A Polaroid foi fundada há oitenta anos e mudou de dono várias vezes, à medida que perdia espaço para a fotografia digital. Desta vez, ela foi parar nas mãos de um investidor bem interessado em câmeras instantâneas — é uma aquisição que faz todo o sentido.

Foto por Stephane Venne/Flickr

O investidor polonês Wiaczeslaw (Slava) Smolokowski é acionista majoritário da Impossible Project, empresa fundada após a Polaroid anunciar que deixaria de fabricar filme instantâneo para suas câmeras. Em 2008, eles compraram a última fábrica especializada nisso.

Ao longo dos anos, a empresa fez uma parceria com a Polaroid para relançar as clássicas SX-70, Spectra e 600, além de criar uma câmera própria. A Impossible I-1 se conecta via Bluetooth a um app de smartphone para ajustar a abertura e a velocidade do obturador, configurar um timer, usar disparo remoto, entre outros. Ela imprime em filme instantâneo, é claro.

Este mês, Smolokowski anunciou a aquisição da PLR IP Holdings, LLC, dona da marca Polaroid. Ou seja, depois de muitos anos de parceria, ela estará mais unida do que nunca com a Impossible Project. (O valor da transação não foi revelado.)

Os produtos atualmente vendidos com a marca Polaroid, incluindo a câmera Polaroid 600 da Impossible Project

A Polaroid foi fundada em 1937, estreando com óculos de sol polarizados. Em 1948, ela apresentou sua primeira câmera instantânea.

Após décadas de sucesso, a empresa não se adaptou à fotografia digital e pediu proteção contra falência em 2001. A Petters Group Worldwide comprou a marca em 2005, mas a empresa pediu proteção contra falência de novo em 2008; seu dono, Tom Petters, foi investigado em um caso de pirâmide financeira e condenado a cinquenta anos de prisão.

Em 2009, após uma disputa judicial, a Polaroid foi adquirida por duas companhias privadas. Elas não conseguiram lidar com a dívida milionária da empresa, e a repassaram em 2014 para a rica família americana Pohlad. E, agora, o polonês Smolokowski adquiriu 100% das ações.

Em comunicado, a Polaroid diz que sua sede permanecerá em Minnetonka, Minnesota (EUA). Ela mantém filiais em Nova York e Hong Kong, e planeja abrir escritórios em mais países.

Com informações: DPReview.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
Sim, eu concordo com vc. Mas o mercado funciona assim, se existe um nicho e alguma empresa disposta a apostar nesse nicho, dá pra fazer dinheiro. Tanto é que ninguém "queria" uma câmera pra pular de paraquedas ou escalar uma montanha antes da GoPro aparecer e veja vc onde a marca conseguiu chegar hoje em dia.
Bruno Martins Santana
Exatamente ! Por que 99% das pessoas precisam de uma camera pra pular de paraquedas, ou escalar uma montanha, ironia a parte, o publico alvo de uma GoPro é pequeno já que em 99% dos casos o Smartphone q vc já tem faz a mesma coisa q ela e até melhor em muitos casos, e vc já está com ele todos os dias, acho q é mais ou menos este o sentido do q o David estava diuzendo
Theo Queiroz
Desculpa, mas se vc usou sua GoPro só pra fazer vídeos simples, que seu celular pode fazer também, vc usou errado. A GoPro é uma action cam. Não dá por exemplo pra vc mergulhar fundo e filmar com seu celular, nem usar ele numa competição de trilha de moto, etc. A GoPro serve pra isso.
PPKX XD ?????????
Se for simplesmente "filmar" sim, mas a GoPro faz timelapse com fotos ou vídeo, gera o vídeo pronto, tem umas ferramentas de edição legais e simples tbem, para usuário final, tem controles de exposição (tempo, velocidade, etc) que o celular não tem ou é muito limitado. O celular não faz nada disso e não é uma camera de ação, vc pode largar a Go Pro em cima do muro a noite inteira fazendo um vídeo e não se preocupar com chuva, poeira, etc etc Na MINHA opinião celular é legal pra fotos e videos curtos, e só... substitui uma câmera fotográfica pra quem não tem muito compromisso com qualidade e criatividade nas fotos, numa viagem pra tirar fotos rápidas, ou pra fazer selfies (pra quem gosta).
David Diniz
Eu tive uma Go pro que vendi em 1 mês. Muito mais prático usar o celular para filmar pois já sobe para o Youtube e não precisa carregar trocentos acessórios.
PPKX XD ?????????
Tipo GoPro que todo mundo tem e todo mundo quer? Não que isso justifique a Polaroid, mas...
David Diniz
Alguém precisa avisar a polarioid que câmera dedicada é só para usos muitos específicos atualmente.