Início » Mobile » Xperia L1 e XA1 são os novos smartphones intermediários da Sony no Brasil

Xperia L1 e XA1 são os novos smartphones intermediários da Sony no Brasil

Por
30 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Sony lançou dois smartphones intermediários no mercado brasileiro. O Xperia L1 é um aparelho mais básico, que se destaca pela tela grande de 5,5 polegadas (1280×720 pixels) e traz hardware para competir com opções como o Moto G5, só que custando mais caro. Já o Xperia XA1 é uma pequena atualização do Xperia XA, que chama a atenção por não possuir bordas nas laterais da tela.

O Xperia L1 é o smartphone menos caro da Sony, que abandonou o segmento básico. Por R$ 1.199, ele oferece tela IPS de 5,5 polegadas (1280×720 pixels), processador quad-core MediaTek MT6737T, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com possibilidade de expansão por microSD) e bateria de 2.620 mAh. As câmeras são de 13 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal).

Xperia XA1 traz mudanças pontuais em relação ao Xperia XA, mas mantém a bateria de 2.300 mAh (boo!) e a tela de 5 polegadas com resolução de apenas 1280×720 pixels, mesmo custando R$ 1.699. A Sony atualizou o processador (MediaTek Helio P20 octa-core), RAM (3 GB), armazenamento (32 GB) e a câmera traseira, que agora tem sensor de 23 megapixels; a frontal permanece com 8 megapixels.

Em resumo, são aparelhos que não fogem do que a Sony vem fazendo no mercado brasileiro. Eles custam mais caro que os concorrentes da mesma categoria, não possuem nenhum destaque realmente relevante e trazem processadores da MediaTek, indicando que os chips da Qualcomm deverão mesmo ficar restritos aos topos de linha da marca, como os da família XZ.

Ambos os aparelhos já rodam Android 7.0 Nougat de fábrica, têm suporte a dois chips de operadora e possuem conectores USB-C. Eles já estão disponíveis no varejo e nas lojas da Sony.

  • Jonas S. Marques

    Eu não sei se a Sony tem um analista de estratégia no Brasil mas, se tiver, é bom demitir ele logo.
    O tal do L1 nem chega perto do Moto G5, Citado na matéria.
    E pelo preço desse XA da pra pagar 90 % de um S7.

    • Lembro do Xperia E5 que no lançamento interna tinha configurações aceitáveis, mas no lançamento BR, tinha um preço…

  • Willguevara

    Os preços da Sony estão tão fora da realidade que mal vejo alguém comentando sobre seus aparelhos ou sugerirem a compra dos mesmos em alguma lista.

    • Bruno Martins Santana

      A Estratégia deles é o seguinte,
      “Se estamos vendendo pouco, nós aumentamos os preços, assim ganhamos mais vendendo a mesma quantidade, pq somos tipo a apple e eles continuarão nos comprando Claramente”

  • Frank Vinnicyus

    Que piada…

  • Esses aparelhos da sony não vendem nada. Muito preço pra pouca coisa a oferecer ao consumidor. Acho que os caras ainda ficam fantasiando aquele negócio de que há pessoas que compram a marca. Só precisam avisar aos analistas da sony que esse pensamento tá atrasado uns 15 anos.

  • Gertrudes, a Lhama

    Sou xonado num Xperia, mas realmente com esses preços não dá.

    z3 compact foi o melhor smartphone que já tive.

    • Indiquei pra minha namorada, ela tem até hoje e continua sendo um ótimo aparelho.

    • Artur Domingues

      E até teve outros Compact nas séries topo da Sony. Só que se não me engano não lançaram no Brasil. Se lançasse seria seus 3999 rs

    • Vinícius Araújo

      O Z3 foi o ápice dos Xperias. Depois disso só vejo uma marca definhando.

  • robson laranjeiras

    “Em resumo, são aparelhos que não fogem do que a Sony vem fazendo no mercado brasileiro. Eles custam mais caro que os concorrentes da mesma categoria, não possuem nenhum destaque realmente relevante…”

    Isso é tudo o que há para se dizer sobre a Sony. Sempre.

  • Maicon Bruisma

    Bom, o XA1 pelo menos não está tão ruim, o Helio P20 bate de frente com o Snapdragon 625, e a câmera deve ser a mesma do M5 só que sem os problemas que ela apresentou, pelo que vi nos artigos da gringa, porém nesse preço tem o Z5 no varejo, aí complica. Fora os concorrentes diretos, como Zenfone 3 e Moto Z Play, que estão na faixa de 1500 nas versões mais tops.
    O L1 não é concorrente do G5, tá mais pra concorrente do Quantum You.

    • Mateus B. Cassiano

      O XA1 usa o mesmo sensor de imagem do Z5/X/XZ, o M5 usa um sensor um pouco mais simples, que também foi utilizado no Moto Maxx/X Play/X Force/X Style…

  • Alguém compra isso?

  • Vinícius Araújo

    A estratégia de preços da Sony é bem legal. O L1 custa $199 dólares lá fora. E só colocar mais um “1” na frente e tá pronto para vender. =)

    Eles não estão nem tentando. Eu que sempre gostei de Xperia, não compraria nenhum aparelho da linha nova, e não é pelo fato de serem ruins, porque não são. E não é nem por estarem cobrando um “premium”. É por cobrarem um “premium” que eles não estão sendo capazes de entregar: o pós-venda é ruim em todos os aspectos imagináveis, da garantia ao suporte de software.

  • Vinicius Moraes

    Por isso comprei um Zenfone 3. Ia comprar o Xperia X.

    • Wololo ✔

      Por isso o que?

  • Israel Silva

    Sou fã da Sony, no entanto, tenho mais amor que dinheiro. Por isso, continuo com meu Xperia Z1 Compact, com boa relação custo-benefício.

  • KARALBPIN

    Porque a Sony sempre coloca uma câmera fodida no celular e uma bateria bem bosta? Isso é alguma estratégia de vendas?

  • Caio

    São bonitos. e só.

  • Anthony Fernando

    “Mas que merda heim!”. Alborghetti.