqueio só ocorre em instalações tentadas a partir do Google Play. Segundo o Android Police, é perfeitamente possível instalar o app por meio de um arquivo APK, que pode ser encontrado no site APKMirror, por exemplo.

Há o temor de que, nas próximas atualizações, o aplicativo deixe de funcionar em aparelhos rooteados mesmo se instalado manualmente. A Netflix não deu nenhuma informação quanto a isso, mas como a empresa sempre se mostrou bastante zelosa com direitos autorais, a possibilidade de restrições mais severas serem implementadas em breve não é remota.

Aliás, o cuidado com o DRM foi justamente uma das razões que fizeram a empresa demorar tanto para liberar o modo offline do serviço. A saída, se houver mesmo bloqueio até de instalações manuais, provavelmente será o uso de ferramentas que camuflam o root do aparelho.

  • Felipe Coutinho

    Ridículo isso!
    Mas pra quem quer continuar usando o netflix com root, tem o magisk que “mascara” o root.

  • Jeffersom

    Quem tem bootloader bloqueado ta sofrendo com isso também, desbloquei do meu lenovo agora desapareceu da play store, mesmo tendo tirado o root

  • Kabrok ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    É… realmente…. Vai resolver todos os problemas de pirataria.

    Solução gênio! Agora é aguardar para que a pirataria seja erradicada da face da terra…

  • Breno

    Maioria usam o root para ter um celular atualizado.

    Se o Android fosse mais rígido com as atualizações, não existiria tantos celulares rooteados.

    E é ridículo este bloqueio, principalmente nos joguinhos.

    • Jorge Luis

      Maioria de Geeks como nós, só se for.

      • Breno

        Acho que vc entendeu errado. Não disse que a maioria dos usuários usam root. Quis dizer: a maioria do pessoal que utiliza root é pelo propósito de ter uma versão atualizada do Android e não para fazer operações perigosas/bloqueadas.

        • Diogo S

          Se esse fosse o único objetivo o pessoal da apple nunca teria feito jailbreak. Pra mim root é pra expandir as possibilidades do que se pode fazer com o aparelho

          • Dayman Novaes

            Diogo, você usou o termo “se esse fosse o único objetivo” para suportar seu argumento, mas espero que saiba que o Breno não disse que esse era o único objetivo, e sim o principal objetivo (pois “objetivo da maioria” = “principal objetivo”), e sendo o principal, não exclui a possibilidade de existirem outros objetivos, como o seu, por exemplo.

          • Diogo S

            Ok! Então, reformulando o que eu tentei dizer, para mim manter o android atualizado não é nem de longe o principal motivo que leva alguém a rootear um aparelho

          • Dayman Novaes

            Agora sim! Concordo com sua hipótese, também acho o mesmo, mas precisariámos de dados estatísticos pra comprovar.

    • Ismael Pini Gonzales

      Discordo, é muito comum as pessoas fazerem root sem trocar de ROM…
      Acho que o maior motivo seja expandir o armazenamento interno e depois excluir os aplicativos inúteis!
      Mas continuo achando essa atitude extremamente ridícula (assim como nos casos do Pokémon GO e Super Mario Run).
      Para falar a verdade, nunca vi o DRM protegendo algo, ele só serve para criar empecilhos e deixar tudo mais caro…

  • Renato Santos

    Idiotice total. A netflix ja ganha no quesito facilidade para achar o conteudo sem recorrer a pirataria, mas pelo visto estão dando passos pra tras quanto a isso.
    E a pirataria vai tender a crescer…

    • Carlos Pacheco

      É que tem gente que “ripa” os filmes da Netflix. Complicado a questão.

      • Alberto Prado

        Acho que é bem mais fácil essa ‘ripagem’ pelo pc do que pelo android…

        • Carlos Pacheco

          Também acho. Mas por vias das dúvidas… Tem gente que faz de tudo, pq não no robozinho? 😀

          • Ismael Pini Gonzales

            Seria razoável que a Netflix cortasse o suporte ao Windows por conta da pirataria?

          • Carlos Pacheco

            Seria razoável que a Netflix continuasse procurando meios de impedir que isto ocorra. Porém, como ela NÃO cortou o suporte ao Android, por que deveria fazer isto no Windows ou seja lá qual plataforma qual for?

          • Ismael Pini Gonzales

            Ela realmente não cortou o suporte ao Android, apenas excluiu todos os usuários que utilizam o acesso root. Sendo que no Windows, os usuários com o mesmo tipo de acesso podem utilizar a Netflix normalmente (inclusive com a opção de download no app para Windows 10)…
            Vale lembrar que é MUITO mais fácil e comum piratear qualquer tipo de conteúdo (e encontrar “soluções” para isso) no SO da Microsoft!

          • Carlos Pacheco

            Será? Não importa a facilidade de como cometer o crime, a Netflix tem o direito de impedir o meio mais fácil assim como o mais difícil de atividade ilegal… Acho que é uma questão de lógica.

          • Ismael Pini Gonzales

            O problema é que obter acesso root no Android NÃO TEM relação com a pirataria. Já que ele apenas permite fazer alterações mais profundas no sistema…
            Excluir todos esses usuários por conta de um ou outro que possa vir a praticar pirataria é um absurdo. É criminalizar pessoas só pq elas alteraram um aparelho que é delas!
            “Ah, mas essa modificação permite que as pessoas ripem os filmes da Netflix.”
            Isso é completamente irrelevante!
            Seria o mesmo que suspender o suporte ao Windows simplesmente pq nele você pode piratear um conteúdo (SEM FAZER MODIFICAÇÃO NO SISTEMA). Ou bloquear o aplicativo das SmartTVs pq alguém pode ter um tocador de VHS em casa e arrumar um jeito de gravar as séries em uma fita. Logo logo, vão bloquear tudo pq vai que alguém está filmando a tela…
            Enfim, cansei dessa conversa! Vlw flw

          • Carlos Pacheco

            Ué, pode se fazer alterações profundas no sistema como ROOT e isso não tem relação com pirataria? Hum… Que conversa fiada…

          • Ismael Pini Gonzales

            Não é “conversa fiada”!
            O root só serve para se obter um controle maior do SO + Kernel, se ter esse acesso (entre centenas de utilidades) faz com que um ou outro pratique pirataria não implica relação (mesma coisa que culpar a faca pelo homicídio, a mão pelo roubo ou o carro pelo atropelamento).
            Eles deveriam concentrar seus esforços em melhorar o DRM, não simplesmente impedir toda pessoa que tem acesso de “administrador” de utilizar o serviço pelo qual está pagando!
            Essa iniciativa está causando prejuízo para usuários honestos e não afeta somente quem tem acesso root, como também quem tem bootloader desbloqueado e usuários de alguns modelos que aparentemente não foram certificadas pelo Google (da Lenovo e Xiaomi por exemplo).
            Bem, realmente cansei dessa discussão…

          • Carlos Pacheco

            Como dizem, o inferno esta cheio de pessoas com boas intenções e na cadeia todos são inocentes. Se você preferir vendar os olhos e ignorar as pessoas que “roteiam” um aparelho para benefício ilícito, a Netflix vai agir de maneira diferente e em prol da empresa (qual a anormalidade nisto?). Manda um e-mail lá no suporte deles com a historinha de bom menino, quem sabe eles sensibilizam com isto, né?

          • Ismael Pini Gonzales

            O seu nível de argumentação é tão, mas tão baixo que chega a dar pena!
            Já dei vários argumentos que embasam o meu ponto de vista, enquanto você, aparentemente, só sabe repetir a mesma coisa…

          • Ismael Pini Gonzales

            O seu nível de argumentação é tão baixo, mas tão baixo que chega a dar pena!
            Já perdi tempo suficiente por aqui argumentando, enquanto você só fica repetindo a mesma coisa…
            De fato, a Netflix tem total liberdade para bloquear o acesso de quem ela quiser utilizando o critério que preferir. Entretanto, eu como consumidor e cliente tenho o mesmo direito de discordar da postura da empresa, argumentar sobre esse assunto na internet e se quiser cancelar o serviço!
            Por fim, não preciso mandar e-mail algum para o suporte deles e não tenho que provar que sou “bom menino” para ninguém…
            Que ideia patética! Hahahahaha

          • Carlos Pacheco

            Ué, mas eu te dei uma direção, esclareci uma hipotética decisão e ainda levo bronca? Tudo bem, respeito sua tristeza e sua postura de fazer reclamação no disqus. Pena que os caras da Netflix não perdem tempo com isso… Um e-mail ajudaria muito mais, sabe, o SAC tá lá pra isso, mas se você acha patético reclamar com quem fez a lambança… 🙄

  • Anti feminazi

    Mais que certo!

    • John Smith

      Elucide melhor.

    • Matheus Alexandre

      Que nada!

    • Ismael Pini Gonzales

      Busque conhecimento!

      • Anti feminazi

        Todos são obrigados a concordar com sua opinião né?!

        • Ismael Pini Gonzales

          Não, só precisam ter pelo menos um pouco de embasamento e conhecimento de causa…

          • Anti feminazi

            Ok sr certo

  • Ed. Blake

    Use o método Magisk Root, desenvolvido para manter o root compatível com a SafatyNet, oculte o root dos apps Play Store e Netflix e seja feliz.

    • Vinicius Gava

      funcionou pra você?

      • Ed. Blake

        Eu uso o root da Lineage OS (O magisk não fica legal com SoCs x86 – meu caso) e ainda não atualizei (pretendo fazer pelo APK Mirror), mas como a maioria das ROMs Custom e devs recomendam o Magisk agora, achei por bem reforçar. Várias pessoas postaram no XDA que efetuaram o update com sucesso através deste método.

        • Vinicius Gava

          Vou testar, nunca usei o magisk, nunca tive um app que realmente vale-se a pena o esforço de pesquisar como barrar o root por app. Uso Lineage OS também, como vi depoimentos de pessoa falando que simplesmente ter desbloqueado o bootloader já foi o suficiente pra barrar a na store, achei que não funcionaria.

          • Ed. Blake

            Só será necessário verificar se a Lineage para o seu aparelho já vem com o root embutido ou não. Algumas builds da Lineage vem sem Root para que o usuário possa escolher entre o root da Lineage ou o Magisk.

        • Johnny Walker Junior

          Pode dizer-me se este SO é compatível com o samsung sm-g530h? A maldita Oi não atualizou ele e eu estou sofrendo horrores com esta rom bugada da peste, trava demais.

      • Gertrudes, a Lhama

        Eu utilizo o Magisk, e funciona. Mantenho o .zip dele no celular, aí quando atualizo o aparelho, só flasheio ele junto.

  • John Smith

    Pretendo rootear meu aparelho quando sair da garantia simplesmente pra remover o bendito SIM Toolkit que permite às operadoras “fiasdapu” mandar aquelas mensagens interativas que a gente aciona sem querer e contrata serviços. Achei um tanto ridícula essa medida.

    • William Lima Crisostomo

      Se eu remover aquilo não recebo mais aquelas porcarias ?
      O que mais faaz esse tookit ?

      • John Smith

        Além disso, até onde sei, só serve pra mostrar aquele menu do chip (alguém usa aquilo ainda?). Essas mensagens interativas, que se der OK contrata o serviço, são transmitidas pela rede (desconheço o assunto tecnicamente) e são recebidas no aparelho através desse app. Não acho que tem perda alguma em desinstalar ele, mas é bom pesquisar. Eu removo sem pensar duas vezes.

  • Gertrudes, a Lhama

    Quem tem conhecimento/interesse suficiente pra fazer root no celular, consegue usar o Magisk bem tranquilo e continuar usando o app numa boa.

    É um bloqueio que, na prática, não serve pra nada. O meu continua sendo instalável, assim como jogos como Fire Emblem Heroes e Super Mario Run também funcionam.

    • Ismael Pini Gonzales

      Sim, como sempre é possível burlar…
      Mas é ridículo que uma empresa do porte da Netflix tenha uma visão tão tacanha!

  • Adriano Garcez

    Eu entendo a preocupação, mas o RIP sempre acontece no PC.
    Por querer dar sobrevida ao meu Moto G com a CM13, agora estou sem Netflix. Sacanagem…

  • Ramon Gonzalez

    Normal o Netflix se proteger contra pirataria. Não sei porque alguém acharia estranho ou errado isso. Eu acho é pouco…

    • Ismael Pini Gonzales

      Quem disse que “rootear” um dispositivo Android significa que a pessoa vai piratear algo?!
      Tomar uma atitude dessas vai prejudicar uma quantidade de assinantes honestos muito maior do que um ou outro contraventor…
      É o mesmo que remover o suporte ao Windows, só pq o SO permite (com uma facilidade muito maior que o Android) que se pirateie quase tudo!

      • Ramon Gonzalez

        Sua comparação não fez sentido. Eles não removeram o suporte ao Android, mas aos Androids com uma característica específica que, diante do número total de usuários, afeta uma parcela minúscula. O grosso da galera nem sabe o que é root. Eu no lugar da Netflix faria o mesmo. Não tenho culpa das “liberdades” (ou “buracos”) do Android.

        • Tales Cembraneli Dantas

          Poxa cara, que pensamento mais mesquinho, ainda bem que vc não é ninguém…. Root é vida, e no caso de celulares mais antigos é sobre-vida, da pra otimizar muito o uso de memória e processamento do aparelho se vc souber utilizar bem um android rooteado….

          • Ramon Gonzalez

            Foque no comentario, não no comentarista. Você não me conhece.

          • Tales Cembraneli Dantas

            Desculpa se fui rude, não era à intenção mas eu não tireu nenhuma conclusão fora do que estava no seu comentário

          • Ramon Gonzalez

            ta ok

        • Ismael Pini Gonzales

          Sim, minha comparação faz sentido pq acesso root não é “característica específica”, mas apenas o acesso de ADMINISTRADOR do aparelho…
          No Windows NATIVAMENTE é bem mais fácil piratear qualquer tipo de conteúdo e eu não vejo empresas suspendendo o suporte ao SO da Microsoft por conta disso!
          Também nunca vi DRM deter pirataria (pois que quer piratear sempre encontra métodos de burlar o sistema), mas investir em segurança faz bem mais sentido que simplesmente negar acesso aos assinantes simplesmente pq eles resolveram ter um controle maior sobre o dispositivo que compraram…
          Além disso, não são só os usuários com root que estão sendo afetados. Existem relatos de pessoas com o mesmo problema por ter o bootloader desbloqueado ou por utilizarem aparelhos não certificados pelo Google (alguns da Lenovo e Xiaomi)!

          • boyracer

            Meu Quantum Q2 é um exemplo. Fiz factory reset, quando fui instalar o Netflix deu não-compatível. Tive que baixar do APKmirror.

          • Ismael Pini Gonzales

            Dizem que o Vibe K6/Plus também está com o mesmo problema por não ser certificado pelo Google…

  • Leandro

    Vlw tecnoblog mas ja estou assistindo better call saul.

  • William Lima Crisostomo

    Quer dizer que minha Android Box não irá mais funcionar o Netflix ?
    Só agora pensei nisso.

  • Vão tampar o sol com a peneira no Android. Algumas ROMs já tem recursos de esconder o root e manter o Safetynet funcionando (thanks Magisk, Pokemon Go rodando na RR agradece).
    O próprio Apkmirror mostra isso, e nem precisa configurar.

    A culpa nem é tanto do Android, mas das pessoas que fazem o mal uso destas funções. Infelizmente Netflix e Nintendo discordam

    • Ismael Pini Gonzales

      Creio que a culpa está longe de ser do Android…
      Nunca tinha visto empresas boicotando usuários só pq eles têm “acesso de administrador”!

      • E não é.
        Isso, é por causa de uma duzia de “esperchinhos” que fazem mal uso das ferramentas avançadas que o sistema oferece. E é aquilo, a visão da empresa é estreita, generalizando todos. Mas, vamos ver os resultados dessa nova atitude deles.

  • Willian

    Sem problemas o Magisk Manager oculta o root e dá pra usar tranquilamente o app.

  • Luiz Alberto Sica

    prefiro cancelar minha assinatura da netflix que tirar o root do meu celular

  • Lucas Amirati

    Foda é o meu quem nem rooteado tá e depois de eu dar um reboot, a netflix simplesmente sumiu.

  • Felipe Tam

    root é essencial pra remover bloatware de fabricante. acho uma estupidez sem tamanho limitar o alcance do serviço assim, a grande maioria dos entusiastas de tecnologia tem root.

  • Marcos Vinicius

    No meu caso é o seguinte tenho um LG K6 plus nunca fiz root nele e mesmo assim, não consigo fazer o download do app pela Play Store.