Carros da Audi e Volvo terão Android mais completo

Google Assistente, mapas mais completos e até integração com assentos e ar condicionado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

O Google quer oferecer mais que um simples espelho do smartphone no painel do seu automóvel. Depois de levar o Android Auto para mais de 300 modelos de carros, incluindo alguns menos caros, como o Volkswagen Gol e o Chevrolet Cobalt, a empresa está fechando parcerias com a Audi e a Volvo para integrar uma versão mais completa do Android nos veículos.

O objetivo é fornecer um Android mais integrado com os comandos do veículo. De acordo com a Bloomberg, que teve acesso a uma versão preliminar do sistema rodando em um carro da Volvo, a interface é composta de três telas principais: uma para controlar música, outra com a lista de aplicativos de Android instalados no carro, e uma terceira com ajustes como posição do banco e temperatura do ar condicionado.

Uma das adições será o Google Assistente, que está cada vez mais onipresente — ele já entende português, é integrado ao aplicativo de mensagens Allo e, aos poucos, está deixando de ser exclusivo dos smartphones Pixel. No automóvel, será possível fazer buscas, pedir instruções de GPS e efetuar chamadas telefônicas. Se você tiver uma casa conectada, pode até mesmo ligar as lâmpadas pouco antes de chegar, por exemplo.

Além disso, os mapas poderão ganhar imagens de satélite e visualizações em 3D. Atualmente, o Android Auto mostra apenas uma versão simplificada do Google Maps no painel do carro, com as instruções até o destino, o tempo considerando o trânsito e um mapa sem muitas informações além dos nomes das ruas. E você precisa conectar seu smartphone ao carro; com a nova versão, isso não será mais necessário.

Leia maisUm mês com Android Auto no carro: os prós e contras

Algumas restrições continuarão existindo, como a impossibilidade de assistir a vídeos do YouTube, já que isso pode distrair os motoristas. Eu também não me surpreenderia se o Google não permitisse a utilização do Waze, que muitas vezes incentiva que o usuário interaja com o aplicativo, o que é proibido pelas leis de trânsito do Brasil e de outros países.

Saberemos mais detalhes do novo Android para carros durante o Google I/O, evento para desenvolvedores que começa nesta quarta-feira (17).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados